O presente texto de Machado de Assis, originalmente escrito em 1904, pode ser considerado um testemunho do advento republicano e dos tempos que a ele se seguiram. Leia-o com atenção.
Como diabo é que eles fizeram isto, sem que ninguém desse pela coisa? – refletia Paulo – Podia ter sido mais turbulento. Conspiração houve, decerto, mas uma barricada não faria mal. Seja como for, venceu-se a campanha. […] é que o regime estava podre e caiu por si… Enquanto a cabeça de Paulo ia formulando essas ideias, a de Pedro ia pensando o contrário […] Um crime e um disparate, além de ingratidão; […] Mas nem tudo acabou. Isso é fogo de palha; […] amanhã ainda é tempo; por hora tudo são flores. Há ainda um punhado de
homens…
(MACHADO DE ASSIS. Esaú e Jacó. São Paulo: Martin Claret, 2008, cap. LXVII.)
Sobre a Proclamação da República no Brasil, assinale a afirmativa correta.
- A) Em que pese o fato de ter sido desfechada em um único dia, não se pode considerá-la um improviso, como sugeriu Euclides da Cunha.
- B) Foi um golpe militar sem a participação das elites civis ou do povo da jovem nação que, como sugeriu Aristides Lobo, assistiu a tudo bestializado.
- C) Tornou-se possível graças ao depauperamento do Império e impôs-se com completa aceitação, sem resistências, como afirmou o Barão de Lucena.
- D) Pode-se considerá-la obra de Deodoro da Fonseca, um de seus principais articuladores, responsável pela conspiração que anulou toda a oposição ao golpe.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) Em que pese o fato de ter sido desfechada em um único dia, não se pode considerá-la um improviso, como sugeriu Euclides da Cunha.
Gabarito: ALTERNATIVA A
O presente texto de Machado de Assis, originalmente escrito em 1904, pode ser considerado um testemunho do advento republicano e dos tempos que a ele se seguiram. Leia-o com atenção.
Como diabo é que eles fizeram isto, sem que ninguém desse pela coisa? – refletia Paulo – Podia ter sido mais turbulento. Conspiração houve, decerto, mas uma barricada não faria mal. Seja como for, venceu-se a campanha. [...] é que o regime estava podre e caiu por si... Enquanto a cabeça de Paulo ia formulando essas ideias, a de Pedro ia pensando o contrário [...] Um crime e um disparate, além de ingratidão; [...] Mas nem tudo acabou. Isso é fogo de palha; [...] amanhã ainda é tempo; por hora tudo são flores. Há ainda um punhado de
homens...
(MACHADO DE ASSIS. Esaú e Jacó. São Paulo: Martin Claret, 2008, cap. LXVII.)
Sobre a Proclamação da República no Brasil, assinale a afirmativa correta.
- a) Em que pese o fato de ter sido desfechada em um único dia, não se pode considerá-la um improviso, como sugeriu Euclides da Cunha.
Os fatos que precipitaram a proclamação da República em 1889, de fato, concentraram-se em um único dia, depondo o Imperador e instalando um governo provisório. O golpe de Estado que encerraria o período monárquico brasileiro foi desfechado pelos militares no Rio de Janeiro, mas o movimento republicano estava em ebulição desde a década de 1870. Naquele momento, a ascensão econômica do Oeste paulista deu ensejo à conformação de uma nova força política com poucas relações com a corte e progressivamente mais afeita à república. Da mesma forma, o positivismo e novas correntes científicas europeias influenciavam as classes médias urbanas a favor da república, criando um novo polo de desgaste para a monarquia. Ou seja, ainda que a ação dos militares tenha sido precipitada em pouco tempo, havia todo um longo desgaste da monarquia - em crises como a Questão Militar, a Questão Religiosa e a Questão da Escravidão - associado a uma ascensão do pensamento republicano. ALTERNATIVA CORRETA.
- b) Foi um golpe militar sem a participação das elites civis ou do povo da jovem nação que, como sugeriu Aristides Lobo, assistiu a tudo bestializado.
O erro da alternativa está em eliminar a participação das elites civis do golpe de Estado de 1889. Logo no primeiro gabinete do governo provisório, havia intensa participação de importantes nomes civis como Campos Sales, Quintino Bocaiúva e Rui Barbosa. Ou seja, ainda que os militares tenham protagonizado o golpe, não se pode dizer que os civis estavam completamente apartados do processo. Alternativa errada.
- c) Tornou-se possível graças ao depauperamento do Império e impôs-se com completa aceitação, sem resistências, como afirmou o Barão de Lucena.
De fato, conforme comentado acima, a monarquia brasileira passou por um longo processo de desgaste político, bem como a ascensão de forças republicanas associadas a uma nova elite econômica. No entanto, não se pode falar que a instalação da república se daria com completa aceitação. Lembre-se o estudante que houve pontos de fidelidade à monarquia, sendo a Guerra de Canudos o sintoma mais extremado dessas resistências. Alternativa errada.
- d) Pode-se considerá-la obra de Deodoro da Fonseca, um de seus principais articuladores, responsável pela conspiração que anulou toda a oposição ao golpe.
Deodoro da Fonseca, de fato, proclamaria a república em 15 de novembro de 1889, mas sua ação estaria mais relacionada com a crise entre o Exército e o Poder Executivo da monarquia. A queda da monarquia em si não foi propriamente uma grande articulação, mas sim um movimento de deposição do gabinete que se tornaria um golpe de Estado contra a monarquia. Os principais articuladores da república, como já explicado, estavam entre as classes médias urbanas e as novas lideranças econômicas de São Paulo e de Minas Gerais. Além disso, não se pode falar que toda forma de oposição ao golpe tenha sido anulada no momento da proclamação. Alternativa errada.
Sem mais, está correta a ALTERNATIVA A.
Deixe um comentário