Leia as afirmativas a respeito do auge do primeiro ciclo da borracha (1879-1912) e assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) A partir da segunda metade do século XIX, em função da crescente demanda internacional por borracha, os seringalistas recrutaram grande quantidade de nordestinos para a extração do látex nos Vales do Juruá e Purus, com a ajuda financeira das Casas Aviadoras de Manaus e Belém.
( ) De 1877 até 1911, houve um aumento considerável na produção da borracha que, devido às técnicas de extração então empregadas, estava associado à expansão do sistema de cultivo intensivo das seringueiras.
( ) Como a mão de obra disponível na região foi direcionado para a extração do látex, ocorreu uma diminuição da produção agrícola e as Casas Aviadoras passaram a fornecer também gêneros agrícolas.
As afirmativas são, respectivamente,
- A) V - V - F.
- B) V - F - F.
- C) F - F - V.
- D) V - F - V.
- E) F - V - F.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) V - F - V.
Gabarito: ALTERNATIVA D
Leia as afirmativas a respeito do auge do primeiro ciclo da borracha (1879-1912) e assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
- (V) A partir da segunda metade do século XIX, em função da crescente demanda internacional por borracha, os seringalistas recrutaram grande quantidade de nordestinos para a extração do látex nos Vales do Juruá e Purus, com a ajuda financeira das Casas Aviadoras de Manaus e Belém.
As transformações da Segunda Revolução Industrial em meados do século XIX abriram as possibilidades para novas produções, demandando novas matérias primas. Com isso, a demanda internacional por borracha sofreu uma rápida expansão, num momento em que o Brasil praticamente dominava a oferta internacional do produto, que, até então, tinha aplicações muito limitadas. Frente à nova demanda, foi necessário o recrutamento de novos trabalhadores para extrair o látex na Amazônia, sendo Manaus e Belém os principais polos urbanos a organizar essa demanda. Com o sul-sudeste concentrado na produção cafeeira, foi no Nordeste, que vivia um duro ciclo de secas associado ao declínio da economia açucareira, onde se encontrou mão de obra ociosa para o empreendimento. AFIRMATIVA VERDADEIRA.
- (F) De 1877 até 1911, houve um aumento considerável na produção da borracha que, devido às técnicas de extração então empregadas, estava associado à expansão do sistema de cultivo intensivo das seringueiras.
Sobre esse tema, é importante que o estudante compreenda o modelo produtivo da borracha no Brasil. Ao contrário do que os ingleses fariam na Ásia, as seringueiras brasileiras não eram cultivadas intensivamente, mas estavam dispersas dentro da mata. Ou seja, o seringueiro percorria grandes distâncias entre as árvores para extrair o látex, o que diminuía sensivelmente a produtividade da atividade econômica. As técnicas de extração praticamente não foram alteradas com a explosão da demanda internacional, o que passou despercebido enquanto o Brasil dominou sozinho o grande mercado da borracha; mas se provaria inviável quando se criou uma competição internacional sobre o produto. AFIRMATIVA FALSA.
- (V) Como a mão de obra disponível na região foi direcionado para a extração do látex, ocorreu uma diminuição da produção agrícola e as Casas Aviadoras passaram a fornecer também gêneros agrícolas.
Como explicado acima, a demanda internacional pela borracha sofreu uma expansão muito veloz num curto período de tempo, tornando o produto muito caro e, consequentemente, muito atrativo para os produtores. Com isso, parte significativa da mão de obra disponível foi direcionada para a extração do látex, afetando todas as cadeias produtivas da região, principalmente a agricultura. Consequentemente, passou a ser necessário que as Casas Aviadoras fornecessem gêneros alimentícios para dar suporte à exploração do látex, uma vez que já não se podia contar com a agricultura local para garantir o abastecimento. AFIRMATIVA VERDADEIRA.
Assim, temos a sequência V - F - V.
As afirmativas são, respectivamente,
a) V - V - F.
b) V - F - F.
c) F - F - V.
d) V - F - V.
e) F - V - F.
Sem mais, está correta a ALTERNATIVA D.
Deixe um comentário