No Brasil, nas últimas décadas do século XIX e primeiras décadas do século XX, despontaram uma série de revoltas tanto rurais quanto urbanas. A figura mais destacada do Cangaço, uma dessas revoltas, foi Virgulino Ferreira da Silva, chamado de Lampião pelo efeito que as rajadas de seus tiros provocavam durante a noite. Nascido em Pernambuco, Lampião foi empregado do importante coronel Delmiro Gouveia. Tornou-se cangaceiro por volta de 1916 e em 1921 já formara o seu próprio bando, que chegou a ter cerca de 300 membros (Claro, 2009). Diante do exposto, é correto afirmar que o Cangaço, descrito por muitos historiadores como uma espécie de Banditismo Social:
- A) Incentivou, a seu modo, a valorização do trabalho no campo, ao mesmo tempo que inibia o êxodo rural.
- B) Concatenou as ideologias socialistas em ascensão ao repúdio sistemático à acumulação de bens materiais.
- C) Desestruturou a ordem republicana recém-estabelecida, reascendendo pelo país os movimentos que propunham o retorno à monarquia.
- D) Representou, assim como outros movimentos da época, uma alternativa para alguns indivíduos desprovidos de poder econômico e excluídos do jogo político.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) Representou, assim como outros movimentos da época, uma alternativa para alguns indivíduos desprovidos de poder econômico e excluídos do jogo político.
Gabarito: Letra D
Representou, assim como outros movimentos da época, uma alternativa para alguns indivíduos desprovidos de poder econômico e excluídos do jogo político.
Um dos mais importantes personagens do Cangaço brasileiro foi Virgolino (ou Virgulino) Ferreira, também chamado de Lampião, o famoso “Rei do Cangaço”. Ele e sua esposa, Maria Bonita, que vivia junto ao bando, se tornariam famosos pelo Cangaço. Embora temidos, esses cangaceiros eram também estimados pelos sertanejos que viam neles justiceiros capazes de enfrentar as forças dominantes na Primeira República (coronéis, polícia e oligarquias).
Como objeto de discussão dos pesquisadores, as visões sobre o cangaço apresentam formas diversas indo desde a conceituação simples e pura de banditismo e criminalidade até uma forma de contestação social encontrada pelas pessoas oprimidas para expressar sua revolta com a ordem vigente, e portanto, representava também uma alternativa para indivíduos desprovidos de poder econômico e excluídos do jogo político.
Por que as demais estão incorretas?
Letra A: Incentivou, a seu modo, a valorização do trabalho no campo, ao mesmo tempo que inibia o êxodo rural.
O Cangaço referia-se ao modo de vida das pessoas que formavam o grupo de cangaceiros. Vivendo como nômades, os cangaceiros eram grupos armados que praticavam assaltos em fazendas e, muitas vezes, matavam pessoas. Atuavam, frequentemente, com grande violência e, por isso, espalhavam terror e destruição por onde passavam. Logo, não incentivavam a valorização do trabalho no campo e nem inibiam o êxodo rural, pelo contrário, causavam admiração e terror aos que viviam no campo.
Letra B: Concatenou as ideologias socialistas em ascensão ao repúdio sistemático à acumulação de bens materiais.
O Cangaço não possuía nenhuma relação com as ideologias socialistas. Era uma espécie de banditismo social, que ao mesmo tempo pode ser entendida como contestação de grupos excluídos pela forma que atingiam e desafiavam o poder vigente.
Letra C: Desestruturou a ordem republicana recém-estabelecida, reascendendo pelo país os movimentos que propunham o retorno à monarquia.
O Cangaço nem desestruturou a ordem republicana, nem reascendeu movimentos de retorno à monarquia. Apesar de desafiar o poder vigente, sua atuação se deu principalmente na região nordeste do país e não tinha por interesse desestruturar a República, e muito menos restaurar a Monarquia.
Referências:
COTRIM, Gilberto. História Global: Brasil e Geral, volume 3. 1ª ed. São Paulo: Saraiva, 2010.
VAINFAS, Ronaldo et ali. História: o mundo por um fio: do século XX ao XXI, volume 3. São Paulo: Saraiva, 2010.
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