Leia os trechos a seguir.
“O messias é alguém enviado por uma divindade para trazer a vitória do Bem sobre o Mal, ou para corrigir a imperfeição do mundo, permitindo o advento do Paraíso Terrestre, tratando-se pois de um líder religioso e social.”
(Maria Isaura, p. 27).
Obviamente que esse líder não é uma pessoa qualquer, mas, sim, alguém que revelou ter “qualidades pessoais extraordinárias, provadas por meio de faculdades mágicas que lhe dão autoridade; trata-se pois de um líder essencialmente carismático.”
(Disponível em: http://educaterra.terra.com.br/voltaire/500br/canudos6.htm.)
“O fenômeno do Padre Cícero no nordeste brasileiro representa uma fusão temática religiosa com a política em meio a um universo social de adversidade e privilégios.”
(Costa, 2014.)
Os textos referem-se a um contexto conturbado do Brasil no início do século XX e tratam especificamente de doismovimentos:
- A) Monarquistas e antiescravistas, que desejavam reconhecimento político e acima de tudo ascensão social.
- B) Especificamente messiânicos, com características comuns à maioria dos conflitos sociais daquele período.
- C) Sociais que refletiam uma estrutura social caracterizada pela concentração de renda e pela injustiça social.
- D) Que refletiam a emergência de grupos sociais que assumem o protagonismo político e derrubam permanentemente a ordem social estabelecida.
Resposta:
A alternativa correta é letra C) Sociais que refletiam uma estrutura social caracterizada pela concentração de renda e pela injustiça social.
Os trechos apresentados descrevem lideranças carismáticas e messiânicas que surgiram em um contexto de grandes desigualdades sociais e econômicas no Brasil do início do século XX. Movimentos como o de Canudos, liderado por Antônio Conselheiro, e o fenômeno do Padre Cícero no Nordeste brasileiro são exemplos de como líderes religiosos e sociais carismáticos mobilizaram populações marginalizadas. Estes líderes emergiram em resposta à concentração de renda e às condições de vida adversas enfrentadas por grande parte da população, refletindo a estrutura social injusta da Primeira República.
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