Estima-se que 465 mil portugueses se deslocaram para a Colônia luso-americana entre 1500 e 1808, quando ocorreu a abertura dos portos. A partir de 1746, a Coroa Portuguesa estimulou a vinda de açorianos. Em 1818, o governo financiou a vinda de centenas de colonos suíços e alemães. Sobre os grupos que entraram no Brasil e suas respectivas áreas geográficas, relacione adequadamente as colunas a seguir.
1. Joinville e Blumenau.
2. Planaltos de Santa Catarina.
3. Paraná.
4. São Paulo.
( ) Eslavos (poloneses e ucranianos).
( ) Alemães.
( ) Italianos.
( ) Japoneses.
A sequência está correta em
- A) 1, 4, 3, 2.
- B) 3, 2, 1, 4.
- C) 3, 1, 2, 4.
- D) 4, 3, 2, 1.
Resposta:
A alternativa correta é letra C) 3, 1, 2, 4.
Gabarito: Letra C
A sequência correta é 3,1,2,4
Essa questão não é tão simples quanto parece e deveria ter sido anulada. Pois um grupo de imigrantes se espalhou por mais de uma região geográfica citada pelo enunciado da questão. Por exemplo, os italianos e japoneses estiveram presentes tanto em São Paulo quanto no Paraná.
A banca usou como referência o livro didático que reuniu uma série de autores e autoras de vários campos de estudo das ciências humanas. A partir dessa fonte vamos comentar a sequência.
( 3 ) Eslavos (poloneses e ucranianos).
Os imigrantes eslavos eram, em geral, poloneses e ucranianos, e a maioria estabeleceu-se no Paraná, principalmente em Curitiba, formando colônias nos vales dos rios Negro e Ivaí.
( 1 ) Alemães.
Os alemães se instalaram na região sul, ocupando principalmente o Rio Grande do Sul e Santa Catarina onde receberam pequenos lotes e fundaram colônias que se transformaram nas cidades de Joinville e Blumenau.
( 2 ) Italianos.
De acordo com as autoras, os italianos se instalaram em terras devolutas do planalto de Santa Catarina, onde praticavam a agricultura familiar em pequenas propriedades, dedicando-se à cultura da vinha e ao trabalho nas vinícolas, que se tornaram tradição regional. No sudeste do estado, os italianos fundaram as cidades de Criciúma e Urussanga.
( 4 ) Japoneses.
A imigração japonesa para o Brasil começou em 1908, mas a maior parte chegou no decênio 1925-1935. As autoras apontam que mais de três quartos dos imigrantes japoneses estabeleceram-se no estado de São Paulo, seja na capital ou em outros municípios como Tupã, Bastos, Marília, na região do Vale do Paraíba paulista e no Vale do Ribeira.
Referência:
BRAICK, Patrícia Ramos et al. Ciências humanas e sociais aplicadas. Sociedade, economia e política. Editora Moderna Plus. São Paulo, 2020.
Deixe um comentário