Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Leia o trecho a seguir: 

 

“Tratava-se da primeira grande mudança de regime político após a independência. Mais ainda: tratava-se da implantação de um sistema de governo que se propunha, exatamente, trazer o povo para o proscênio da atividade pública.”

(Carvalho, José Murilo. “Os bestializados”.p.11)

 

De acordo com o autor, e seus conhecimentos sobre o assunto, assinale a alternativa que contenha a afirmação correta  sobre a proclamação da Republica em 1889:

Resposta:

A alternativa correta é letra C)   Nos debates historiográficos atuais sobre a Proclamação da República, é bastante aceita a ideia de que não houve participação popular na transposição do regime monárquico ao regime republicano, havendo, posteriormente, tentativas de inserção popular na política republicana

Gabarito: ALTERNATIVA C

  

Leia o trecho a seguir: 

 

“Tratava-se da primeira grande mudança de regime político após a independência. Mais ainda: tratava-se da implantação de um sistema de governo que se propunha, exatamente, trazer o povo para o proscênio da atividade pública.” (Carvalho, José Murilo. “Os bestializados”.p.11)

 

De acordo com o autor, e seus conhecimentos sobre o assunto, assinale a alternativa que contenha a afirmação correta  sobre a proclamação da Republica em 1889:

  • a)   Foi um processo de longo prazo, e em seus primeiros momentos, apresentou a disputa entre duas correntes ideológicas; de um lado o jacobinismo a francesa e de outro a democracia à americana

Ainda que as discussões republicanas no Brasil tenham começado a ebulir com mais força na década de 1870, quando foram fundados os principais partidos republicanos, o processo de proclamação da República foi bastante veloz. Se é verdade que os termos da crise foram longos, a deposição da monarquia se deu num golpe de Estado que, entre sua deflagração e a certeza da sua vitória, levou pouco mais de um dia. Depois da proclamação do dia 15 de novembro de 1889, o ultimato seria entregue ao Imperador, que decidiu partir para o exílio dois dias depois sem opor resistência e sem aceitar o risco de lançar o país numa guerra civil. Quanto ao governo republicano em si, apesar das crises significativas entre os governos de Deodoro da Fonseca (1889-1891) e Floriano Peixoto (1891-1894), que tinham inspirações positivistas e se debatiam entre dissenso e dificuldades de toda ordem, as feições do teatro oligárquico se revelariam bastante cedo, deixando claro que as elites sequestrariam a nova república para si, diminuindo significativamente o lugar das massas no Estado. Alternativa errada.

 
  • b)   A República no Brasil se consolidou e executou por força das elites cafeeiras paulistas

Ainda que as elites cafeeiras paulistas (principalmente do Oeste paulista) tenham aderido à causa republicana na década de 1870 e tenham exercido grande pressão no longo desgaste da monarquia, não se pode falar que elas tenham executado o golpe que levaria à república. Foi no desgaste entre a monarquia parlamentar e o Exército que a crise se desenrolaria de maneira decisiva. Francamente inspirado no positivismo europeu (que prenunciava a república como o mais evoluído dos governos) e sendo fustigado por gabinetes bastante desastrados, o Exército seria a força decisiva na deposição da monarquia em 1889 e estaria no epicentro dos cinco primeiros anos da República - a chamada República das Espadas, com seus dois presidentes marechais. A força das elites cafeeiras só daria seus primeiros sinais em 1894, com a eleição de Prudente de Morais. Alternativa errada.

 
  • c)   Nos debates historiográficos atuais sobre a Proclamação da República, é bastante aceita a ideia de que não houve participação popular na transposição do regime monárquico ao regime republicano, havendo, posteriormente, tentativas de inserção popular na política republicana

Esta é a descrição básica sobre o envolvimento das massas com a República em seu início. Quanto ao ato em si da proclamação, os principais atores em cena eram os militares do Exército com seu positivismo e suas noções de ordem sendo saudados por alguns setores urbanos ilustrados. A natureza do espírito republicano brasileiro à época tinha um corte marcadamente elitista e excludente, tanto que a Constituição de 1891 estabelecia o voto censitário, que excluía mais de 80% da população brasileira da vida democrática. Com o domínio das oligarquias sobre a Primeira República, seria apenas na Era Vargas (1930-1945) que se desenvolveriam esforços mais sistemáticos de inclusão da população na vida republicana. Paradoxalmente, foi um período ditatorial repleto de violações aos direitos individuais que primeiro zelou pela expansão do envolvimento popular na república brasileira. ALTERNATIVA CORRETA.

 
  • d)   Devido ao carinho popular pelos Monarcas, o povo repudiou e tentou desfazer o ocorrido. Um desses ocorridos ficou conhecido como “Noite das Garrafadas”

A alternativa é muito confusa, o que dificulta muito estabelecer comentários sobre ela. De toda forma, fique claro que a Proclamação da República não foi seguida de uma grande comoção popular a favor da monarquia, ainda que se verifique alguns pontos de tensão bastante graves durante os primeiros anos republicanos. No entanto, a Noite das Garrafas ocorrera muito antes, em 1831, sendo um choque entre brasileiros e portugueses por conta da crise política do Primeiro Reinado. Apoiando D. Pedro I e suas medidas centralizadoras, os portugueses trocavam hostilidades com os brasileiros de posição mais liberal, chocados com o assassinato do jornalista Libero Badarò em São Paulo, o que acabou resultando num conflito generalizado em torno da figura do imperador. Alternativa errada.

  

Sem mais, está correta a ALTERNATIVA C.

e)   A república trouxe inúmeras modificações ao povo que de súdito se torna cidadão. Exemplo disso é o voto universal e secreto que foi empregado na constituição de 1891

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *