Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

“O advento da República proclama sonoramente a vitória do cosmopolitismo no Rio de Janeiro. O importante, na área central da cidade, era estar em dia com os menores detalhes do cotidiano do Velho Mundo. E os navios europeus, principalmente franceses, não traziam apenas os figurinos, o mobiliário e as roupas, mas também as notícias sobre as peças e livros mais em voga, as escolas filosóficas predominantes, o comportamento, o lazer, as estéticas e até as doenças, tudo enfim que fosse consumível por uma sociedade altamente urbanizada e sedenta de modelos de prestígio”

 

(SEVCENKO, 1995, p.36).

 

Analise as assertivas abaixo, sobre a busca pela modernidade por parte da elite carioca.

 

I– Toda cidade parecia estar voltada para a novidade e para a última moda. A influência estrangeira era visível nas roupas e adereços usados sobretudo pelas mulheres “chiques” da cidade que disputavam espaço nas lojas da Rua do Ouvidor.

 

II– A elite carioca convivia com o cosmopolitismo, se identificava com a vida parisiense e, ao mesmo tempo, valorizava elementos ligados à cultura popular.

 

III– A partir da procura dos novos hábitos e costumes, o carnaval foi uma das formas de lazer que passou por alterações. As velhas fantasias de índio e cobra-viva foram substituídas pelas luxuosas fantasias das escolas de Samba.

 

IV– O cinema, o automóvel, a moda, o teatro, os cafés, a vida “chique” e mundana representavam o anseio dessas elites sequiosas pela nova modernidade carioca.

 

V– As elites se adaptaram aos novos modos de vida da cidade do Rio de Janeiro. Em contrapartida às mudanças consideradas modernas, foram implementadas restrições e proibições às festas populares como Bumba-meu-boi, Judas e Festa da Glória.

 

É CORRETO o que se afirma apenas em:

Resposta:

A alternativa correta é letra E) I, IV e V.

Gabarito: ALTERNATIVA E

(SEVCENKO, 1995, p.36).

    A afirmativa praticamente repete aquilo que é dito no trecho citado no enunciado, não havendo muito espaço para dúvidas. O único ponto a ser observado é que a Rua do Ouvidor, no final do século XIX, era um ponto nevrálgico do comércio carioca, cujas lojas atraíam a elite da capital brasileira com produtos vindos da Europa. AFIRMATIVA VERDADEIRA.

      Ora, o texto é muito claro sobre o enviesamento cultural vivido pelo Brasil naquele início de República. A ideia de modernização estava intimamente ligada à negação sobre a cultura popular, buscando nos costumes europeus a tradução maior da civilização e das boas práticas. Os elementos brasileiros eram antes compreendidos como marca maior de atraso em relação à Europa e de corrupção dos costumes. Afirmativa falsa.

        Como dito acima, as manifestações populares eram antes compreendidas como um problema pelo projeto modernizador brasileiro. E o carnaval era uma dessas manifestações vistas como menores na medida em que não reproduzia os hábitos europeus. O que ocorreu foi antes a europeização do carnaval nos salões nobres da cidade, ao passo que o carnaval de rua ficou sendo entendido como algo menor. Além disso, o Carnaval das escolas de samba só surgiria na década de 1930, quando essas agremiações populares vão se organizar de fato. Afirmativa falsa.

          Nesta afirmativa, o avaliador simplesmente descreve os elementos da vida europeia importados pelo Rio de Janeiro da virada do século. Data desse momento, por exemplo, a construção do Theatro Municipal do Rio de Janeiro e a conformação da Cinelândia, além da multiplicação dos cafés pelo centro da cidade. Sempre atentos à estética europeia, os membros dessa elite tentavam emular os costumes parisienses nas mais diversas expressões do lazer e do cotidiano. AFIRMATIVA VERDADEIRA.

            Como explicado acima, a cultura popular passou a ser compreendida como um obstáculo à modernização do país, e não como uma marca da singularidade brasileira. Principalmente no início do século XX, houve uma criminalização geral da ludicidade e do lazer populares. Além das festas populares, há de se observar que as formas de lazer como os jogos, as rodas de samba e o cotidiano dos botequins passaram a ser alvo da repressão policial em nome do projeto modernizador. AFIRMATIVA VERDADEIRA.

            Assim, são verdadeiras as afirmativas I, IV e V.

            É CORRETO o que se afirma apenas em:
            a)  IV.
            b)  III III.
            c)  IIIII V.
            d)  IV V.
            e)  IIV V.

            Sem mais, está correta a ALTERNATIVA E.

            Continua após a publicidade..

            Deixe um comentário

            O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *