Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

O estado de Rondônia recebeu tal denominação devido à importância do Marechal Cândido Rondon, um dos desbravadores da região nas primeiras décadas do período republicano. O processo de ocupação das terras entre os estados de Mato Grosso e do Amazonas, promovido por Cândido Rondon na virada do século XIX para o XX acumulou, principalmente, duas funções:

Resposta:

A alternativa correta é letra A) instalação de redes de telégrafo / incorporação nacional dos povos indígenas.

Gabarito: Letra A

 

(instalação de redes de telégrafo / incorporação nacional dos povos indígenas.)

 

O processo de ocupação do atual território de Rondônia em finais do século XIX e início do século XX está ligado à demanda pela borracha no mercado internacional, que atraiu milhares de trabalhadores e proprietários de seringais para a região a fim de extrair o látex, matéria-prima para a criação da goma de borracha.

,

Paralelamente a essa migração ocorreu um movimento de expandir e integrar áreas mais distantes do Brasil à região sul e sudeste e isso foi feito através dos meios de comunicação, com uma série de projetos de instalações de linhas telegráficas no qual se destacou, Cândido Mariano da Silva Rondon, militar e engenheiro encarregado de ampliar o sistema telegráfico no país.

 

Em 1900, o militar recebeu a atribuição de estender a legação telegráfica a partir do Rio de Janeiro até as fronteiras com o Paraguai e a Bolívia, na chefia de uma comissão construtora de linhas telegráficas.

 

O resultado dessa expedição foi a construção de 1.746km de linhas telegráficas, ficando o Rio de Janeiro ligado a Corumbá e Coimbra, na fronteira boliviana, e a Porto Murtinho e Bela Vista, na fronteira com o Paraguai.

 

Logo após o fim dessa primeira expedição, o presidente da República, Afonso Pena, determinou ainda em 1906-1907 a extensão das linhas telegráficas até o vale Amazônico nomeando Rondon engenheiro-chefe estender uma linha telegráfica entre as cidades de Cuiabá e Porto Velho.

 

Mas a integração do território de Rondônia também recaiu sobre as populações indígenas dessa região. Coube novamente ao Marechal Rondon o incentivo à realização de inúmeros levantamentos e estudos sobre as populações indígenas existentes em várias regiões do país. Isso contribuiu para o contato com grupos que viviam isolados. Ele comandou expedições para assimilar o indígena ao mundo “civilizado”, ou seja, incorporar os indígenas ao estado brasileiro, prestando assistência e proteção. Rondon foi o primeiro diretor do Serviço de Proteção Indígena (SPI), fundado em 1910, destinado a garantir a tutela dos povos indígenas.

  

Por que as demais estão incorretas?

 

Letra B: aumento da produtividade da soja / implementação do Projeto Calha Norte.

 

A produção de soja e a expansão dessa planta começou a ser feita em finais da década de 1960, sendo o processo mais intenso a partir da década de 1970 com o apoio do estado brasileiro que incentivou pesquisas no campo através da Embrapa. O Projeto Calha Norte é da década de 1980 e visou garantir a segurança das fronteiras nacionais no norte do país, bem como a ocupação de áreas vazias nessa região através do assentamento de colonos e por fim a preservação de áreas indígenas.

  

Letra C: desenvolvimento dos seringais / defesa da territorialidade dos quilombolas.

 

Os seringais começaram a ganhar importância na segunda metade do século XIX em função da procura pela borracha. Mas a defesa do reconhecimento dos direitos dos quilombolas passou a ser constante a partir da década de 1980.

  

Letra D: construção das grandes hidrelétricas / criação do estado de Rondônia.

 

As principais hidrelétricas do Brasil começaram a ser construídas na década de 1950, sendo ampliadas pelo território brasileiro nas décadas seguintes. As duas principais hidrelétricas do território de Rondônia (Jirau e Santo Antônio) foram construídas nos anos 2000. E por falar em Rondônia, o estado só foi criado em 1982.

  

Letra E: defesa das linhas de fronteira / expansão da pecuária pelos sulistas.

 

Embora a preocupação com as fronteiras seja uma característica da virada do século XIX para o XX, tanto que o Brasil negociou acordos de limites com países vizinhos, não podemos dizer que a expansão da pecuária pelos sulistas tenha ocorrido nesse mesmo momento. A expansão da fronteira agrícola pecuarista é mais recente e datada da segunda metade do século XX.

  

Referências:

 

DINIZ, Eugenio. O Projeto Calha Norte: antecedentes políticos. Dissertação de mestrado em Ciências Políticas. São Paulo: USP, 1994.

 

IBGE Cidades. Rondônia. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/ro/historico.

 

Verbete: CANDIDO MARIANO DA SILVA RONDON. CPDOC. Disponível em: http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/dicionarios/verbete-biografico/candido-mariano-da-silva-rondon. 

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *