Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Fenômeno ocorrido no nordeste brasileiro de meados do século XIX ao início do século XX, tem suas origens em questões sociais e fundiárias, caracterizando-se por ações violentas de grupos ou indivíduos isolados. Viviam perambulando pelo sertão brasileiro, praticando crimes, fugindo e se escondendo.

 

Assinale a alternativa que apresenta o fenômeno social referido.

Resposta:

A alternativa correta é letra C) Cangaço

Gabarito: Letra C

 

Cangaço

 

O cangaço foi um movimento social surgido no Nordeste, no século XIX, que durou até a década de 1940. O contexto de surgimento do cangaço está ligado à desigualdade social, aos problemas fundiários e à dependência do poder dos coronéis, muito marcante nos estados do Nordeste durante a Primeira República.

 

Alguns jagunços (homens armados a serviço dos grandes proprietários de terras) se afastaram dos coronéis e passaram a agir por conta própria, atuando em bandos armados especialmente nos sertões nordestinos. Ali havia também outros grupos que levavam vida nômade e andavam armados: seus integrantes eram conhecidos como cangaceiros.

 

Os cangaceiros viviam de pequenos assaltos e ameaçavam os grandes fazendeiros e as cidades do sertão nordestino. Às vezes, alguns deles eram contratados por esses grandes proprietários para determinados serviços.

 

Apesar dos roubos, esses homens e mulheres eram muitas vezes vistos pelas populações rurais mais pobres como justiceiros e protetores do povo. O mais famoso de todos os cangaceiros foi Virgulino Ferreira da Silva, conhecido como Lampião.

 

 

Por que as demais estão incorretas?

 

 

Letra A: Guachebas

 

Guachebas são pessoas contratadas por fazendeiros para defender as propriedades dos empregadores.

 

 

Letra B: Cristeros

 

Cristeros foi o nome dado aos participantes do movimento social no México que lutou contra as posições anticlericais do Estado mexicano. Os camponeses ligados à Igreja, bem como aqueles que não participaram da reforma agrária, assim como membros da Igreja Católica mexicana foram denominados de cristeros e contestavam o governo do presidente Plutarco Calles que editou normas que reprimiam qualquer manifestação de oposição e crítica ao governo por parte dos religiosos mexicanos.

 

 

Letra D: Quilombolas

 

Conceito usado para designar aqueles que habitaram os quilombos no passado escravista e aqueles remanescentes de um grupo étnico-racial formado por descendentes de escravos fugitivos durante o período da escravidão no país entre outros grupos que viviam nos chamados quilombos.

 

 

 

Referências:

 

DA SILVA, Caio Pedrosa. "Interpretações da Rebelião Cristera: idas e vindas nas abordagens do conflito religioso". Anais Eletrônicos do VIII Encontro Internacional da ANPHLAC. Vitória – 2008.

 

SERIACOPI, Gislane Campos Azevedo e SERIACOPI, Reinaldo. Inspire história: 8º ano: ensino fundamental: anos finais. São Paulo: FTD, 2018.

 

VICENTINO, Cláudio e VICENTINO, José Bruno. Teláris história, 8º ano: ensino fundamental, anos finais. São Paulo: Ática, 2018.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *