Entre o final do século XIX e começo do XX (início da República), surgiu, no Nordeste brasileiro, grupos de homens armados conhecidos como cangaceiros.
Sobre o cangaço, coloque (V) para as afirmativas Verdadeiras ou (F) para as Falsas.
( ) Podemos entender o cangaço como um fenômeno social, caracterizado por atitudes violentas por parte dos cangaceiros.
( ) Os cangaceiros não moravam em locais fixos. Possuíam uma vida nômade, ou seja, viviam em movimento, indo de uma cidade para outra.
( ) Existiram diversos bandos de cangaceiros. Porém, o mais conhecido e temido da época foi o comandado por Lampião (Virgulino Ferreira da Silva), também conhecido pelo apelido de “Rei do Cangaço”.
( ) Como os cangaceiros não seguiam as leis estabelecidas pelo governo, eram perseguidos constantemente pelos policiais.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
- A) F – V – V – V
- B) V – V – V – V
- C) V – F – V – V
- D) F – V – V – F
Resposta:
A alternativa correta é letra B) V – V – V – V
Sobre o cangaço, todas as afirmativas são verdadeiras:
1. (V) Podemos entender o cangaço como um fenômeno social, caracterizado por atitudes violentas por parte dos cangaceiros: Os cangaceiros eram conhecidos pela violência de suas ações, que incluíam saques, assassinatos e sequestros.
2. (V) Os cangaceiros não moravam em locais fixos. Possuíam uma vida nômade, ou seja, viviam em movimento, indo de uma cidade para outra: De fato, os cangaceiros levavam uma vida nômade, sempre em movimento para escapar das forças policiais e buscar novos alvos.
3. (V) Existiram diversos bandos de cangaceiros. Porém, o mais conhecido e temido da época foi o comandado por Lampião (Virgulino Ferreira da Silva), também conhecido pelo apelido de “Rei do Cangaço”: Lampião é a figura mais emblemática do cangaço, liderando o bando mais famoso e temido da época.
4. (V) Como os cangaceiros não seguiam as leis estabelecidas pelo governo, eram perseguidos constantemente pelos policiais: Os cangaceiros eram foras-da-lei e, por isso, eram perseguidos incessantemente pelas forças policiais, que buscavam restabelecer a ordem.
Deixe um comentário