Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Leia e responda:


“O repórter do jornal A Tribuna, falando a elementos do povo sobre a revolta, ouviu de um negro acapoeirado frases que bem expressam a natureza da revolta e esse sentimento de orgulho. Chamando o repórter de cidadão, o preto justificava a revolta: era ‘para não andarem dizendo que o povo é carneiro’. De vez em quando é bom a negrada mostrar que sabe morrer como homem. (..) O mais importante ‘era mostrar ao governo que ele não põe o pé no pescoço do povo’”.

 

(CARVALHO, José Murilo de. Os bestializados do poder: O Rio de Janeiro

e a república que não foi.  Rio de Janeiro: Companhia das Letras, 1987)


Mesmo que a vitória na Revolta da Vacina não tenha sido traduzida em mudança política imediata além da interrupção da vacinação, podemos apontá-la como:

Resposta:

A alternativa correta é letra E) exemplo quase único na história do país de movimento popular de êxito baseado na defesa do direito do cidadão de não serem arbitrariamente tratados pelo governo.

A Revolta da Vacina foi um movimento popular significativo na Primeira República no Brasil, que demonstrou a resistência da população contra a imposição arbitrária do governo. A revolta foi motivada pela política de vacinação obrigatória e as medidas higienistas adotadas pelo governo, que eram percebidas como uma interferência excessiva nos direitos dos cidadãos. A resposta correta destaca a importância desse movimento como um exemplo quase único na história do país, evidenciando a defesa do direito do cidadão de não ser arbitrariamente tratado pelo governo, ressaltando a relevância desse evento para a compreensão do contexto histórico da Primeira República no Brasil.
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *