No Brasil, na década de 1890, eclodiu um movimento social no campo que se tornou conhecido por Revolta de Canudos. Considere as afirmações associadas a essa Revolta.
I. Os latifundiários apoiaram a destruição de Canudos porque não se conformavam em perder a mão-de-obra que poderia estar sendo explorada em suas propriedades.
II. Os chefes políticos, denominados coronéis, atuaram na defesa de Antônio Conselheiro e de seus seguidores, pois estavam interessados na manutenção de seus fiéis eleitores.
III. A Igreja era contrária à organização do povo de Canudos, uma vez que muitos fiéis abandonavam a instituição oficial religiosa para seguir o líder messiânico.
IV. Os fazendeiros forneciam abrigo aos habitantes de Canudos durante a guerra, já que estavam interessados em proteger seus trabalhadores da ira das tropas militares.
Está correto o que se afirma APENAS em
- A) I e II.
- B) I e III.
- C) II e III.
- D) II e IV.
- E) III e IV.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) I e III.
Gabarito: Letra B
De acordo com Walnice Galvão dois grupos se opuseram ao crescimento do Arraial de Canudos: proprietários de terras e a Igreja Católica.
O primeiro grupo porque perdia mão de obra, uma vez que boa parte dos trabalhadores empregados em suas fazendas fugiam ou migravam para o Arraial de Canudos. Além do mais, os fazendeiros temiam que suas propriedades viessem a ser invadidas pelos canudistas devido ao seu grande contingente de moradores.
Em relação à Igreja, alguns sacerdotes até chegaram a apoiar Antônio Conselheiro sobretudo porque ele conseguia fazer com que os habitantes do Arraial trabalhassem na construção de igrejas e cemitérios em um momento em que a igreja não tinha recursos para tal. Porém, boa parte do clero sertanejo era contrária à presença do Conselheiro e dos canudistas, pois o beato era visto como um importante líder religioso pelos habitantes do Sertão, mais até do que os padres.
A Igreja temia que Antônio Conselheiro pudesse fundar uma nova ordem na região que rivalizasse com o catolicismo e assim atraísse mais fiéis para o Arraial e habitações vizinhas.
As assertivas II e IV estão incorretas, pois embora alguns proprietários defendessem o Conselheiro, os mais poderosos “queriam a sua cabeça” pelo receio de perderem mais mão de obra, e consequentemente, eleitores, e também pelo medo de terem as suas propriedades invadidas. Os fazendeiros não forneciam abrigos aos habitantes durante a Guerra de Canudos para que pudessem combater as tropas militares. Pelo contrário, solicitaram intervenção do governo federal republicano para pôr fim ao Arraial que estava incomodando seus negócios.
Os combatentes canudenses moravam no Arraial e lutaram pelo Arraial, vendo suas habitações serem destruídas pelo exército republicano.
Resposta baseada na fonte:
GALVÃO, Walnice Nogueira. O Império de Belo Monte: vida e morte de Canudos. São Paulo: Ed. Fundação Perseu Abramo, 2001.
Deixe um comentário