Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Leia atentamente o texto e, a seguir, responda:

“Mas o número de gripados aumentou rapidamente nas semanas seguintes e outras medidas médico-governamentais foram tomadas na tentativa de minimizar a propagação epidêmica. Escolas, internatos, cinemas, teatros, e vários outros lugares e de reunião pública cerraram suas portas. As igrejas diminuíram drasticamente suas atividades. Práticas cotidianas, como beijos e abraços ou as compras nos mercados por mais de uma pessoa de uma mesma família, foram desaconselhadas (era necessário diminuir a quantidade de indivíduos circulando e assim o contato/contágio). A vida da cidade foi parando.”

Liane Maria Bertucci-Martins. Fragmentos do discurso científico na gripe espanhola. Texto integrante dos Anais do XVII Encontro Regional de História – O lugar da História. ANPUH/SPUNICAMP. Campinas, 6 a 10 de setembro de 2004. Cd-rom.

A gripe de 1918, também conhecida como gripe espanhola, tornou-se uma pandemia no segundo semestre daquele ano. No Brasil, foram registradas cerca de 300 mil mortes. Dentre as vítimas ilustres da doença, o presidente Rodrigues Alves e a educadora Anália Franco. Na década de 1910, algumas transformações sociais possibilitaram a formação de condições ideais para a propagação da doença.

Assinale, a seguir, o processo histórico que NÃO está relacionado com a propagação da gripe espanhola, no Brasil:

Resposta:

$@$v=v1.13-rv2$@$

Resposta

A alternativa correta é B) Com o incremento da produção de café, vários grupos financeiros expandiram suas atividades econômicas nas cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo, provocando um forte empobrecimento, expandindo o número de contaminados no meio rural.

Explicação

O texto associado descreve as medidas tomadas para minimizar a propagação da gripe espanhola em 1918, como o fechamento de escolas, cinemas, teatros e outros lugares de reunião pública, além de mudanças nas práticas cotidianas.

A questão pede para identificar o processo histórico que NÃO está relacionado com a propagação da gripe espanhola no Brasil.

As alternativas A, C e D estão todas relacionadas à urbanização e às condições sociais que contribuíram para a propagação da doença. Já a alternativa B fala sobre a expansão das atividades econômicas nas cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo, o que não está diretamente relacionado à propagação da gripe espanhola.

Portanto, a alternativa B é a que NÃO está relacionada com a propagação da gripe espanhola no Brasil.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *