Observe a charge representada pela imagem abaixo. Trata-se de ilustração caricaturada do desenhista J. Carlos que explora fatos históricos do período do governo de Rodrigues Alves.
Na hygiene dando ordens
Charge de J. Carlos (1884-1950)
Disponível em: http://www.revistadehistoria.com.br. Acesso em: 18/10/2014
A charge tinha como objetivo demonstrar, EXCETO:
- A) A seringa na cintura representava a arma utilizada na vacinação obrigatória decretada por Rodrigues Alves em seu governo.
- B) A época em que a vacinação era obrigatória contra a varíola.
- C) As medidas de saneamento básico de Oswaldo Cruz, implementadas na cidade do Rio de Janeiro.
- D) A entrega de uma premiação pelo Ministro da Saúde a uma pessoa, considerando sua atuação na campanha de erradicação da febre amarela.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) A entrega de uma premiação pelo Ministro da Saúde a uma pessoa, considerando sua atuação na campanha de erradicação da febre amarela.
Gabarito: Letra D
A entrega de uma premiação pelo Ministro da Saúde a uma pessoa, considerando sua atuação na campanha de erradicação da febre amarela.
A questão pede que apontemos a alternativa que não apresenta um objetivo da charge.
Levando-se em conta que a charge trata do período da Primeira República na qual a vacinação obrigatória contra a varíola imposta pelo governo gerou a chamada Revolta da Vacina, não está correto dizer que a imagem tem por objetivo a entrega de uma premiação pelo Ministro da Saúde a uma pessoa pela atuação na campanha de erradicação da febre amarela, principalmente porque a vacinação obrigatória decretada pelo governo e colocada em prática pelo diretor da Saúde Pública, nesse período, era para combater a varíola e não a febre amarela.
Encontrando a resposta incorreta as demais estão certas. Vamos conferir.
Letra A: A seringa na cintura representava a arma utilizada na vacinação obrigatória decretada por Rodrigues Alves em seu governo.
A charge representa Oswaldo Cruz, diretor da Saúde Pública, abordando uma pessoa em tom autoritário ou de imposição (veja o dedo em riste), enquanto detém em sua cintura uma enorme seringa. Tal representação se refere a forma como a lei que decretou a vacinação obrigatória contra a varíola durante o governo de Rodrigues Alves (1902-1906) foi compreendida pela população como uma lei autoritária, visto que a seringa é vista/representada como arma e não como um instrumento de proteção para a população.
Letra B: A época em que a vacinação era obrigatória contra a varíola.
A charge representa o período em que a vacinação contra a varíola foi tornada obrigatória, no início do século XX, visando combater a epidemia de varíola que atingia recorrentemente a população do Rio de Janeiro.
Letra C: As medidas de saneamento básico de Oswaldo Cruz, implementadas na cidade do Rio de Janeiro.
A lei de vacinação obrigatória decretada no governo de Rodrigues Alves (1902-1906) fazia parte das medidas de saneamento básico implementadas na cidade do Rio de Janeiro, por Oswaldo Cruz, no início do século XX.
Referências:
COTRIM, Gilberto. História Global: Brasil e Geral, volume 3. 1ª ed. São Paulo: Saraiva, 2010.
VAINFAS, Ronaldo et ali. História: o mundo por um fio: do século XX ao XXI, volume 3. São Paulo: Saraiva, 2010.
Deixe um comentário