Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

“O país vivia o primeiro governo civil depois da Proclamação da República, tendo a frente Prudente de Moraes. O momento político era extremamente delicado em decorrência da disputa entre militares e civis pela liderança do poder nos primeiros anos da República. Foi em meio a esse cenário político instável e potencialmente explosivo que a capital federal e as autoridades governamentais receberam a trágica notícia do desfecho da terceira expedição enviada a Canudos, em março de 1897. O coronel Moreira César, fora morto pelos conselheiristas. Canudos parecia invencível. Dois dias após a morte de Moreira César uma nova expedição partiu com mais de 10.000 homens. Foi uma longa e penosa etapa que durou até 5 de outubro de 1897, data da entrada do exército em Canudos. Todos os combatentes foram degolados, algumas mulheres e crianças ficaram à mercê das tropas” (HERMANN, 2008, p.139).

Sobre o Movimento de Canudos, assinale a alternativa CORRETA:

Resposta:

A alternativa correta é letra D) A Guerra de Canudos foi o resultado de tensões sociais e políticas, causadas pela extrema miséria e exploração do homem do campo como mão-de-obra barata e massa agregada aos coronéis locais, além de valores religiosos populares.

Vamos analisar cada alternativa, para identificar a correta.

 

A) Antônio Conselheiro foi um padre que deixou a Igreja, para lutar ao lado dos pobres, contra os latifundiários e os simpatizantes da monarquia. Andava pelos sertões, pregando a mensagem de Deus e os ideários da República e da Revolução Francesa: igualdade, liberdade e fraternidade.

INCORRETO. Antônio Conselheiro não era um padre, mas sim um líder religioso leigo. Além disso, ele não pregava os ideais da República ou da Revolução Francesa, mas sim uma visão messiânica e apocalíptica que se opunha ao secularismo da República. Ele não lutava contra os latifundiários, mas contra a imposição do Estado republicano. Alternativa errada.

 

B) O coronel Moreira César ganhou a fama de cortar a cabeça dos seus inimigos e, em 1897, após sua vitória em Canudos, degolou Antônio Conselheiro e levou sua cabeça até a capital do país.

INCORRETO. Moreira César foi morto em combate em Canudos e, portanto, não poderia ter degolado Antônio Conselheiro, nem levado sua cabeça para a capital. Alternativa errada.

 

C) Antônio Conselheiro era filho de um rico proprietário de terra do Ceará, estudou francês, espanhol e latim e ordenou-se padre. Após a morte do seu pai, deixou a batina, casou-se e foi traído pela mulher. Transtornado com a vergonha sofrida, passou a vagar pelos sertões.

INCORRETO. Antônio Conselheiro era filho de pequenos comerciantes e não de um rico proprietário de terras. Ele não era um padre ordenado e, embora tenha tido uma experiência traumática no casamento, isso não é o que o levou a vagar pelos sertões. Sua peregrinação foi motivada por uma visão religiosa e messiânica. Alternativa errada.

 

D) A Guerra de Canudos foi o resultado de tensões sociais e políticas, causadas pela extrema miséria e exploração do homem do campo como mão-de-obra barata e massa agregada aos coronéis locais, além de valores religiosos populares.

CORRETO. A Guerra de Canudos foi de fato o resultado de tensões sociais e políticas, e foi alimentada pela extrema pobreza e exploração dos trabalhadores rurais. Além disso, a religiosidade popular e a liderança carismática de Antônio Conselheiro desempenharam um papel importante no movimento. Alternativa correta.

 

E) Canudos foi, seguramente, o movimento de religiosidade popular mais longo do país que resistiu a três expedições do exército e a quarta só foi vitoriosa, porque Antônio Conselheiro já havia morrido e o Arraial não recebia mais ajuda divina.

INCORRETO. Embora Canudos tenha resistido a três expedições do exército, não é correto afirmar que a quarta só foi vitoriosa porque Antônio Conselheiro havia morrido. A quarta expedição foi vitoriosa devido a uma combinação de fatores, incluindo uma estratégia militar mais eficaz e o esgotamento dos recursos de Canudos. Além disso, a afirmação de que Canudos "não recebia mais ajuda divina" é uma interpretação religiosa, não um fato histórico. Alternativa errada.

 

Portanto, a alternativa correta é a LETRA D.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *