Leia e responda:
“O repórter do jornal A Tribuna, falando a elementos do povo sobre a revolta, ouviu de um negro acapoeirado frases que bem expressam a natureza da revolta e esse sentimento de orgulho. Chamando o repórter de cidadão, o preto justificava a revolta: era ‘para não andarem dizendo que o povo é carneiro’. De vez em quando é bom a negrada mostrar que sabe morrer como homem. (..) O mais importante ‘era mostrar ao governo que ele não põe o pé no pescoço do povo’”.
(CARVALHO, José Murilo de. Os bestializados do poder: O Rio de Janeiro
e a república que não foi. Rio de Janeiro: Companhia das Letras, 1987)
Mesmo que a vitória na Revolta da Vacina não tenha sido traduzida em mudança política imediata além da interrupção da vacinação, podemos apontá-la como:
- A) conflito de natureza social, pois a política higienista associava a população negra, recém liberta, aos males que impediam o desenvolvimento do Brasil e, assim, pretendiam embranquecer os grandes centros urbanos.
- B) momento singular da política brasileira, pois não se restringiu aos grandes centros urbanos, mas alastrou-se para o interior que também sofria a política higienista do início do século XX.
- C) modelo de revolta popular baseada na desinformação pois a oposição ao governo impedia a imunização da população e dava continuidade à disseminação de doenças infectocontagiosas.
- D) um movimento de grandes proporções, mas comum ao final do século XIX, que opunha os governos republicanos nas cidades à população recém liberta da escravidão rural que migrava para os centros urbanos.
- E) exemplo quase único na história do país de movimento popular de êxito baseado na defesa do direito do cidadão de não serem arbitrariamente tratados pelo governo.
Resposta:
A alternativa correta é letra E) exemplo quase único na história do país de movimento popular de êxito baseado na defesa do direito do cidadão de não serem arbitrariamente tratados pelo governo.
Deixe um comentário