Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

“No dia 5 de julho de 1922, três dias depois de ter sido decretada a prisão de Hermes da Fonseca, 302 jovens militares do Forte de Copacabana, no Rio de Janeiro, se sublevaram. Para reprimi-los o governo enviou para lá cerca de 3 mil soldados, que cercaram a fortaleza.

Numericamente inferiorizados, a grande maioria dos amotinados se rendeu, mas poucos militares, mesmo sem condições de enfrentar as tropas legalistas, saíram pelas ruas de Copacabana de armas em punho. No meio do caminho alguns rebeldes debandaram […]. Nos tiroteiros que se seguiram, apenas dois rebeldes sobreviveram.” (AZEVEDO & SERIACOPI, 2007).

O texto acima, descreve o(a)

Resposta:

A alternativa correta é letra D) episódio que ficou conhecido como os “18 do Forte”, e que marca o início do movimento conhecido como Tenentismo.

Gabarito: ALTERNATIVA D

 

 

“No dia 5 de julho de 1922, três dias depois de ter sido decretada a prisão de Hermes da Fonseca, 302 jovens militares do Forte de Copacabana, no Rio de Janeiro, se sublevaram. Para reprimi-los o governo enviou para lá cerca de 3 mil soldados, que cercaram a fortaleza. Numericamente inferiorizados, a grande maioria dos amotinados se rendeu, mas poucos militares, mesmo sem condições de enfrentar as tropas legalistas, saíram pelas ruas de Copacabana de armas em punho. No meio do caminho alguns rebeldes debandaram […]. Nos tiroteiros que se seguiram, apenas dois rebeldes sobreviveram.” (AZEVEDO & SERIACOPI, 2007).


O texto acima, descreve o(a)

  • a)  “Intentona Comunista”, movimento desencadeado a partir de alguns quartéis do Rio de Janeiro, Recife e Natal, e que seguindo o exemplo do que ocorria na Rússia, objetivava a implantação do comunismo no Brasil.

Com apoio da União Soviética, Luís Carlos Prestes organizou uma oposição de extrema-esquerda no Brasil ao governo de Getúlio Vargas. Com os recursos recebidos de Moscou, conseguiu organizar uma tentativa de golpe de Estado, que era entendido como o estopim de uma grande revolução comunista no Brasil. Deflagrada em novembro de 1935, a Intentona Comunista apenas conseguiu tomar o controle de algumas guarnições militares em poucas capitais, principalmente o Rio de Janeiro e Recife. Com o golpe tendo sido traído e abandonado por supostos aliados, Prestes ainda tentou alguma forma de resistência armada, mas acabaram esmagados em poucos dias sem ter ameaçado sequer assumir o controle de uma única cidade. Prestes passaria a ser implacavelmente perseguido pela polícia política de Vargas e acabaria preso e torturado, bem como sua mulher, a judia alemã Olga Benário Prestes, seria entregue grávida à Alemanha nazista. Olga seria assassinada numa câmara de gás e sua filha, Anita Leocádia Prestes seria entregue, depois de intensa campanha, aos cuidados da família paterna. Alternativa errada.

 

  • b)  revolta dos “302 do Forte”, tentativa de golpe de Estado que tinha como intuito colocar o Marechal Hermes da Fonseca na presidência do País.

Hermes da Fonseca havia sido candidato à presidência em 1922, sendo alvo de uma campanha difamatória comandada por Arthur Bernardes. O levante do Forte de Copacabana foi uma reação à prisão de Fonseca no dia dois de julho em ato de arbítrio do presidente Epitácio Pessoa, ainda que o mesmo presidente o tenha libertado no dia seguinte. Com o levante, Fonseca seria mais uma vez acusado de conspiração, sendo preso por seis meses novamente por ordem de Pessoa. Alternativa errada.

 

  • c)  “Intentona Integralista”, tentativa de tomada de poder por forças de extrema direita, com o objetivo de introduzir um governo centralizado com fortalecimento do Poder Executivo.

A Intentona Integralista estava no extremo oposto de Luís Carlos Prestes: liderados por Plínio Salgado, os integralistas eram a expressão brasileira do fascismo. Ou seja, tratou-se de um movimento político antidemocrático, ultrarreacionário e profundamente anticomunista. A Intentona Integralista foi uma malfadada tentativa de golpe de Estado dos integralistas contra Vargas em 1938. Anteriormente muito próximos ao governo Vargas, que tinha importantes colorações fascistas, os integralistas se sentiram traídos quando o golpe do Estado Novo (1937) decretou o banimento de todas as agremiações políticas, incluindo o próprio Integralismo. Cercando o palácio presidencial, os revoltosos tentaram tomar a sede do poder para deflagrar o golpe, mas foram derrotados após algumas horas de conflito. Alternativa errada.

 

  • d)  episódio que ficou conhecido como os “18 do Forte”, e que marca o início do movimento conhecido como Tenentismo.

O movimento ficaria conhecido como os "18 do Forte" porque, após a debandada de vários dos revoltosos, apenas dezoito deles seguiram caminhando contra as forças legalistas como forma de manifestação profunda contra o arbítrio das oligarquias e contra o desvirtuamento dos ideias republicanos. Seria o primeiro de uma série de movimentos de contestação contra a Primeira República (1889-1930), que ficaria conhecido como Tenentismo por mobilizar vários oficiais de baixa patente do Exército. ALTERNATIVA CORRETA.

 

  • e)  “Revolta da Armada”, iniciada no Rio de Janeiro e disseminada por todo o sul do Brasil, unindo forças com os integrantes da Revolta Federalista.

A Revolta da Armada se deu nos primeiros anos da República, quando a centralização do poder em torno dos marechais presidentes ampliou significativamente a insatisfação de setores da Marinha. Em duas oportunidades, unidades da Armada se mobilizaram, tomaram navios de guerra e ameaçaram abrir fogo contra a capital da República enquanto exigiam reformas e transformações na ordem das coisas. Alternativa errada.

 

 

Sem mais, está correta a ALTERNATIVA D.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *