No que se refere à história republicana brasileira, julgue o próximo item, a respeito da Primeira República e da denominada Revolução de 1930.
O governo de Floriano Peixoto conteve a Revolta da Armada por meio do apoio de navios de guerra estrangeiros atracados na Guanabara e das elites cafeeiras paulistas, para as quais a revolta punha em risco um futuro governo civil da República.
- A) Certo
- B) Errado
Resposta:
A alternativa correta é letra A) Certo
Gabarito: CERTO
O governo de Floriano Peixoto não cedeu às reivindicações da Segunda Revolta da Armada ocorrida em setembro de 1893.
A primeira Revolta da Armada havia ocorrido em novembro de 1891, forçando a renúncia de Deodoro da Fonseca. A Segunda Revolta da Armada pretendia forçar a saída de Floriano Peixoto, que deveria convocar novas eleições, segundo o que constava na Constituição, mas não o fez, pretendendo continuar na presidência.
A Segunda Revolta da Armada foi liderada pelo almirante Custódio José de Melo. Sob a ameaça de bombardear o Rio de Janeiro com 15 navios da Marinha ancorados na baía da Guanabara, os revoltosos exigiam que o presidente convocasse novas eleições, como Floriano não o fez, a ameaça foi cumprida.
Resistindo aos revoltosos, Floriano, contando com o apoio do Partido Republicano Paulista (representante dos cafeicultores de São Paulo) e utilizando os navios de guerra estrangeiros atracados na Guanabara e as tropas do exército, combateu os revoltosos, buscando impor-se politicamente.
Em março de 1894, sem o apoio da população e na carência de alimentação, munição e água, a Revolta da Armada teve fim, com parte dos revoltosos pedindo asilo político a Portugal e outra parte partindo para o sul para integrar a Revolução Federalista.
Referências:
COTRIM, Gilberto. História Global: Brasil e Geral, volume 3. 1ª ed. São Paulo: Saraiva, 2010.
VAINFAS, Ronaldo et ali. História: o mundo por um fio: do século XX ao XXI, volume 3. São Paulo: Saraiva, 2010.
Deixe um comentário