Observe a charge de Belmonte, publicada na primeira página da Folha da Noite, em 20 de fevereiro de 1922.
Ao representar a Semana de Arte Moderna, a charge ironiza
- A) o atraso da arte brasileira em relação ao que era produzido no resto do Ocidente.
- B) a inexistência de preocupações, entre os artistas da vanguarda, com a cultura popular.
- C) a irracionalidade que caracterizava a produção dos participantes da vanguarda.
- D) o descompasso entre as propostas renovadoras da vanguarda e o gosto tradicional do público.
- E) a formação técnica limitada dos artistas, que não conseguiam obter efeitos realistas.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) o descompasso entre as propostas renovadoras da vanguarda e o gosto tradicional do público.
Gabarito: ALTERNATIVA D
Observe a charge de Belmonte, publicada na primeira página da Folha da Noite, em 20 de fevereiro de 1922.
- Ao representar a Semana de Arte Moderna, a charge ironiza
A questão se trata de um simples exercício de interpretação da charge, devendo o estudante identificar a alternativa que mais bem se encaixa ao estímulo visual. A Semana de Arte Moderna de 1922 foi muito mal recebida pelo público tradicional, que não identificava na arte moderna os elementos tradicionais de arte. A charge mostra esse descompasso: ser artista é julgado pelo público como algo negativo, algo em franco desacordo com as compreensões tradicionais de arte e de sociabilidade. Assim, observemos as alternativas propostas.
a) o atraso da arte brasileira em relação ao que era produzido no resto do Ocidente. b) a inexistência de preocupações, entre os artistas da vanguarda, com a cultura popular. c) a irracionalidade que caracterizava a produção dos participantes da vanguarda. d) o descompasso entre as propostas renovadoras da vanguarda e o gosto tradicional do público. e) a formação técnica limitada dos artistas, que não conseguiam obter efeitos realistas.
As propostas renovadoras dos artistas modernos de 1922 chocaram a audiência tradicional, que não compreendia aquelas expressões artísticas. Todas as outras alternativas tratavam de questões absolutamente alheias à representação da charge. Sem mais, está correta a ALTERNATIVA D.
Deixe um comentário