Observe a imagem a seguir:
Disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/7/71/Republica_no_brasil.jpg/200px-Republica_no_brasil.jpg
A mulher viveu momentos de contradição durante a república velha, pois embora sua imagem tenha sido utilizada como símbolo da forma republicana de governo
- A) seu voto só era permitido com autorização dos maridos, de acordo com a Constituição de 1891.
- B) sua participação política foi limitada pela constituição de 1891, podendo exercer por lei o direito ao voto somente após o código eleitoral de 1932.
- C) o voto das mulheres funcionárias públicas já estava prevista por leis da década de 1920 por influência do movimento feminista.
- D) sua participação política era restringida, só podendo exercer o voto de acordo com a lei após a Constituição de 1934.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) sua participação política foi limitada pela constituição de 1891, podendo exercer por lei o direito ao voto somente após o código eleitoral de 1932.
Gabarito: Letra B
(sua participação política foi limitada pela constituição de 1891, podendo exercer por lei o direito ao voto somente após o código eleitoral de 1932.)
A mulher viveu momentos de contradição durante a Primeira República (1889-1930), pois embora sua imagem tenha sido utilizada como símbolo da forma republicana de governo, através de Marianne, o que poderia ser interpretado como uma forma de valorização da mulher, as mulheres brasileiras possuíam ainda um papel político muito restrito na república brasileira.
Embora a Constituição de 1891 tenha estabelecido a igualdade perante a lei, as mulheres não podiam votar e nem se candidatar a cargos públicos. Além disso, eram poucas as mulheres que frequentavam instituições educacionais e tinham suas opiniões respeitadas e debatidas no mundo público. A maioria dos políticos e da opinião pública eram favoráveis à exclusão participação feminina na política. Os discursos mais comuns eram o de que a proposta das mulheres serem eleitoras resultaria em anarquia, desastre e fatalidade. A mulher não tinha capacidade política e nem possibilidade de eleger alguém. Seu espaço era reservado ao âmbito doméstico, à esfera do privado, cuidando da família e da educação dos filhos.
Essa situação só seria modificada após uma série de movimentos e protestos de mulheres através de ligas e associações em defesa do voto, a partir das décadas de 1910 e 1920. O direito ao voto feminino foi consagrado no Código Eleitoral de 1932 e reafirmado na Constituição de 1934.
Por que as demais estão incorretas?
Letra A: seu voto só era permitido com autorização dos maridos, de acordo com a Constituição de 1891.
A Constituição de 1891 não tocava na proibição explícita do voto, ou seja, não era uma das normas constitucionais. Entretanto, o voto feminino não era um direito reconhecido.
Letra C: o voto das mulheres funcionárias públicas já estava prevista por leis da década de 1920 por influência do movimento feminista.
Nenhum tipo de voto feminino estava previsto por lei durante a Primeira República.
Letra D sua participação política era restringida, só podendo exercer o voto de acordo com a lei após a Constituição de 1934.
A participação política das mulheres era restrita, quase nula. Elas só conquistaram esse direito após muitos protestos e movimentos feministas e sendo reconhecidas como eleitoras e com capacidade de serem eleitas após o Código Eleitoral de 1932.
Referências:
BRASIL. CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA DOS ESTADOS UNIDOS DO BRASIL (DE 24 DE FEVEREIRO DE 1891).
SERIACOPI, Gislane Campos Azevedo e SERIACOPI, Reinaldo. Inspire história: 9 ano: ensino fundamental: anos finais. São Paulo: FTD, 2018.
VILLA, Marco Antônio. A história das constituições brasileiras. 200 anos de luta contra o arbítrio. São Paulo: Leya, 2011.
Deixe um comentário