Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

O crescimento das cidades e a diversificação de suas atividades foram os requisitos mínimos de constituição de um movimento da classe trabalhadora. Sobre os movimentos sociais urbanos, é INCORRETO afirmar que:

Resposta:

A alternativa correta é letra B) O movimento da classe trabalhadora urbana no curso da Primeira República, na maioria das vezes, obteve êxito.

Gabarito: Letra B

 

O movimento da classe trabalhadora urbana no curso da Primeira República, na maioria das vezes, obteve êxito.

 

A questão pede que apontemos a alternativa incorreta em relação aos movimentos sociais urbanos e não é possível dizer que o movimento da classe trabalhadora durante a Primeira República obteve êxito na maioria das vezes.

Pelo contrário, as vezes em que algum êxito era obtido em suas reivindicações em seguida havia retaliações, visto que durante a Primeira República o movimento de trabalhadores era tratado como caso de Polícia e as elites políticas e econômicas do país viam as manifestações operárias como simples baderna e tratavam a questão social no Brasil como “caso de polícia”. Assim, a maioria dos políticos e empresários dessa época não davam a devida atenção aos protestos dos trabalhadores e tratavam a questão por meio do uso da violência policial.

Além disso, nos casos em que aparentava que os trabalhadores do período da Primeira Republica estavam obtendo êxitos em suas reivindicações, acontecia delas não saírem do papel. Como ocorreu na década de 1920, quando o Congresso Nacional chegou a discutir e aprovar algumas leis sociais, como limitação da jornada de trabalho infantil, férias e a formação de um sistema de aposentadorias, porém, na prática, nenhuma dessas leis chegou a ser implementada.

 

As demais alternativas trazem afirmativas corretas sobre os movimentos sociais urbanos e por isso não respondem corretamente a questão.

 

Letra A: O jogo político oligárquico era feito sem necessidade de agradar à massa operária nascente.

 

Durante a Primeira República, a política era controlada pelos coronéis, grandes fazendeiros das regiões, que influenciavam o jogo político através de uma rede clientelista, do voto de cabresto e da fraude no processo eleitoral, dessa forma não havia a necessidade de corresponder aos interesses da massa operária nascente a fim de agradá-la para receber seu voto.
 

Letra C: As cidades concentravam fábricas e serviços, reunindo centenas de trabalhadores que participavam de uma condição comum.

 

O avanço industrial verificado nas principais cidades brasileiras no período da Primeira República trouxe maior importância e visibilidade para o setor urbano e, como consequência, operários e grupos médios urbanos que ali se concentravam em decorrência do seu trabalho passaram a lutar pelo direito de participar das decisões políticas e econômicas do país, como foi o caso do movimento operário que passou a manifestar-se através de protestos e reivindicações, buscando conquistar melhores condições de trabalho e de vida, lutando por direitos trabalhistas e sociais.


Letra D: As greves tinham fortes repercussões quando eram gerais, ou quando atingiam setores-chave do sistema agroexportador, como ferrovias e portos.

 

As greves trabalhistas gerais ou que atingiam setores chaves do sistema agroexportador sempre tiveram fortes repercussões levando os “patrões” a negociarem com os seus empregados. Um exemplo disso foi a Primeira Greve Operária de 1917. Como resultado dessa primeira greve geral da história do Brasil, o governo e os patrões resolveram negociar e concederam reajustes salariais.

 

Referências:

 

COTRIM, Gilberto. História Global: Brasil e Geral, volume 3. 1ª ed. São Paulo: Saraiva, 2010.

 

VAINFAS, Ronaldo et ali. História: o mundo por um fio: do século XX ao XXI, volume 3. São Paulo: Saraiva, 2010.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *