Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Em relação aos movimentos sociais ocorridos no Brasil do século XIX, são verdadeiras as afirmativas:

I – Sabinada – movimento rebelde que ocorreu na Bahia liderado por Francisco Sabino, trouxe à tona as tensões sociais que afligiram a sociedade brasileira.

II – Balaiada – liderada por homens pobres, mestiços e também escravos, lutavam contra a opressão praticada pelos governos da província do Maranhão.

III – Revolta dos Malês – levante de escravos mulçumanos na cidade de Salvador.

IV – Revolta de Canudos – movimento popular de fundo sócio-religioso que ocorreu no sertão da Bahia.

V – Revolução Farroupilha – levante de caráter republicano, contra o governo imperial do Brasil, ocorrido na então província de São Pedro do Rio Grande do Sul.

Resposta:

A alternativa correta é letra D) Todas as alternativas são verdadeiras.

GabaritoLetra D

 

Todas as alternativas são verdadeiras.

 

Vejamos as assertivas:

 

I - Sabinada - movimento rebelde que ocorreu na Bahia liderado por Francisco Sabino, trouxe à tona as tensões sociais que afligiram a sociedade brasileira. (Correta)

 

Iniciada na Bahia após a renúncia do regente Feijó, em 1837, essa rebelião, chamada de Sabinada por ter sido liderada pelo médico Francisco Sabino, ocorreu durante o período regencial do Império Brasileiro, e objetivava instituir uma república na província da Bahia enquanto o príncipe regente fosse menor de idade. Estendendo-se de 1837 a 1838, essa revolta pertence sim ao Brasil do século XIX.

 

II - Balaiada - liderada por homens pobres, mestiços e também escravos, lutavam contra a opressão praticada pelos governos da província do Maranhão. (Correta)

 

Ocorrida na província do Maranhão, essa revolta popular, que ficou conhecida como Balaiada por ter entre os seus principais líderes um fazedor de balaios (cestos). Envolveu a população pobre da província, formada por escravos, vaqueiros e sertanejos, que mais sofriam os problemas econômicos do Maranhão, na luta contra a miséria, a fome, a escravidão e os maus tratos a que estavam submetidos. Iniciada em dezembro de 1838 terminou apenas em 1841 deixando um saldo de cerca de 12 mil mortes entre sertanejos e escravos. A Balaiada também pertence ao Brasil do século XIX.

 

III - Revolta dos Malês - levante de escravos mulçumanos na cidade de Salvador. (Correta)

 

Ocorrida em janeiro de 1835, em Salvador, na Bahia, a Revolta dos Malês, foi um levante de escravos africanos conhecidos como malês, muitos dos quais muçulmanos, que pretendiam lutar contra os donos de escravos para conseguirem a liberdade. Embora tenha sido abortada pelas autoridades que estavam preparadas para agir por conta de uma denúncia sobre o levante, foi uma das mais importantes rebeliões de escravos do século XIX.

 

IV - Revolta de Canudos - movimento popular de fundo sócio-religioso que ocorreu no sertão da Bahia. (Correta)

 

Ocorrida já no período Republicano, na região Nordeste, entre os anos de 1893 e 1897, portanto, durante o século XIX, foi o resultado do combate de latifundiários e autoridades políticas, que não pretendiam aceitar uma modificação da ordem social vigente, à tentativa de Antônio Conselheiro em criar, no Arraial de Canudos, uma comunidade baseada na propriedade coletiva da terra. A comunidade de Canudos foi atacada sob o pretexto de ser um foco monarquista.

 

V - Revolução Farroupilha - levante de caráter republicano, contra o governo imperial do Brasil, ocorrido na então província de São Pedro do Rio Grande do Sul. (Correta)

 

Também chamada de Guerra dos Farrapos, a Revolução Farroupilha foi a mais longa revolta da história do Brasil, ocorrendo no Rio Grande do Sul, durou dez anos, de 1835 a 1845, portanto, durante o século XIX. Os problemas econômicos dos produtores rurais gaúchos estão entre as principais causas.

   

Referências:

 

COTRIM, Gilberto. História Global: Brasil e Geral, volume 2. 1ª ed. São Paulo: Saraiva, 2010.

COTRIM, Gilberto. História Global: Brasil e Geral, volume 3. 1ª ed. São Paulo: Saraiva, 2010.

VAINFAS, Ronaldo et ali. História: o mundo por um fio: do século XX ao XXI, volume 3. São Paulo: Saraiva, 2010.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *