No que diz respeito à Guerra de Canudos, pode-se afirmar corretamente que
- A) a oposição ao Estado laico da República, que instituiu o casamento civil e a secularização dos cemitérios, associada à miséria e ao abandono do povo, caracterizam a comunidade de Antônio Conselheiro.
- B) ocorreu no sertão nordestino, mas o objetivo de Antônio Conselheiro era espalhar aquele modelo socialista de comunidade a todos os cantos do Brasil com apoio dos antimonarquistas.
- C) o discurso messiânico e sebastianista de Conselheiro tinha guarida entre os donos de terra que criticavam a República, pois faziam parte da elite monarquista deposta pelo golpe de 1889.
- D) apesar de alguma simpatia popular, Canudos não teve apoio das populações das cidades vizinhas, devido aos saques e às invasões promovidas pelos jagunços liderados por Conselheiro.
Resposta:
Resposta correta:
Alternativa A) a oposição ao Estado laico da República, que instituiu o casamento civil e a secularização dos cemitérios, associada à miséria e ao abandono do povo, caracterizam a comunidade de Antônio Conselheiro.
A Guerra de Canudos (1896-1897) foi um conflito que ocorreu no sertão da Bahia entre as tropas do governo republicano e os seguidores de Antônio Conselheiro, líder religioso que fundou a comunidade de Canudos. Conselheiro e seus seguidores se opunham às mudanças trazidas pela República, como a separação entre Igreja e Estado, o casamento civil e a secularização dos cemitérios, além de protestarem contra a miséria e o abandono sofridos pela população sertaneja. O movimento foi visto como uma ameaça ao novo regime republicano, culminando em uma violenta repressão por parte das forças governamentais.
Deixe um comentário