No dia 05 de julho de 1922, jovens oficiais resolveram abandonar o forte e marchar pela praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, para enfrentar as forças legalistas. Esse episódio, conhecido como “os 18 do Forte”,
- A) provocou, imediatamente, a queda do último presidente da República do “Café-com-Leite”.
- B) provocou a renúncia do Presidente Artur Bernardes.
- C) levou o Governo Federal a transferir a Escola de Formação de Oficiais do Rio de Janeiro para Porto Alegre.
- D) deu início a um período ditatorial, interrompido apenas com a Revolução de 1930.
- E) originou o movimento denominado de Tenentismo.
Resposta:
A alternativa correta é letra E) originou o movimento denominado de Tenentismo.
Gabarito: ALTERNATIVA E
No dia 05 de julho de 1922, jovens oficiais resolveram abandonar o forte e marchar pela praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, para enfrentar as forças legalistas. Esse episódio, conhecido como “os 18 do Forte”,
- a) provocou, imediatamente, a queda do último presidente da República do “Café-com-Leite”.
A dificuldade desta alternativa seria associar diretamente a expressão "República do café-com-leite" com a Primeira República, cujo sistema de governabilidade ficaria fortemente marcado pela alternância das oligarquias de São Paulo (café) e Minas Gerais (leite). A Primeira República, no entanto, só colapsaria em 1930, quando uma revolução liderada por Getúlio Vargas a partir da fratura das elites e da crise decorrente das eleições daquele ano apearia o presidente Washington Luís do poder. O trágico episódio dos 18 do forte ocorreu contra o governo de Artur Bernardes e foi esmagado prontamente. Alternativa errada.
- b) provocou a renúncia do Presidente Artur Bernardes.
De fato, como já dito, Artur Bernardes presidia o país à época. As brutais repressões ordenadas por Bernardes contra revoltas que questionavam o poder central pelo país o levaram a governar praticamente todo o tempo sob estado de sítio, o que ampliava as insatisfações nas cidades brasileiras. No entanto, Bernardes concluiria seu mandato dentro do prazo determinado, permanecendo no poder de 1922 a 1926. Alternativa errada.
- c) levou o Governo Federal a transferir a Escola de Formação de Oficiais do Rio de Janeiro para Porto Alegre.
Como apontado acima, o levante tenentista do Forte de Copacabana foi debelado sem maiores dificuldades pelas forças regulares leais ao presidente. Ainda que tenha sido um importante símbolo dos movimentos tenentistas da época e permaneça no imaginário coletivo, o levante não gerou consequências imediatas claras, tampouco sensibilizou o governo para alterações políticas. Alternativa errada.
- d) deu início a um período ditatorial, interrompido apenas com a Revolução de 1930.
Como apontado nos comentários acima, a revolta não ameaçou o governo em momento algum. A Revolução de 1930 deporia o presidente Washington Luís e evitaria a posse do presidente eleito Júlio Prestes. Essa ruptura levaria aos quinze anos da chamada Era Vargas (1930-1945), que teve apenas um interregno de três anos de Governo Constitucional (1934-1937), sendo antes uma autocracia centrada no líder carismático. Alternativa errada.
- e) originou o movimento denominado de Tenentismo.
De fato, a Revolta dos 18 do Forte foi a primeira de um longo ciclo vivido pelo Brasil na década de 1920 comumente chamado de tenentismo. O tenentismo foi, de maneira geral, uma série de movimentos armados que partiram de parcelas do jovem oficialato do Exército que viam na República Velha uma traição aos princípios que animaram a Proclamação da República (1889). Para aqueles jovens, a realidade política brasileira e o estabelecimento das oligarquias agroexportadoras no centro do poder traíam os princípios fundamentais do positivismo que o próprio Exército encampara para derrubar a monarquia; e o tenentismo encarnava uma releitura e uma revitalização do pensamento positivista em ação na política brasileira. ALTERNATIVA CORRETA.
Note bem o estudante que, pelo simples fato de saber que o movimento foi derrotado em 1922, era possível eliminar todas as alternativas corretas. Ou seja, ainda que não conhecesse propriamente a revolta e suas trajetórias, mas soubesse que foi um movimento derrotado, o candidato poderia amealhar os pontos em disputa sem perder tempo desnecessariamente. Manter a calma mesmo frente a uma questão cujo tema não se conheça pode ser decisivo no momento da prova. Sem mais, está correta a ALTERNATIVA E.
Deixe um comentário