Julgue (C ou E) o próximo item, relativo à formação histórica do território brasileiro.No início do século XX, o governo brasileiro assegurou a posse de novas terras por meio de acordos diplomáticos que envolveram questões fronteiriças com a Argentina, Bolívia, Colômbia, Peru e Suriname, nos quais se destacou a figura do Barão do Rio Branco.
- A) Certo
- B) Errado
Resposta:
A alternativa correta é letra B) Errado
Gabarito: Errada
A questão está incorreta, pois o Brasil não garantiu territórios através de negociações com Argentina durante a gestão do Barão do Rio Branco no Ministério das Relações Exteriores, que começa a partir de 1902.
O Barão do Rio Branco, quando foi ministro das Relações Exteriores foi o responsável pelas negociações de fronteiras do Brasil com a Bolívia, onde incorporou o Acre através do Tratado de Petrópolis, assinado em 1903.
Para se chegar a um acordo, o Brasil pagou à Bolívia 2 milhões de libras esterlinas e cedeu lhe pouco mais de 2 mil quilômetros quadrados, entre os rios Abunã e Madeira, o que permitiria aos bolivianos acessar o rio Amazonas e, assim, alcançar o Atlântico, e, para viabilizar esse acesso, o governo brasileiro comprometeu-se a construir uma ferrovia entre os rios Madeira e Mamoré. Outra pequena concessão territorial brasileira à altura da Bahia Negra permitiria o acesso boliviano ao Atlântico também pelo Rio da Prata, por meio da navegação dos rios Paraguai e Paraná.
Ainda durante a gestão do Barão, o Brasil negociou com a Guiana Holandesa (atual Suriname), Colômbia e com o Peru limites e fronteiras ao norte do país, incorporando áreas da Amazônia. Em 1906, o Brasil negociou com a Guiana Holandesa, em 1907 com o governo colombiano territórios pelo Tratado de Bogotá e em 1909 com o governo peruano novas áreas fronteiriças próximas ao Acre, o que foi aceito pelo Peru no Tratado do Rio de Janeiro.
Referência:
VIDIGAL, Carlos Eduardo e DORATIOTO, Francisco Fernando Monteoliva. História das relações internacionais do Brasil. São Paulo: Saraiva, 2014.
Deixe um comentário