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“No dia 5 de julho, jovens oficiais do forte Copacabana rebelaram-se, com o apoio das guarnições do Distrito Federal, do Rio de Janeiro e do Mato Grosso. O objetivo era impedir a posse de Artur Bernardes. Embora a rebelião tenha fracassado, os jovens militares resolveram abandonar o forte e marchar pela praia de Copacabana para enfrentar as forças legalistas, numa atitude suicida da qual sobreviveram apenas os tenentes Siqueira Campos e Eduardo Gomes. Esse episódio é conhecido como ‘os 18 do Forte'”.

(KOSHIBA, L. / PEREIRA, D.M.F. 8′ ed. – História do Brasil no contexto da história ocidental. São Paulo, Atual, 2003, p. 41 2).

O episódio dos “18 do Forte”, citado no texto acima, marca o início de um movimento político de contestação à “República Velha”, às suas elites políticas e às suas práticas consideradas corrompidas, como: o “voto de cabresto”, a política dos governadores e a do “café com leite”.

Escolha entre as abaixo aquela que menciona corretamente o nome desse movimento.

Resposta:

A alternativa correta é letra E) Tenentismo.

Gabarito: ALTERNATIVA E

   

  

Escolha entre as abaixo aquela que menciona corretamente o nome desse movimento.

  • a)  Coronelismo.

O coronelismo era um fenômeno de controle das massas pelas oligarquias locais. Capazes de sequestrar o aparato estatal, os coronéis eram chefes da vida política dos municípios dos interior, fazendo do voto de cabresto a sua grande força, porque era capaz de controlar toda a vida eleitoral. Ou seja, o coronelismo era um fenômeno a ser combatido pelos movimentos citados no enunciado. Alternativa errada.

 
  • b)  Messianismo.

O messianismo era o fenômeno de lideranças religiosas, anunciando uma transformação de ordem metafísica, mobilizavam as massas em movimentos de contestação. Foi o caso, por exemplo de Canudos e da Revolta do Contestado. Alternativa errada.

 
  • c)  Federalismo.

Federalismo é a forma de organização do Estado, e não um movimento de contestação. Alternativa errada.

 
  • d)  Positivismo.

Importante corrente filosófica europeia do século XIX, o Positivismo animou as forças armadas na fundação da República brasileira. Os tenentistas eram profundamente influenciados pelo pensamento positivista. Alternativa errada.

 
  • e)  Tenentismo.

O tenentismo foi, de maneira geral, uma série de movimentos armados que partiram de parcelas do jovem oficialato do Exército que viam na República Velha uma traição aos princípios que animaram a Proclamação da República (1889). Para aqueles jovens, a realidade política brasileira e o estabelecimento das oligarquias agroexportadoras no centro do poder traíam os princípios fundamentais do positivismo que o próprio Exército encampara para derrubar a monarquia; e o tenentismo encarnava uma releitura e uma revitalização do pensamento positivista em ação na política brasileira. Sem abandonar certas reivindicações corporativistas e com os levantes armados de São Paulo (Revolta Paulista de 1924) e do Rio de Janeiro (Revolta dos 18 do Forte de 1922), o tenentismo, ainda que não tenha ameaçado de fato o governo central no campo de batalha, marcou uma posição importante na vida brasileira e abriu um ciclo de revoltas que marcaria a década de 1920. Entre 1925 e 1927, a Coluna Miguel Costa-Prestes percorreria todo o país sob esse horizonte positivista e com a vontade de superação do atraso estrutural brasileiro que era mantido pela República Velha. Desse caldo de cultura, Getúlio Vargas - claro herdeiro do positivismo gaúcho - disputaria as eleições presidenciais de 1930 com grandes chances de vitória após a cisão entre as oligarquias mineira e paulista. Sua candidatura contava com o apoio de elites descontentes com o governo central e dos dissidentes mineiros, que romperam com os paulistas após estes romperem os acordos de sucessão presidencial. ALTERNATIVA CORRETA.

   

Sem mais, está correta a ALTERNATIVA E.

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