Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Leia o texto a seguir.

 

Considerando que as atuais circunstâncias do país exigem de todos o sacrifício das suas comodidades e interesses, em favor da defesa da causa pública, resolveram os abaixo assinados fundar um partido ao qual denominaram Partido Democrático, nome assaz significativo por inculcar o seu principal objetivo de obter para o povo o livre exercício da soberania e da escolha de seus representantes.

 

(“Manifesto à Nação”. In Edgar Carone. A Primeira República 1889-1930)

 

O texto apresenta o cenário vivido pelo Brasil quando da disputa à sucessão do presidente Washington Luís. Com relação ao Partido Democrático nessa eleição, é correto afirmar que era

Resposta:

A alternativa correta é letra E)  formado por dissidentes do Partido Republicano Paulista (PRP) e apoiou a candidatura de Getúlio Vargas.

Gabarito: Letra E

 

O Partido Democrático foi criado em 1926 em São Paulo como uma alternativa ao Partido Republicano Paulista (PRP). Muitos dos políticos que ingressaram no Partido Democrático eram dissidentes do PRP ou estavam insatisfeitos com o partido dominantes.

 

Segundo Boris Fausto, até 1930 os membros do partido eram formados por profissionais liberais, filhos de fazendeiros do café e alguns membros da classe média.

 

Tinha como programa político:

 
  • Voto secreto e obrigatório

  • Independência dos três poderes

  • Fiscalização eleitoral através do poder judiciário

 

Nas eleições de 1927 conseguiu eleger três deputados estaduais para não eleger mais devido à máquina eleitoral desenvolvida pelo PRP. Então, após 1929, o PD aderiu à candidatura de Getúlio Vargas à presidência da República, entendendo que era uma proposta possível para vencer as oligarquias estaduais e a máquina do PRP.

 

Por que as demais estão incorretas?

 

Letra A: composto por membros da aristocracia cafeeira e apoiou a candidatura de Júlio Prestes.

 

O PRP era composto por membros da aristocracia cafeeira e lançou Júlio Prestes como candidato às eleições presidenciais de 1930. 

 

Letra B:  influenciado pelo movimento tenentista e apoiou a candidatura de Júlio Prestes, candidato lançado pelo governo.

 

O PD era opositor das oligarquias, portanto, não apoiou a candidatura de Júlio Prestes às eleições presidenciais de 1930. Apoiou a Aliança Liberal que tinha Vargas como candidato à presidência.

 

Letra C:  composto por membros das classes médias e seguiu a orientação de Luís Carlos Prestes que se recusou a apoiar algum candidato.

 

O PD tinha nos seus quadros membros das classes médias, mas não era orientado por Luís Carlos Prestes, uma vez que este personagem não era parte do partido democrático.

 

Letra D:  um movimento de base majoritariamente operária e seguiu aos posições defendidas pelo Partido Comunista.

 

O PD não era uma agremiação de esquerda.

  

Referências:

 

FAUSTO, Boris. História do Brasil. 2ª edição. São Paulo: EdUSP, 1995.

 

Verbete “Partido Democrático de São Paulo”. FGV/CPDOC. Disponível em: http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/dicionarios/verbete-tematico/partido-democratico-de-sao-paulo-pd. Acesso: 17 set. 2020.

 
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *