Continua após a publicidade..
O coronelismo consistiu em um fenômeno político da Primeira República (1889-1930), tendo como uma de suas principais características o controle do voto, limitando o exercício da cidadania. Assinale a alternativa que corresponde à estrutura social ao qual o referido período está vinculado:
- A) Possuindo um nível satisfatório de distribuição da renda, era uma sociedade igualitária.
- B) Era uma sociedade predominantemente agrária, marcada pela concentração da terra e do poder político local e regional.
- C) Estrutura social tradicional, com a manutenção da escravidão nos engenhos como forma produtiva típica.
- D) Existia um constante clima de opressão mantido pelo exército e polícia, prevalecendo um regime ditatorial.
- E) Havendo uma relativa harmonia entre as classes, era uma sociedade estagnada.
Resposta:
$@$v=v1.20-rv2$@$
Resposta:
B) Era uma sociedade predominantemente agrária, marcada pela concentração da terra e do poder político local e regional.
Explicação:
O coronelismo foi um fenômeno político característico da Primeira República Brasileira (1889-1930), marcado pelo controle do voto e limitação do exercício da cidadania. Nesse período, a estrutura social brasileira era predominantemente agrária, com a concentração da terra e do poder político local e regional nas mãos de poucos proprietários rurais, conhecidos como "coronéis". Esses coronéis exerciam grande influência política e controlavam o voto dos eleitores, o que limitava a participação política e a representação dos interesses da população.
Deixe um comentário