Observe a imagem a seguir.
(“O espeto obrigatório”. A Avenida, out. 1904.
https://goo.gl/y71MjJ. Acesso em 25.09.17)
A charge faz referência
- A) à Revolta da Chibata.
- B) à Guerra do Contestado.
- C) à comunidade de Canudos.
- D) à Revolta da Vacina.
- E) à Revolta Tenentista.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) à Revolta da Vacina.
Gabarito: Letra D
Essa questão trabalha a utilização de uma imagem para que os candidatos e candidatas reconheçam em qual contexto ela foi produzida.
Uma dica poderia ser encontrada no ano trazido pela referência, como o ano de 1904.
Neste ano ocorreu uma revolta urbana na cidade do Rio de Janeiro em função da obrigatoriedade da vacinação de varíola determinada pelo governo federal.
A população carioca se envolveu em uma série de conflitos com a polícia na chamada Revolta da Vacina.
Dentre as causas da revolta pode-se destacar:
- A falta de conscientização do governo federal sobre a vacinação.
- Um choque de ideias entre ideologia científica e ideologias populares.
- Circulação de ideias por parte de uma ala do exército criticando o governo federal.
- As reformas urbanas do governo municipal de Pereira Passos que provocaram várias desapropriações, perda de empregos, além da segregação social.
Por que as demais estão incorretas?
Letra A: A revolta da Chibata ou dos Marinheiros ocorreu em 1910 contra a permanência dos castigos físicos na Marinha e contra a discriminação de marinheiros de cor que não tinham mobilidade na instituição.
Letra B: Episódio ocorrido entre 1912 e 1916 que envolveu disputas territoriais entre as províncias de Santa Catarina, Paraná e comunidades rurais que não desejavam ter suas terras expropriadas ou invadidas por madeireiras ou ferrovias multinacionais.
Letra C: Movimento ocorrido entre 1896 e 1897 no interior da Bahia. Envolveu uma comunidade inteira contra as tropas republicanas. Dentre as causas pode-se destacar a perda de mão de obra nas fazendas para o Arraial de Canudos, as circulações de ideias no Rio de Janeiro traçando um quadro de que canudos era um resquício do atraso e da monarquia que precisava ser eliminada da república, os diversos conflitos entre Antônio Conselheiro e a igreja católica que perdia fiéis no interior do sertão.
Letra E: Episódio ocorrido em 1922 quando um grupo de tenentes saiu às ruas para protestar contra a política oligárquica. Depois desse levante, os tenentes que restaram saíram em marcha pelo interior do país em colunas pregando ideais nacionalistas, o fim da corrupção eleitoral, voto secreto, modernização industrial e fortalecimento do estado.
Resposta baseada nas fontes:
SCHWARCZ, Lilia Moritz e STARLING, Heloisa. Brasil: uma biografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.
VAINFAS, Ronaldo et ali. História: o mundo por um fio, volume 3. São Paulo: Saraiva, 2010.
Deixe um comentário