Continua após a publicidade..
O movimento de Canudos foi o tema do livro Os Sertões, escrito por Euclides da Cunha, com base nos artigos que escreveu para o jornal O Estado de S.Paulo, como correspondente na campanha de Belo Monte. O escritor considerou Canudos um fenômeno de
- A) desequilíbrio mental de Antônio Conselheiro, que julgava ser o representante do Messias e acreditava ter a missão de combater a república recém-instalada e os republicanos que instituíram o casamento civil.
- B) desequilíbrio biológico e psicológico provocado pela miscigenação de raças nos sertões, deixando para um segundo plano o significado social do movimento, que lutava contra a miséria e contra a exploração dos latifundiários.
- C) explosão demográfica no sertão, que passou a exigir do governo republicano a criação de medidas que atendessem a população que residia, sobretudo, no arraial de Canudos.
- D) libertação de todos os sertanejos que viviam em Belo Monte, sob a autoridade de Antônio Conselheiro, e que desejavam a proteção do governo republicano e uma política de distribuição de terras improdutivas.
Resposta:
O movimento de Canudos foi o tema do livro "Os Sertões", escrito por Euclides da Cunha, com base nos artigos que escreveu para o jornal O Estado de S.Paulo, como correspondente na campanha de Belo Monte. O escritor considerou Canudos um fenômeno de desequilíbrio biológico e psicológico provocado pela miscigenação de raças nos sertões, deixando para um segundo plano o significado social do movimento, que lutava contra a miséria e contra a exploração dos latifundiários.
A alternativa correta é letra B) desequilíbrio biológico e psicológico provocado pela miscigenação de raças nos sertões, deixando para um segundo plano o significado social do movimento, que lutava contra a miséria e contra a exploração dos latifundiários.
Continua após a publicidade..
Deixe um comentário