No dia 12 de julho de 1917, a cidade de São Paulo parou: uma greve geral de cem mil trabalhadores paralisou o trabalho nas fábricas e transportes. Essa foi a greve de maior impacto do movimento operário no país nos primeiros anos da República.
[Nicolina Luiza de Petta, 12 de julho de 1917, greve geral no país
In Circe Bittencourt (org.), Dicionário de datas da história do Brasil]
Sobre o movimento grevista citado, é correto afirmar que
- A) obteve importante vitória em função do radical envolvimento dos sindicatos sob hegemonia comunista, como aumento salarial e o compromisso dos industriais de São Paulo para que fosse aprovada uma legislação de proteção ao trabalho, inclusive com a limitação das horas semanais de trabalho.
- B) a derrota nas reivindicações econômicas não impediu uma grande conquista político-sindical, porque os sindicatos – dos trabalhadores e os patronais – foram oficializados e passaram a fazer parte da estrutura do recém-instituído Ministério da Indústria, Comércio e Trabalho.
- C) a ação operária garantiu uma série de conquistas, tanto no campo sindical quanto no campo político, pois as entidades patronais do estado de São Paulo reconheceram a legitimidade dos sindicatos dos trabalhadores, ao mesmo tempo em que foi aprovada uma lei instituindo férias aos trabalhadores.
- D) representou um momento importante nas relações entre os trabalhadores urbanos e o poder público do estado de São Paulo, porque o governo paulista exigiu que as entidades empresariais, especialmente a Federação das Indústrias, negociassem um acordo com os sindicatos dos trabalhadores.
- E) teve a participação de inúmeras categorias profissionais, caso dos têxteis e dos trabalhadores em transportes, e se avolumou com a repressão policial, que gerou a morte de um trabalhador, além da predominante presença da orientação política anarcossindicalista.
Resposta:
Resposta
A alternativa correta é letra E) teve a participação de inúmeras categorias profissionais, caso dos têxteis e dos trabalhadores em transportes, e se avolumou com a repressão policial, que gerou a morte de um trabalhador, além da predominante presença da orientação política anarcossindicalista.
Explicação
A greve geral de 12 de julho de 1917, em São Paulo, foi um importante movimento grevista do período da Primeira República. A alternativa E é a que melhor descreve o evento, destacando a participação de diversas categorias profissionais, como têxteis e trabalhadores em transportes, e a repressão policial que resultou na morte de um trabalhador. Além disso, a presença da orientação política anarcossindicalista também é característica desse movimento.
Deixe um comentário