“Entendeu o vice-presidente que podia governar até o fim do mandato, apesar de ser claro que devia convocar novas eleições, segundo o Artigo n.º 42 da Constituição, pois não haviam sido decorridos dois anos de mandato.( … ).
O ambiente mostrava-se explosivo. ( … )”.
(FROTA, 2000. P. 489)
O governo Floriano Peixoto é considerado um dos mais conturbados do Brasil Republicano. Podemos afirmar que foram conflitos enfrentados por esse governo as revoltas do (a):
- A) Vacina e de Canudos.
- B) Contestado e Generoso Ponce.
- C) Chibata e Cangaço.
- D) Fortaleza de Santa Cruz e Constitucionalista.
- E) Armada e Federalista.
Resposta:
A alternativa correta é letra E) Armada e Federalista.
Gabarito: Letra E
(Armada e Federalista.)
O governo do Marechal Floriano Peixoto é considerado um dos mais conturbados da história da República no Brasil, isso porque o presidente enfrentou uma série de oposições ao seu mandato.
Os atritos com o presidente começaram no momento em que o presidente Marechal Deodoro renunciou ao cargo para evitar um conflito civil. Ele foi substituído pelo vice Floriano Peixoto, que deveria convocar novas eleições de acordo com a Constituição de 1891.
Para abafar os conflitos entre os diversos projetos republicanos, o novo presidente governou de forma autoritária. O frequente uso da força para repreender seus opositores lhe rendeu o apelido de “Marechal de Ferro”. Ele substituiu os governantes partidários do ex-presidente Deodoro. Sentindo-se prejudicados, estes passaram a exigir a convocação de novas eleições.
Em 1893, irromperam duas revoltas contra o presidente. A primeira, na cidade do Rio de Janeiro, ficou conhecida como a Segunda Revolta da Armada, um movimento organizado por oficiais da Marinha e alguns marinheiros. No Rio Grande do Sul, ocorreu o levante federalista, um conflito civil entre federalistas, membros da Armada e castilhistas (defensores do governo do presidente da província Júlio de Castilhos, tradicional aliado de Floriano Peixoto)
Nos dois movimentos, os revoltosos exigiam a saída de Floriano Peixoto da presidência e a eleição de um novo presidente, alegando que o mandato de Floriano era inconstitucional.
Ambos os movimentos foram duramente reprimidos pelo governo federal e o marechal Floriano Peixoto conseguiu concluir o seu mandato, sendo sucedido por Prudente de Morais, primeiro presidente civil do país e representante das elites agrárias de São Paulo.
Por que as demais estão incorretas?
Letra A: Vacina e de Canudos.
A Revolta da Vacina ocorreu no mandato de Rodrigues Alves e a Guerra de Canudos ocorreu no mandato de Prudente de Morais.
Letra B: Contestado e Generoso Ponce.
A Guerra do Contestado foi um conflito civil que ocorreu entre 1912 e 1916 percorrendo dois mandatos presidenciais: o de Hermes da Fonseca e o de Vencesláu Brás. Generoso Ponce foi um deputado mato-grossense que era aliado de Floriano Peixoto.
Letra C: Chibata e Cangaço.
A Revolta da Chibata ou dos Marinheiros foi um levante de marinheiros ocorrido no Rio de Janeiro em 1910, durante o mandato de Hermes da Fonseca. O Cangaço é um movimento que desafiou as autoridades estaduais, municipais e federais de grande duração ocorrendo desde a Primeira República, se estendendo pelo governo de Vargas
Letra D: Fortaleza de Santa Cruz e Constitucionalista.
Não houve uma revolta na Fortaleza de Santa Cruz. Já a Revolução Constitucionalista foi um movimento que pretendia derrubar o governo provisório de Getúlio Vargas.
Referências:
SERIACOPI, Gislane Campos Azevedo e SERIACOPI, Reinaldo. Inspire história: 9° ano: ensino fundamental: anos finais. São Paulo: FTD, 2018.
VICENTINO, Cláudio e VICENTINO, José Bruno. Teláris história, 9º ano: ensino fundamental, anos finais. São Paulo: Ática, 2018.
Deixe um comentário