Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

O Tenentismo foi um movimento empreendido por jovens oficiais militares durante a Primeira República. Dentre as pautas que se pode identificar com as aspirações desse movimento estão:

Resposta:

A alternativa correta é letra A) A moralização dos costumes e a ideia de soldado-cidadão que intervinha nos assuntos políticos, defendendo pautas como o voto secreto e a justiça eleitoral.

Vamos analisar cada alternativa, para identificar as pautas que estavam associadas ao movimento Tenentista.

 

A) A moralização dos costumes e a ideia de soldado-cidadão que intervinha nos assuntos políticos, defendendo pautas como o voto secreto e a justiça eleitoral.

CORRETO. O Tenentismo, movimento político-militar, ocorreu na década de 1920, durante a República Velha. Os tenentes, jovens oficiais das Forças Armadas, principalmente do Exército, defendiam a reforma da estrutura de poder do país, a moralização dos costumes políticos e a modernização da economia. Eles se viam como soldados-cidadãos, ou seja, como parte do povo e, portanto, com o direito e o dever de intervir na política do país. Entre as reformas defendidas pelos tenentes estavam o voto secreto e a justiça eleitoral, como forma de combater o coronelismo, prática política baseada no controle local pela força e pela fraude eleitoral.

 

B) A ideia do soldado-cidadão que devia intervir no processo político, a defesa do voto aberto, a centralização do poder e a independência do poder judiciário.

INCORRETO. A defesa do voto aberto não corresponde às aspirações do movimento Tenentista. Eles defendiam o voto secreto como uma maneira de combater o coronelismo. A centralização do poder e a independência do poder judiciário eram pautas do movimento, mas a presença da defesa do voto aberto torna essa alternativa incorreta.

 

C) A defesa do voto secreto e censitário, incluindo os analfabetos e mulheres, e a reforma administrativa na direção da descentralização do poder.

INCORRETO. O Tenentismo defendia o voto secreto, mas não o voto censitário. O voto censitário é aquele em que apenas uma parcela da população, geralmente a mais rica, tem o direito de votar. Os tenentes defendiam um voto mais universal, ainda que não necessariamente incluindo analfabetos e mulheres, que só conquistaram esse direito mais tarde. A descentralização do poder não era uma pauta do Tenentismo, que via na centralização uma forma de combater o coronelismo.

 

D) A centralização do poder do estado, a reforma do ensino e a intervenção moderadora nos movimentos populares e nos governos civis despreparados, dentro do princípio do soldado-profissional.

INCORRETO. A centralização do poder e a reforma do ensino eram, de fato, pautas do Tenentismo. No entanto, a ideia de intervenção moderadora nos movimentos populares e nos governos civis despreparados não é correta. Os tenentes defendiam a intervenção direta e ativa no processo político, não apenas como uma força moderadora. Além disso, eles se viam como soldados-cidadãos e não apenas como soldados-profissionais.

 

Portanto, a alternativa correta é a LETRA A.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *