Fã do Porta dos Fundos! Eita, cadê a representação?
O coletivo de humor Porta dos Fundos, criado em 2012, produz e divulga vídeos humorísticos que tratam de temas cortantes da sociedade brasileira como as desigualdades sociais, a política, a economia e a vida cotidiana povoada pelas redes sociais.
Em 2014, com o vídeo “Negro” e 2015, com o vídeo “Amiguinho”, trataram de forma ácida o racismo raiz da sociedade brasileira. Um país que é visto pelo ângulo das elites, em que a maior parte da população que se declara preta ou parda não está representada nas mídias e, quando é, cabe a ela papéis subalternos ou ligados à marginalidade.
A alta virulência da polícia contra a população negra é abordada no vídeo “Negro”, expondo a todos o prejulgamento e a humilhação destilada pela corporação policial aos negros. A cútis é determinante no modo como as pessoas são tratadas nesse país pelas instituições e pela sociedade.
O vídeo “Amiguinho” é a história de um casal de brancos, pais de aluno de uma escola particular, que ficam indignados com o fato do único aluno preto ter sido expulso e para justificar essa cobrança, expõem uma tonelada de preconceitos, no final, a inscrição “Hey! O Brasil e mais 192 países da ONU se comprometeram com 17 Metas Globais para o desenvolvimento sustentável. Combater o racismo é uma forma de atingir uma delas: Redução das desigualdades.”. O que nos faz crer que há um compromisso do grupo em trazer a reflexão sobre esse assunto, também abordados em 2016 com os vídeos “To sem nada” e “O mundo tá chato”.
Valéria Martins
https://jornalggn.com.br/blog/valeria-r-martins/fa-do-porta-dos-fundos-eita-cade-a-representacao-por-valeriamartins – acesso em 06/05/2018
O artigo nos leva a observar a diferenciação artística e social do afrodescendente na sociedade atual. Isso tem origem na formação do Brasil escravista e, sobretudo, no fim da escravidão em 13 de maio de 1888.
Abaixo qual a melhor explicação para esse argumento?
- A) Com a Proclamação da República, os libertos e os descendentes de escravos foram retirados como referências na sua origem ou cor, passando a população brasileira a ser dividida em "nacionais e emigrantes". Faltava povo no Brasil, com exceção da elite e dos intelectuais, com a chegada do imigrante europeu seria possível sua formação.
- B) A revolta dos Males e o Quilombo dos Palmares demonstraram que o negro sabe se organizar e lutar pelos seus direitos e reconhecimento social no Brasil, pois na década de 1930 o estado Brasileiro adotou a Democracia Racial, onde o negro passou a integrar todos os estratos da sociedade nacional.
- C) A Democracia Racial colocou o Brasil como referência na integração de todas as raças, pois o Brasil, ao longo da República, teve presidentes negros, como Celso Peçanha e Washington Luis.
- D) Todas as repostas estão corretas.
- E) Os negros se organizaram sob a liderança de André Rebouças e puderam fazer uma revolução silenciosa, onde, aos poucos, os afrodescendentes foram aceitos na sociedade que culminou com o Estado Brasileiro aceitar que era racista nos anos 2000.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) Com a Proclamação da República, os libertos e os descendentes de escravos foram retirados como referências na sua origem ou cor, passando a população brasileira a ser dividida em "nacionais e emigrantes". Faltava povo no Brasil, com exceção da elite e dos intelectuais, com a chegada do imigrante europeu seria possível sua formação.
Essa alternativa é a correta porque, com a Proclamação da República em 1889, houve uma mudança na forma como a sociedade brasileira era organizada. Os libertos e os descendentes de escravos, que haviam sido libertos em 1888, não foram integrados plenamente à sociedade brasileira. Em vez disso, a elite brasileira buscou "branquear" a população, incentivando a imigração europeia para "civilizar" o país. Isso levou à criação de uma sociedade dividida entre "nacionais" e "imigrantes", onde os afrodescendentes foram marginalizados e excluídos dos processos de decisão e do poder.
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