O sistema ou cadeia de aviamento era o principal sistema de financiamento da economia da borracha, e consistia na compra de mercadorias a crédito.
- A) Belém, Manaus, e Macapá.
- B) Manaus, Belém, e Santana.
- C) Belém, Manaus, e Santarém.
- D) Belém, Manaus, Altamira.
- E) Manaus, Belém, e Macapá.
Resposta:
A alternativa correta é letra C) Belém, Manaus, e Santarém.
Gabarito: ALTERNATIVA C
O sistema ou cadeia de aviamento era o principal sistema de financiamento da economia da borracha, e consistia na compra de mercadorias a crédito.
- As cidades mais beneficiadas por esse sistema foram em ordem de importância:
O esplendor das cidades de Manaus e Belém decorreu diretamente do chamado "ciclo da borracha", que derivou do extrativismo do látex vegetal e que se consolidou na forma dos grandes teatros das duas capitais. O primeiro ciclo da borracha levou grandes possibilidades de crescimento econômico para a região amazônica, atraindo aventureiros e investidores de toda sorte. O comércio da borracha era muito lucrativo e demandava uma quantidade expressiva de mão de obra, o que levava à fundação de novos povoados e ao crescimento de cidades como Belém e Manaus. Os grandes lucros da borracha também permitiam grandes obras públicas, como foi o caso da urbanização de Manaus e, mais especificamente, as grandes reformas urbanas de Belém no período Antônio Lemos. O Teatro Amazonas (Manaus, 1884) e o Theatro da Paz (Belém, 1878) foram construídos ainda durante o Segundo Reinado (1840-1889); isto é, se, de fato, demonstram o esplendor econômico vivido pela região durante o ciclo da borracha, esses teatros também indicam que o apogeu dessa força econômica se concentra na segunda metade do século XIX. Com a Segunda Revolução Industrial (grosso modo, 1850), a borracha passou a ser uma commoditie importante no cenário internacional, uma vez que foi convertida em importante matéria prima desse novo salto tecnológico. No entanto, o modelo extrativista brasileiro não resistiria à concorrência internacional que emergiu, principalmente, na década de 1920 no Sudeste Asiático, com importante destaque para a Malásia.
No primeiro ciclo da borracha, que é o que se tem em tela nesta questão, Belém e Manaus passaram por grandes reformas urbanas. Os grandes lucros hauridos na exportação sistemática de borracha geraram excedentes de capital para grandes transformações nas duas capitais do Norte brasileiro. Tendo as construções dos grandes teatros como seus símbolos maiores, essas restruturações urbanísticas foram fundamentais para adaptar Belém e Manaus para o grande crescimento de suas populações no início do século XX. Seriam traços inconfundíveis da "civilização da borracha", uma experiência civilizatória inédita na Amazônia tendo no extrativismo vegetal a sua principal atividade.
Para a organização da exploração das seringueiras, que não eram cultivadas, mas sim exploradas dentro da floresta nativa, era necessário mobilizar uma grande quantidade de trabalhadores sob o sistema de aviamento. Nesse sistema, os víveres necessários pelos seringueiros eram fornecidos a crédito e eram pagos no futuro não em espécie, mas sim em mercadoria, no caso, a borracha. As casas de aviamento foram parte significativa da exploração da borracha no seu primeiro ciclo (1870-1910). Num sistema como este, a maior dívida do seringueiro é a medida da prosperidade do estabelecimento, uma vez que em condições ainda mais favoráveis comprariam a borracha como pagamento da dívida. Ou seja, os recursos vão sendo concentrados em torno dessas casas de aviamento, uma vez que o trabalho em si não consegue ser convertido em riqueza para o trabalhador, mas sim em novas dívidas que os obrigam a novos ciclos de exploração das seringueiras. O estabelecimento das principais casas de aviamento tinha íntima correlação com as posições geográficas das cidades, uma vez que a calha do Amazonas era a principal via de escoamento da produção de borracha para o Atlântico, de onde seguiria para os principais mercados consumidores pelo mundo. Assim, principal porto exportador da borracha, Belém era a chave para as principais regiões produtoras, principalmente para os trabalhadores oriundos do Nordeste brasileiro; ou seja, as principais casas de aviamento acabaram por se concentrar na capital paraense.
No outro extremo, Manaus tinha o principal porto fluvial da região e era a principal referência para os seringais que se lançavam para o Oeste, internando na floresta tropical em busca de novas possibilidades. Consequentemente, além de concentrar importantes remessas de borracha a serem enviadas pelo Amazonas abaixo, Manaus também era um ponto de convergência para quem queria expandir a fronteira do extrativismo vegetal, sendo, portanto, a segunda cidade mais forte quanto às casas de aviamento. Por sua vez, Santarém tinha uma posição intermediária entre as duas capitais, configurando-se como um importante entreposto comercial para abastecimento e reorganização dos trabalhadores. Além disso, há de se observar que Santarém está na confluência entre o Amazonas e o Rio Tapajós, que era fundamental para acessar o sul do Pará e novas posições na Amazônia. Ou seja, na economia da borracha, as casas de aviamento de Santarém também tinham uma posição privilegiada, ainda que não comparável com as de Belém e de Manaus. Assim, observemos as alternativas propostas.
a) Belém, Manaus, e Macapá.
b) Manaus, Belém, e Santana.
c) Belém, Manaus, e Santarém.
d) Belém, Manaus, Altamira.
e) Manaus, Belém, e Macapá.
Sem mais, está correta a ALTERNATIVA C.
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