Muitos foram os movimentos sociais ocorridos no Brasil durante o século XIX. Na Bahia, particularmente no sertão, a chamada Guerra de Canudos teve forte repercussão nacional e envolveu tropas do governo que foram recrutadas para combater os sertanejos liderados por um religioso.
Sobre essa Guerra, é correto afirmar:
- A) Foi um movimento caráter religioso liderado pelo beato Antônio Conselheiro, que criticava a República e contestava as inovações impostas por ela.
- B) Revolução do caráter comunista que defendia a manutenção da República.
- C) Insurreição que defendia a queda da República e a manutenção do islamismo na Bahia.
- D) Revolta popular que se alastrou do sertão baiano até o litoral.
- E) Foi um conflito no sertão baiano ocorrido em 1896 e 1897, que terminou com a criação do povoado de Canudos.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) Foi um movimento caráter religioso liderado pelo beato Antônio Conselheiro, que criticava a República e contestava as inovações impostas por ela.
Gabarito: Letra A
Foi um movimento caráter religioso liderado pelo beato Antônio Conselheiro, que criticava a República e contestava as inovações impostas por ela.
A Guerra de Canudos ocorreu durante a Primeira República, entre os anos de 1893 (constituição do povoado no sertão da Bahia) e 1897 (data da sua destruição pelas forças governamentais, após quase um ano de combate). Foi provocada pelo próprio governo (estadual e federal) que via em Canudos uma ameaça já que a comunidade vivia segundo leis próprias.
Foram atacados sob a justificativa de que a comunidade era fanática religiosa e monarquista, enquanto não passava de uma sociedade alternativa que oportunizava a seu povoado a paz e a justiça que o Estado Republicano não se preocupou em oferecer.
Criada pelo beato Antônio Conselheiro às margens do rio Vaza-Barris no sertão baiano sob o nome de “Belo Monte”, a comunidade de Canudos desagradava as elites políticas e os proprietários de terra da região, tanto pela ocupação de terras quanto pela insubordinação ao Estado. Com isso, para justificar a sua destruição, criou-se uma versão de que na comunidade viviam apenas fanáticos religiosos, loucos e monarquistas, que pretendiam restaurar a monarquia. Tal versão baseou-se no fato de Antônio Conselheiro considerar a República ilegítima, por acreditar que o Imperador destronado governava pela vontade de Deus, e por discordar de algumas das mudanças implementadas pela República.
Por que as demais estão incorretas?
Letra B: Revolução do caráter comunista que defendia a manutenção da República.
A Guerra de Canudos não possuía caráter comunista e também não defendia a manutenção da República. Antônio Conselheiro a considerava ilegítima, mas não pretendia destruí-la.
Letra C: Insurreição que defendia a queda da República e a manutenção do islamismo na Bahia.
A Guerra de Canudos não defendia nem a queda da República, apesar das discordâncias de Antônio Conselheiro em relação a mesma, nem a manutenção do islamismo na Bahia.
Letra D: Revolta popular que se alastrou do sertão baiano até o litoral.
A Guerra de Canudos não se alastrou para o litoral, ocorreu no sertão baiano na comunidade criada por Antônio Conselheiro às margens do rio Vaza-Barris.
Letra E: Foi um conflito no sertão baiano ocorrido em 1896 e 1897, que terminou com a criação do povoado de Canudos.
A Guerra de Canudos levou à destruição, e não criação, do povoado de Canudos, localizado no sertão baiano às margens do rio Vaza-Barris.
Referências:
COTRIM, Gilberto. História Global: Brasil e Geral, volume 3. 1ª ed. São Paulo: Saraiva, 2010.
VAINFAS, Ronaldo et ali. História: o mundo por um fio: do século XX ao XXI, volume 3. São Paulo: Saraiva, 2010.
Deixe um comentário