Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Em seu primeiro governo (1930-1945), Getúlio Vargas concebeu o desenvolvimento do Brasil pela via da industrialização. Acerca desse assunto, julgue (C ou E) o próximo item.


A resistência à mudança econômica provinha dos militares, porque ainda estavam ligados às elites fundiárias da Primeira República.

Resposta:

A alternativa correta é letra B) Errado

Gabarito: ERRADO

  

Em seu primeiro governo (1930-1945), Getúlio Vargas concebeu o desenvolvimento do Brasil pela via da industrialização. Acerca desse assunto, julgue (C ou E) o próximo item.

 
  • A resistência à mudança econômica provinha dos militares, porque ainda estavam ligados às elites fundiárias da Primeira República.

Esse item exige que o estudante se remeta ao tenentismo, que teve importante ação na política brasileira na década de 1920. É mister recordar que, de fato, a república brasileira foi proclamada em 1889 por um movimento militar, que contava tanto com apoio de parte das oligarquias cafeicultoras e das classes médias urbanas. No entanto, há de se diferenciar que esses grupos tinham interesses diferentes na transição para a república. Ao passo que os cafeicultores paulistas entendiam que as estruturas político-representativas do Império não comportaria a suas demandas, os militares, profundamente influenciados pelo positivismo, entendiam que o apenas a república permitiria o desenvolvimento e a modernização geral do país. Nessa leitura, o modelo agroexportador estava intimamente ligado com as estruturas da monarquia, sendo que apenas as virtudes republicanas conseguiriam ampliar as noções do interesse nacional para além das oligarquias, promovendo uma nova cidadania enquadrada na modernização positivista.

 

Ainda que os militares tenham sido responsáveis pelo golpe de Estado que deu origem à república, as oligarquias agroexportadoras acabaram assumindo o centro do poder republicano já nos primeiros anos de vida "democrática" no Brasil: lembre-se que a Primeira República (1889-1930) ficaria conhecida pelo predomínio do "teatro das oligarquias" e da "política dos governadores", amplos pactos oligárquicos que monopolizavam a administração pública e a política. Na prática, essa configuração significou o sequestro da máquina pública pelos interesses oligárquicos ligados à agroexportação, principalmente a produção cafeeira; afastando decisivamente o Brasil dos projetos modernizadores do positivismo que fundara a república - o que incluiu esforços para sabotar qualquer política industrialista mais robusta.

 

A irrupção do tenentismo na década de 1920 está diretamente ligado a esse descompasso. Novamente influenciados por uma geração positivista, os jovens oficiais brasileiros entendiam que o predomínio oligárquico na política corrompera os ideais fundadores da república, sendo necessário debelar a ordem estabelecida para devolver o país para um caminho de progresso. Ainda que houvesse diferenças importantes entre os tenentistas, há de se observar que o diagnóstico sobre o atraso brasileiro era unânime e as tensões com as elites fundiárias aumentaram com o comprometimento dos militares com a alteração da ordem econômica brasileira. Portanto, item ERRADO.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *