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O Manifesto Antropofágico, escrito por Oswald de Andrade, publicado em maio de 1928, representa a continuidade do Movimento Modernista, iniciado no início da década de 1920. Esse movimento configurou-se como fundamental para a história e para arte brasileira. Sobre as propostas do Manifesto Antropofágico, leia as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:


I. A retomada de costumes indígenas, em que o canibalismo era essencial para a formação de uma identidade genuinamente brasileira, livre de influências de outrem;


II. Ironizar costumes indígenas, tido como selvagem, por uma forma misturada e brasileira de composição da arte, fundamentada pela apropriação teórica marxista da história e da arte surrealista;


III. Retomada do fundamento antropofágico, no sentido de apropriação do outro, de elementos culturais, das técnicas importadas como surrealismo, para reelaborando-as com autonomia autoral;


IV. Entre as diversas influências filosóficas, o materialismo histórico e a psicanálise freudiana, destacam-se.


É correto o que se afirma em:

Resposta:

A alternativa correta é letra A) III e IV, apenas.

Gabarito: ALTERNATIVA A

  

O Manifesto Antropofágico, escrito por Oswald de Andrade, publicado em maio de 1928, representa a continuidade do Movimento Modernista, iniciado no início da década de 1920. Esse movimento configurou-se como fundamental para a história e para arte brasileira. Sobre as propostas do Manifesto Antropofágico, leia as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:

 
  • I. A retomada de costumes indígenas, em que o canibalismo era essencial para a formação de uma identidade genuinamente brasileira, livre de influências de outrem;

Chega a ser risível a ideia de quem, em 1928, Oswald de Andrade estava propondo o canibalismo como marca distintiva e decisiva da identidade nacional. O Manisfesto Antropofágico se debruçava sobre o aspecto cultural: imbuídos das tradições e das raízes profundas do Brasil (imaginado, principalmente, sob o mito das três raças), lançar-nos-íamos à incorporação das melhores influências internacionais para produzir uma real expressão moderna brasileira: devoraríamos (e daí o jogo de palavras com a antropofagia) as influências internacionais para mesclá-las à verdade cultural brasileira anterior e profunda, afirmando, aí sim, um modernismo brasileiro. Era a antropofagia cultural sonhada pelos modernistas brasileiros. Afirmativa falsa.

 
  • II. Ironizar costumes indígenas, tido como selvagem, por uma forma misturada e brasileira de composição da arte, fundamentada pela apropriação teórica marxista da história e da arte surrealista;

Ainda que se tivesse certa percepção preconceituosa quanto às culturas indígenas, os modernistas tinham um plano de valorizá-las como parte integrante (e distante) da formação brasileira. Atrair para a cultura a ideia de antropofagia era, também, uma forma de afirmar um suposto passado indígena mesmo no aspecto que mais aterrorizava os conquistadores europeus no século XVI. Os temas indígenas eram parte do elemento distintivo da arte brasileira dentro do modernismo em termos mundiais e a afirmação desse singularismo local era importante para aqueles artistas. Portanto, estamos longe de se falar de uma apropriação teórica ou de uma alienação cultural, mas sim uma tentativa de amalgamar profundamente as experiências locais com as vanguardas europeias. Afirmativa falsa.

 
  • III. Retomada do fundamento antropofágico, no sentido de apropriação do outro, de elementos culturais, das técnicas importadas como surrealismo, para reelaborando-as com autonomia autoral;

Estas são características essenciais da antropofagia cultural: a autonomia autoral de bases (e, principalmente, temas) profundamente brasileiras em franco diálogo com as transformações culturais das principais vanguardas num momento de grande efervescência cultural. Devorar, nesse sentido, rememorava a lógica do canibalismo indígena: comer para tomar para si as forças e as virtudes do inimigo vencido. No caso da cultura, fazer uma importação crítica e amalgamada de técnicas e de elementos culturais para se pensar um modernismo brasileiro. AFIRMATIVA VERDADEIRA.

 
  • IV. Entre as diversas influências filosóficas, o materialismo histórico e a psicanálise freudiana, destacam-se.

Sobre as influências do modernismo brasileiro, há de se ter claro que praticamente todos os expoentes da nossa arte nesse período tinha formação na Europa. Ou seja, tiveram contato com as vanguardas intelectuais que fervilhavam no Velho Mundo no início do século XX, que assistia tanto a ascensão da psicanálise freudiana quanto expressões mais avançadas do materialismo histórico inspirado na teoria marxista. Consta no período, por exemplo, a formação dos chamados romances ideológicos, que abriam mão de aspectos estéticos para privilegiar a demonstração de teorias em favor de ideologias. AFIRMATIVA VERDADEIRA.

  

Assim, estão corretas as afirmativas III e IV.


É correto o que se afirma em:
a)  III e IV, apenas.
b)  II e III, apenas.
c)  I e IV, apenas.
d)  I e II, apenas.

  

Sem mais, está correta a ALTERNATIVA A.

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