Exatamente como o combinado, às 22 horas, explode a insurreição a bordo do Minas Gerais. João Cândido relata com poucas palavras os acontecimentos e a perfeita ordem e disciplina em que se desenvolveu a rebelião: “Cada um assumiu o seu posto e os oficiais de há muito já estavam presos em seus camarotes. Não houve afobação. Cada canhão ficou guarnecido por cinco marujos, com ordem de atirar para matar contra todo aquele que tentasse impedir o levante. Às 22h50, quando cessou a luta no convés, mandei disparar um tiro de canhão, sinal combinado para chamar à fala os navios comprometidos”.
(Mário Maestri Filho, 1910: a Revolta dos Marinheiros)
Sobre o evento apresentado, é correto afirmar que
- A) garantiu, após um amplo acordo com o Congresso, de forma quase imediata, a democratização das relações de poder na Marinha, permitindo a ascensão dos marinheiros da baixa oficialidade aos cargos mais importantes.
- B) a vitória dos rebeldes se concretizou porque estes foram capazes de buscar alianças estratégicas, como foi o caso com os sindicatos dos trabalhadores portuários e um importante grupo de jornalistas.
- C) provocou uma grave crise político-institucional, influenciando decisivamente as eleições presidenciais de 1910, vencida pelas forças oligárquicas de São Paulo, com o apoio do estado do Rio Grande do Sul.
- D) as conquistas dos marinheiros rebelados foram possíveis em função das dissidências oligárquicas, como a do estado de Pernambuco, que exigiu providências imediatas da presidência da República.
- E) diante da ameaça em bombardear o Rio de Janeiro com os navios Minas Gerais e São Paulo, o Congresso votou a anistia dos revoltos e a revolta garantiu o fim legal dos castigos físicos na Marinha brasileira.
Resposta:
Resposta correta:
A alternativa correta é letra E) diante da ameaça em bombardear o Rio de Janeiro com os navios Minas Gerais e São Paulo, o Congresso votou a anistia dos revoltos e a revolta garantiu o fim legal dos castigos físicos na Marinha brasileira.
Esta alternativa está correta porque reflete os eventos históricos ocorridos durante a Revolta da Chibata em 1910. João Cândido, líder da insurreição a bordo do Minas Gerais, conseguiu pressionar o governo através da ameaça de bombardear o Rio de Janeiro, o que levou o Congresso a conceder anistia aos revoltosos. Além disso, a revolta foi um marco importante na história da Marinha brasileira, resultando na abolição dos castigos físicos, conhecidos como chibatadas, que eram comuns na época.
Deixe um comentário