Na história do Brasil, o termo “messianismo” é usado no estudo de alguns movimentos sociais. Assinale a única alternativa que apresenta um desses movimentos e seu respectivo líder.
- A) Revolta de Canudos / Antônio Conselheiro.
- B) Revolta da Vacina / João Maria.
- C) Guerra do Contestado, Euclides da Cunha.
- D) Os 18 do Forte de Copacabana / Miguel Lucena.
- E) Coluna Prestes / Luís Carlos Prestes.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) Revolta de Canudos / Antônio Conselheiro.
Gabarito: ALTERNATIVA A
Na história do Brasil, o termo “messianismo” é usado no estudo de alguns movimentos sociais. Assinale a única alternativa que apresenta um desses movimentos e seu respectivo líder.
- a) Revolta de Canudos / Antônio Conselheiro.
Sob a liderança messiânica de Antônio Conselheiro, toda uma sociedade sertaneja levantou o arraial de Canudos no semi-árido da Bahia entre 1896 e 1897, logo nos primeiros anos da Primeira República (1889-1930). Com um discurso profundamente marcado pela religião, Conselheiro dava um sentido maior àquela comunidade marcada pela seca e pelas iniquidades da região, identificando na República uma corrupção contra a ordem divina, esperando um restabelecimento mítico da ordem monárquica, o que revelaria um período novo àquela população. Entre o milagre da fé popular e a compreensão aguda das dificuldades da vida sertaneja, a vida em Canudos ecoava tanto uma forma de sebastianismo tropical quanto uma crítica social contundente. O positivismo da República e do Exército brasileiro interpretou aquela manifestação como um risco maior à ordem geral do país, optando pelo enfrentamento armado após o arraial mostrar resistência às ordens do governo regular. ALTERNATIVA CORRETA.
- b) Revolta da Vacina / João Maria.
Motim popular ocorrido no Rio de Janeiro em 1904. Em meio às grandes reformas urbanísticas e sanitárias da capital federal naquele início do século, governo decretara a obrigatoriedade da vacina contra a varíola sem antes organizar nenhuma forma de conscientização e de abordagem de saúde pública. As violações contra a individualidade e o sistemático desrespeito contra as classes mais baixas geraram uma gravíssima tensão na cidade, que foi traduzida num levante generalizado e desorganizado da população. Alternativa errada.
- c) Guerra do Contestado, Euclides da Cunha.
Ocorrida na faixa oeste entre Santa Catarina e Paraná, a Guerra do Contestado unia a profunda insatisfação de pequenos proprietários contra violações à propriedade durante obras de expansão da malha ferroviária na região com um profundo sentimento religioso de ordem messiânica. Interpretando aquelas formas de progresso e de desenvolvimento levadas pelos governos feral e estaduais como manifestações do mal, essas populações arrastaram uma guerra civil na região entre 1912 e 1916. Seu líder messiânico seria o beato José Maria de Santo Agostinho. Euclides da Cunha foi o escritor enviado pelo jornal O Estado de S. Paulo para cobrir a Guerra de Canudos. Do seu trabalho, surgiria a obra Os Sertões, relato maior sobre a crise no sertão baiano. Alternativa errada.
- d) Os 18 do Forte de Copacabana / Miguel Lucena.
Em 1922, em reação a mais um desmando do poder central, que decretara a prisão de Hermes da Fonseca, jovens oficiais do Exército tomaram o Forte de Copacabana como forma de oposição maior contra o governo. Cercados, saíram às ruas em mais de trezentos homens contra as forças regulares da República. O movimento ficaria conhecido como os "18 do Forte" porque, após a debandada de vários dos revoltosos, apenas dezoito deles seguiram caminhando contra as forças legalistas como forma de manifestação profunda contra o arbítrio das oligarquias e contra o desvirtuamento dos ideias republicanos. Seria o primeiro de uma série de movimentos de contestação contra a Primeira República (1889-1930), que ficaria conhecido como Tenentismo por mobilizar vários oficiais de baixa patente do Exército. Alternativa errada.
- e) Coluna Prestes / Luís Carlos Prestes.
O impopularíssimo governo de Arthur Bernardes concentrou vários dos principais movimentos tenentistas, o que o levou a governar durante praticamente todo o tempo sob estado de sítio. Partindo do Rio Grande do Sul, Luís Carlos Prestes foi um dos grandes líderes dessa expressão tenentista preocupada com as questões sociais, que eram claramente menosprezadas pelas oligarquias que controlavam o governo. Esse sentimento ebulia a partir das insatisfações e das expectativas positivistas frustradas dentro das Forças Armadas. Reunindo em seu auge cerca de 1500 homens e percorrendo 25 mil quilômetros pelo território brasileiro, o movimento tanto se aproximou das populações mais desassistidas para criar consciência contra as elites agrárias quanto enfrentou tropas regulares e até mesmo o cangaço em combates campais. Jamais tendo sido de fato derrotada em campo, a coluna se internaria no sentido Leste até se dissolver na Bolívia em 1927. Alternativa errada.
Sem mais, está correta a ALTERNATIVA A.
Deixe um comentário