O Modernismo foi o principal movimento cultural ocorrido na Velha República. Em 1922, a Semana de Arte Moderna anunciava para um público restrito as novidades estéticas que mais tarde se transformariam em referência para a cultura brasileira.
Acerca desse movimento e do ambiente político em que estava inserido, marque a alternativa CORRETA:
- A) A recepção dos padrões estéticos europeus foi adaptada às circunstâncias nacionais; portanto, os modernos também foram estudiosos, por exemplo, do folclore brasileiro, Mario de Andrade.
- B) O Modernismo foi a expressão do desenvolvimento industrial brasileiro. A modernização econômica iniciada com o café ganhou impulso com a industrialização nas primeiras décadas do século XX e encontrou nesse movimento sua expressão estética.
- C) A Semana de Arte Moderna realizada em São Paulo teve na imitação dos padrões europeus sua principal novidade, o que indica uma clara rejeição à cultura e aos valores nacionais pela elite paulista.
- D) Olavo Bilac e Monteiro Lobato foram expressões de destaque no movimento modernista. Bilac, na poesia, valorizou a forma enxuta e a irreverência com a qual os poetas modernistas tratavam a língua, e Lobato especializou-se nos estudos folclóricos, com a pesquisa acerca do saci.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) A recepção dos padrões estéticos europeus foi adaptada às circunstâncias nacionais; portanto, os modernos também foram estudiosos, por exemplo, do folclore brasileiro, Mario de Andrade.
Gabarito: Letra A
A recepção dos padrões estéticos europeus foi adaptada às circunstâncias nacionais; portanto, os modernos também foram estudiosos, por exemplo, do folclore brasileiro, Mario de Andrade.
Nos primeiros vinte e cinco anos do século XX, vemos surgir o que ficou conhecido como movimento modernista, que impactou o cenário nacional com novas linguagens estéticas e ideias inovadoras.
O movimento modernista teve como marco inicial a Semana de Arte Moderna, realizada na cidade de São Paulo entre os dias 11 e 18 de fevereiro de 1922. Tendo como palco o Teatro Municipal de São Paulo, a Semana contou com recitais de poesia, exposições de pintura e escultura, festivais de música e conferências sobre arte. Os nomes que mais se destacaram foram os dos escritores Mário de Andrade, Menotti del Picchia, Ronald de Carvalho e Oswaldo de Andrade; dos músicos Heitor Villa-Lobos e Ernani Braga; e dos artistas plásticos Emiliano Di Cavalcanti, Anita Malfatti, Tarsila do Amaral e Victor Brecheret.
Um dos principais objetivos do movimento modernista foi a reação crítica contra os padrões considerados arcaicos de nossa arte (pintura, escultura, literatura) e contra a invasão cultural estrangeira, que despersonalizava a expressão artística no Brasil.
Dessa forma, o escritor Mario de Andrade, autor de Macunaíma, apontava a necessidade de aprofundar o terreno nacional, superando o sentimento de inferioridade dos brasileiros em relação aos europeus. De acordo com escritor o passado e as tradições deveriam servir à compreensão do presente, sendo importante, portanto, compreendê-lo. O passado, a memória nacional e as raízes culturais brasileiras (entre as quais encontra-se o folclore) deveriam ser valorizados e estudados.
Os modernistas de 1922 criticavam o comodismo cultural de uma produção transplantada da Europa. O Manifesto Antropofágico, escrito por Oswaldo de Andrade, publicado em 1928, nos dá uma melhor ideia de como os modernistas entendiam que deveria ser a arte brasileira. O autor propunha a deglutição (aproveitamento de tudo que fosse útil) da cultura europeia, que seria remodelada pelas entranhas (a realidade) das terras brasileiras.
Por que as demais estão incorretas?
Letra B: O Modernismo foi a expressão do desenvolvimento industrial brasileiro. A modernização econômica iniciada com o café ganhou impulso com a industrialização nas primeiras décadas do século XX e encontrou nesse movimento sua expressão estética.
O modernismo foi expressão das mudanças por quais passava a sociedade brasileira no início da Primeira República, o espírito de mudança e contestação que atingiu a sociedade brasileira, a partir das obras de modernização da capital e dos movimentos contestatórios também levaram a contestação do universo cultural brasileiro. Portanto, não surgiu com o café ou a sociedade do café, principal produto de exportação brasileira desde o século XIX.
Letra C: A Semana de Arte Moderna realizada em São Paulo teve na imitação dos padrões europeus sua principal novidade, o que indica uma clara rejeição à cultura e aos valores nacionais pela elite paulista.
O movimento modernista criticava a imitação dos padrões europeus e valorizava as raízes culturais e as memórias nacionais.
Letra D: Olavo Bilac e Monteiro Lobato foram expressões de destaque no movimento modernista. Bilac, na poesia, valorizou a forma enxuta e a irreverência com a qual os poetas modernistas tratavam a língua, e Lobato especializou-se nos estudos folclóricos, com a pesquisa acerca do saci.
Olavo Bilac morreu em 1918, antes do movimento modernista e foi um dos representantes do Parnasianismo (bem influenciado pelos padrões europeus), contra o qual os modernistas buscaram reagir. Já Monteiro Lobato (nacionalista convicto) foi um dos críticos do movimento modernista devido ao que entendia como reprodução acrítica de valores estéticos das vanguardas europeias, ou seja, a crítica era voltada para o estrangeirismo, observado por ele nas obras de Anita Malfatti. Portanto, nem Monteiro Lobato nem Olavo Bilac foram expressões de destaque no movimento modernista.
Referências:
COTRIM, Gilberto. História Global: Brasil e Geral, volume 3. 1ª ed. São Paulo: Saraiva, 2010.
NASSIF, Luis. “Monteiro Lobato e os modernistas”. Jornal GGN, 14 de fev. 2012. Disponível em: https://jornalggn.com.br/cultura/monteiro-lobato-e-os-modernistas/#:~:text=De%20acordo%20com%20o%20historiador,inaugurada%20em%20dezembro%20de%201917. Acesso em 22 de jun. de 2020.
VAINFAS, Ronaldo et ali. História: o mundo por um fio: do século XX ao XXI, volume 3. São Paulo: Saraiva, 2010.
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