Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Leia as seguintes afirmativas sobre as revoltas sociais ocorridas no Brasil da Primeira República:

 

I. Na capital do país, no início do Século XX, o projeto de modernização do Rio de Janeiro, chefiado pelo prefeito Pereira Passos, incluiu medidas autoritárias relacionadas à saúde pública que culminou em fortes críticas dos jornais e acentuada insatisfação popular.

 

II. Tendo práticas fortemente marcadas pelo autoritarismo, muitos setores das populações mais pobres acabaram se revoltando com o Estado, como no caso da revolta gerada nas baixas patentes da marinha em virtude das violências que estas sofriam.

 

III. Um pregador itinerante arrebanhou populares e criou uma comunidade que criticava a República. Reprimidos pelo estado, homens e mulheres pobres entraram em conflito com as forças republicanas, sendo que, por fim, as forças do Exército e das polícias estaduais, com o apoio de aviões, reprimiram e mataram milhares de fiéis.

 

As informações trazidas acima referem-se, respectivamente, aos seguintes movimentos sociais:

Resposta:

$@$v=undefined-rv2$@$

Resposta

A alternativa correta é letra C) Revolta da Vacina, Revolta da Chibata e Guerra do Contestado.

Explicação

Afirmativa I refere-se à Revolta da Vacina, que ocorreu em 1904 no Rio de Janeiro, quando o prefeito Pereira Passos implementou medidas autoritárias para modernizar a cidade, incluindo a vacinação obrigatória contra a varíola, o que gerou forte insatisfação popular.

Afirmativa II refere-se à Revolta da Chibata, que ocorreu em 1910, quando marinheiros se revoltaram contra as violências e maus-tratos sofridos na Marinha Brasileira.

Afirmativa III refere-se à Guerra do Contestado, que ocorreu entre 1912 e 1916, quando um pregador itinerante, José Maria, criou uma comunidade que criticava a República e foi reprimida pelo Estado, resultando em conflitos e mortes.

Portanto, as afirmativas I, II e III se referem, respectivamente, à Revolta da Vacina, Revolta da Chibata e Guerra do Contestado.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *