Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Em relação à Questão Agrária, no Brasil, pode-se afirmar:

Resposta:

A alternativa correta é letra B) No Nordeste, a tentativa de Antonio Conselheiro em criar, no Arraial de Canudos, uma comunidade baseada na propriedade coletiva da terra foi combatida duramente pelos latifundiários e autoridades, objetivando não modificar a ordem social vigente.

GabaritoLetra B

 

Nas últimas décadas do século XIX, parte da população nordestina, principalmente das regiões do semiárido, vivia de maneira miserável, em meio a um contexto de opressão e desesperança, quando Antônio Vicente Mendes Maciel, beato conhecido como Antônio Conselheiro, desenvolveu suas pregações político-religiosas.

 

Ele andava pelos sertões nordestinos pregando a fé católica. Muitas pessoas passaram a segui-lo e, em 1877, o grupo se fixou no Arraial de Canudos, um lugarejo abandonado no interior da Bahia, às margens do rio Vaza-Barris, chamando-o de Belo Monte.

 

A comunidade cresceu rapidamente. Em pouco tempo, o povoado transformou-se numa das localidades mais populosas da Bahia, reunindo entre 20 a 30 mil habitantes.

 

O modo de vida da população de Canudos apresentava, entre outras, as seguintes características: praticava-se o sistema comunitário, em que as colheitas, os rebanhos e o fruto do trabalho eram repartidos e o excedente vendido ou trocado com os povoados vizinhos; não havia cobrança de tributos; eram proibidas a prostituição e a venda de bebidas alcoolicas.

 

Para os fazendeiros baianos e proprietários de terra em geral, bem como para as elites políticas e o governo, Canudos constituía uma ameaça, tanto pela ocupação de terras quanto pela recusa de subordinação ao Estado.

 

Em 1896, tropas dos coronéis locais e do governo estadual baiano foram enviadas para acabar com o arraial, mas não conseguiram vencer as forças de Canudos. Assim, o governo federal entrou na luta, mandando tropas para a região. Finalmente um poderoso exército de cerca de 7 mil homens foi organizado pelo ministro de Guerra, e Canudos foi destruído em 1897.

 

Por que as demais estão incorretas?

 

Letra A: Não eram objetivos do sistema de Governo-Geral a redistribuição das terras e nem evitar a formação de latifúndios. Em razão dos insucessos do sistema de ocupação, exploração, adotado e por considerar excessivo o poder dos donatários, a Coroa Portuguesa decidiu criar, em 1548, o Governo-Geral, numa tentativa de centralizar a política de exploração dos domínios americanos. A instituição do governo geral limitou o poder dos capitães donatários, que ficavam submetidos à nova instância administrativa. O governador-geral, escolhido e nomeado diretamente pelo rei, era incumbido da defesa militar interna e externa, da Justiça, da arrecadação dos tributos devidos à Coroa, do estímulo às atividades econômicas, como a distribuição de sesmarias para a construção de novos engenhos de açúcar (latifúndios), e à fundação de vilas e povoações.

 

Letra C: As ligas camponesas foram associações de trabalhadores rurais criadas inicialmente no estado de Pernambuco, posteriormente na Paraíba, no estado do Rio de Janeiro, Goiás e em outras regiões do Brasil, que exerceram intensa atividade no período que se estendeu de 1955 até a queda de João Goulart em 1964.

 

Podemos definir as ligas como um movimento autônomo, avesso à colaboração com o Estado. Logo, não foram apoiadas pelo governo de Juscelino Kubitschek.

 

Letra D: O Estatuto do Trabalhador Rural foi a denominação dada à Lei nº 4.214 de 1963, durante o governo de João Goulart, e significou a extensão da legislação social ao trabalhador rural, fornecendo as bases para a organização sindical do campo brasileiro.

 

O Estatuto foi revogado durante a Ditadura Militar, pela Lei nº 5.889 de 1973, que estendeu as disposições da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) aos trabalhadores rurais.

 

Letra E: Como o concurso é de 2006, é esse ano que deve ser entendido como o “atual”.  Um artigo sobre o MST publicado em dezembro de 2007 diz que o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), o maior movimento social popular organizado do Brasil, fundado oficialmente em 1984, estava presente em 23 estados do Brasil e envolvia, nessa época, cerca de 2 milhões de pessoas, com 350 mil famílias assentadas e 160 mil acampadas. Sendo um movimento social que luta pela reforma agrária e contra o modelo econômico neoliberal, possui entre suas formas de ação: acampamentos, a ocupação de fazendas, sedes de organismos públicos e de multinacionais, a destruição de plantações transgênicas, marchas, greves de fome e outras ações políticas. Logo, não houve suspensão das invasões de propriedades rurais.

 

Resposta baseada nas fontes:

 

AZEVEDO, Gislane Campos e SERIACOPI, Reinaldo. História: volume único. São Paulo: Ática, 2005.

 

CAMPOS, Flavio de. A escrita da história: ensino médio: volume único. 1ª ed. São Paulo: Escala Educacional, 2005.

 

COTRIM, Gilberto. História Global: Brasil e Geral, volume 3. 1ª ed. São Paulo: Saraiva, 2010.

 

DOMINGUES, Eliane. Vinte anos do MST: a psicologia nesta história. Psicol. estud.Maringá. v. 12, n. 3, p. 573-582,  Dec.  2007 Disponível em   http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722007000300014 Acesso em 25 de abr. de 2020.

 

Verbete: Estatuto do Trabalhador Rural. FGV / CPDOC. Disponível em http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/dicionarios/verbete-tematico/estatuto-do-trabalhador-rural  Acesso em 25 de abr. de 2020.

 

Verbete: Ligas Camponesas. FGV / CPDOC. Disponível em http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/dicionarios/verbete-tematico/ligas-camponesas Acesso em 25 de abr. de 2020.

 

VAINFAS, Ronaldo et ali. História: o mundo por um fio: do século XX ao XXI, volume 3. São Paulo: Saraiva, 2010.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *