O elemento decisivo na crise da República oligárquica nasceu dentro do Exército e após a eleição de 1922, originando o movimento tenentista. Sobre o movimento é correto afirmar:
I. Os tenentes protagonizaram uma série de revoltas e rebeliões armadas, cujo objetivo era atingir o governo federal.
II. Em 1924, comandados pelo general Isidoro Dias Lopes e os capitães Joaquim e Juarez Távora, os tenentes ocuparam a cidade de São Paulo por dois anos e articularam uma série de revoltas em outros estados brasileiros.
III. Os tenentes acreditavam que somente o Exército poderia arbitrar os conflitos da sociedade, sanear e regenerar as instituições da prática pública corrupta dos civis.
IV. A primeira revolta tenentista teve inicio em 5 de julho de 1922, no forte de Copacabana, contando com uma tropa de aproximadamente 300 homens. Liderados por 18 tenentes, os revoltosos decidiram impedir a posse do presidente Nilo Peçanha.
Estão corretas apenas as afirmativas:
- A) I, II,III e IV.
- B) I e III.
- C) II, III e IV.
- D) III e IV.
Resposta:
Resposta Correta: B) I e III.
Explicação:
A afirmativa I está correta, pois os tenentes realmente protagonizaram diversas revoltas e rebeliões armadas com o objetivo de atingir o governo federal e promover mudanças políticas.
A afirmativa II está incorreta. Embora os tenentes tenham ocupado São Paulo em 1924, essa ocupação durou apenas algumas semanas, não dois anos.
A afirmativa III está correta, pois os tenentes acreditavam que o Exército era a única instituição capaz de arbitrar os conflitos da sociedade e regenerar as instituições públicas corrompidas.
A afirmativa IV está incorreta porque a primeira revolta tenentista realmente iniciou-se em 5 de julho de 1922 no Forte de Copacabana, mas o alvo não era impedir a posse de Nilo Peçanha, e sim a posse de Artur Bernardes.
Deixe um comentário