Na tela reproduzida a seguir, do início do século XX, o pintor retratou a chegada de um determinado grupo de pessoas.
(Antonio Rocco [1880-1944], Os emigrantes, óleo sobre tela, c. 1910, Pinacoteca do Estado de São Paulo, SP.)
A partir da observação do quadro e de seus conhecimentos, assinale a alternativa correta. A obra em questão
- A) refere-se a trabalhadores das fábricas, pois nessa época o trabalho nos cafezais era exercido por libertos.
- B) registra a chegada de grupos familiares europeus, enfatizando suas poucas posses.
- C) celebra as boas condições de trabalho e de moradia dos imigrantes italianos no sudeste do Brasil.
- D) descreve as levas de migrantes retirantes da seca, em sua chegada ao porto de Santos (SP).
Resposta:
A alternativa correta é letra B) registra a chegada de grupos familiares europeus, enfatizando suas poucas posses.
Gabarito: Letra B
registra a chegada de grupos familiares europeus, enfatizando suas poucas posses.
De acordo com Gabriela Araújo, a obra Os emigrantes, do artista italiano Antônio Rocco foi pintada em 1910 na Itália e adquirida pela Pinacoteca do Estado de São Paulo em 1918. O quadro exibe uma família de migrantes pobres em um cenário de deslocamento, provavelmente ao cais de Immacolatella, em Nápoles, um dos principais portos de partidas de navios direcionados à América. Aliás, conforme aponta Gabrieli Simões, o artista faz parte de um grupo de pintores que se dedicou aos temas da imigração e que buscaram tratar esse assunto através de um olhar sensível sobre a pobreza e a incerteza da retirada da sua terra de origem em busca de uma vida melhor do outro lado do Atlântico.
Ainda de acordo com Gabrieli Simões, na cena retratada podemos um ver um grupo errante. Caminham para a mesma direção de frente ao espectador e quase em tamanho real, a composição faz com que não saibamos se o grupo está chegando ou está partindo.
Conforme a autora:
A condição de deslocamento também se manifesta na ausência de paisagem ao fundo. Não sabemosprecisamente para onde o grupo está indo, ou de onde está vindo. Numa situação em que a questão identidade se coloca em evidência, como é a imigração, os limites do próprio reconhecimento são visíveis,tanto para quem observa a cena que não sabe – exceto pelo título da obra – se é o momento da chegada ou da partida, quanto para os próprios personagens.
Por que as demais estão incorretas?
Letra A: refere-se a trabalhadores das fábricas, pois nessa época o trabalho nos cafezais era exercido por libertos.
O quadro não deixa claro quais eram as ocupações dos migrantes e muito menos para qual setor de trabalho estavam sendo destinados. É certo que parte dos imigrantes iria trabalhar nas fábricas da cidade de São Paulo e outra parte iria trabalhar nos cafezais do estado.
Letra C: celebra as boas condições de trabalho e de moradia dos imigrantes italianos no sudeste do Brasil.
O quadro não permite que o observador note as condições de trabalho e de moradia dos imigrantes italianos. O quadro informa apenas que são emigrantes, mas não sabemos muito sobre a origem e o destino deles.
Letra D: descreve as levas de migrantes retirantes da seca, em sua chegada ao porto de Santos (SP).
O porto de Santos foi um dos principais locais de desembarque de imigrantes estrangeiros. Passaram por ali centenas e milhares de migrantes asiáticos e europeus em direção ao sudeste e sul do Brasil.
Referências:
ARAÚJO, Gabriela. Arte migrante: 11 artistas e 11 obras em 2022 - Antônio Rocco. Disponível em: https://museudaimigracao.org.br/en/blog/migracoes-em-debate/arte-migrante-11-artistas-e-11-obras-em-2022-antonio-rocco
SIMÕES, Gabrieli. Antônio Rocco e as representações da imigração. 2017. Disponível em https://www.ifch.unicamp.br/eha/atas/2017/Gabrieli%20Simoes.pdf.
Deixe um comentário