I.
“É indispensável romper com todas as diplomacias nocivas, mandar pro diabo qualquer forma de hipocrisia, suprimir as políticas literárias e conquistar uma profunda sinceridade pra com os outros e pra consigo mesmo. A convicção dessa urgência foi pra mim a melhor conquista até hoje do movimento que chamam de ‘modernismo’. Foi ela que nos permitiu a intuição de que carecemos, sob pena de morte, de procurar uma arte de expressão nacional”.
HOLANDA, Sérgio Buarque de. O lado oposto e outros lados, 1926.
II.
“Trazendo de países distantes nossas formas de convívio, nossas instituições, nossas ideias, e timbrando em manter tudo isso em ambiente muitas vezes desfavorável e hostil, somos ainda hoje uns desterrados em nossa terra”.
HOLANDA, Sérgio Buarque de. Raízes do Brasil, 1936.
Os dois excertos do historiador e crítico literário Sérgio Buarque de Holanda salientam que a cultura brasileira somente completará a sua formação quando
- A) souber reproduzir fielmente os modelos externos.
- B) importar uma estética à altura da sua genialidade.
- C) abolir a necessidade de figurar o caráter nacional.
- D) deixar a posição de colônia e se tornar metrópole.
- E) firmar, na arte e na vida social, a sua autenticidade.
Resposta:
A alternativa correta é letra E) firmar, na arte e na vida social, a sua autenticidade.
Vamos analisar cada alternativa, para identificar a ideia central dos excertos de Sérgio Buarque de Holanda.
A) souber reproduzir fielmente os modelos externos.
INCORRETO. Nos textos, Holanda critica a importação de modelos externos e a falta de autenticidade na cultura brasileira. Ele argumenta que o Brasil precisa de "uma arte de expressão nacional" e que somos "desterrados em nossa terra" por manter formas de convívio, instituições e ideias importadas. Portanto, a reprodução fiel de modelos externos é justamente o que Holanda critica, e não o que ele propõe para a formação da cultura brasileira.
B) importar uma estética à altura da sua genialidade.
INCORRETO. Novamente, a ideia de importar algo de fora é contrária ao argumento de Holanda. Ele defende uma ruptura com as "diplomacias nocivas" e a busca por uma "arte de expressão nacional". Importar uma estética, mesmo que à altura da genialidade brasileira, ainda seria uma forma de dependência de modelos externos, o que Holanda critica.
C) abolir a necessidade de figurar o caráter nacional.
INCORRETO. Holanda argumenta justamente o oposto: é preciso afirmar o caráter nacional, tanto na arte quanto na vida social. Ele critica a falta de autenticidade e a importação de modelos externos, e defende a busca por uma "arte de expressão nacional". Portanto, a necessidade de figurar o caráter nacional é algo que, segundo Holanda, precisa ser valorizado, e não abolido.
D) deixar a posição de colônia e se tornar metrópole.
INCORRETO. A ideia de deixar a posição de colônia e se tornar metrópole pode sugerir uma mudança de status no sistema global, mas não aborda diretamente a questão cultural discutida por Holanda. Ele argumenta que o Brasil precisa romper com a dependência de modelos externos e buscar sua autenticidade na arte e na vida social. A mudança de status de colônia para metrópole não necessariamente implica em uma mudança cultural nesse sentido.
E) firmar, na arte e na vida social, a sua autenticidade.
CORRETO. Esta alternativa captura a ideia central dos textos de Holanda. Ele argumenta que o Brasil precisa romper com a dependência de modelos externos e buscar sua autenticidade, tanto na arte quanto na vida social. Segundo Holanda, a cultura brasileira somente completará a sua formação quando firmar sua autenticidade, ou seja, quando expressar seu caráter nacional de maneira autêntica e sincera.
Portanto, a alternativa correta é a LETRA E.
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