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Os episódios de perseguição contra João Maria foram motivados pelo temor da concentração de gente pobre do campo. As autoridades, em sua maioria grandes fazendeiros e oficiais da Guarda Nacional, sentiam que tinham como missão subjugar os sertanejos que não se submetiam aos coronéis. Formavam-se grupos autônomos, com fortes vínculos religiosos, nos quais expectativas místicas mesclavam-se à crítica social. […] A linguagem cabocla passou a ser tratada pelas autoridades como “puro fanatismo”.


(MACHADO, Paulo Pinheiro. “Tragédia anunciada”. In: Revista de História l. N.º 85 / outubro. Rio de Janeiro: Biblioteca Nacional, 2012. Disponível em: <http://www.rhbn.com.br/revista/edicao/85>. Acesso em 21/03/2016.)


Ao analisar o episódio conhecido como Guerra do Contestado (1912-1916), o autor trata o fanatismo religioso como resultado da

Resposta:

A alternativa correta é letra C) estratégia das elites, voltada para a estigmatização dos rebeldes.

Gabarito: ALTERNATIVA C

  

Os episódios de perseguição contra João Maria foram motivados pelo temor da concentração de gente pobre do campo. As autoridades, em sua maioria grandes fazendeiros e oficiais da Guarda Nacional, sentiam que tinham como missão subjugar os sertanejos que não se submetiam aos coronéis. Formavam-se grupos autônomos, com fortes vínculos religiosos, nos quais expectativas místicas mesclavam-se à crítica social. [...] A linguagem cabocla passou a ser tratada pelas autoridades como “puro fanatismo”.
(MACHADO, Paulo Pinheiro. “Tragédia anunciada”. In: Revista de História l. N.º 85 / outubro. Rio de Janeiro: Biblioteca Nacional, 2012. Disponível em: <http://www.rhbn.com.br/revista/edicao/85>. Acesso em 21/03/2016.)

 
  • Ao analisar o episódio conhecido como Guerra do Contestado (1912-1916), o autor trata o fanatismo religioso como resultado da

Note bem o estudante que a banca esperava nesta questão um exercício de interpretação de texto, e não propriamente de reflexões sobre a Guerra do Contestado. Deve-se, portanto, indicar qual alternativa corresponde à interpretação apresentada por Paulo Pinheiro Machado. Assim, observemos as alternativas que seguem.

 
  • a)  sociabilidade dos caboclos, determinada por vínculos religiosos.

Ora, se as interpretações sobre o fanatismo religioso derivassem diretamente da sociabilidade dos caboclos, isso não se apresentaria como uma surpresa no momento da Guerra do Contestado. Foram fatores externos que acabaram galvanizando vários aspectos desse fanatismo. Ou seja, não é razoável atribuí-lo aos formas tradicionais de socialização. Alternativa errada.

 
  • b)  liderança de um monge, orientada pela observação da fé.

De fato, a morte prematura de José Maria de Santo Agostinho em meio aos enfrentamentos da Guerra do Contestado transbordou os horizontes simbólicos daquelas populações. Isto é, dotaram de certo sentido messiânico o conflito, interpretando-o como uma guerra santa. No entanto, não é este o argumento do autor e, além disso, não o processo não podia ser resumido à ideia de uma "observação da fé", havendo muitos outros fenômenos concorrendo para a posição fanática dos combatentes. Alternativa errada.

 
  • c)  estratégia das elites, voltada para a estigmatização dos rebeldes.

Essa alternativa capta a essência do argumento apresentado. As elites, empenhadas no processo de modernização geral do Oeste de Santa Catarina e do Paraná e na instalação das ferrovias, entendiam aquelas áreas como territórios bravios, interpretando aquelas populações caboclas como um entrave ao esforço de desenvolvimento e de crescimento econômico. A agressividade dessas elites nos esforços de desapropriação de terras e de realização das obras - gerando certo grau de anomia na região - foi um catalisador importante para as interpretações messiânicas que os rebeldes desenvolveram. Como aponta o autor, o movimento conjugava perspectivas místicas com a duríssima realidade enfrentada por aqueles camponeses, gerando um vértice de guerra santa disposta a toda sorte de resistências. Por sua vez, o discurso acusatório sobre o fanatismo dos caboclos derivou de uma forte estigmatização coordenada pelas elites: as formas simbólicas caboclas de assimilação e de resistência aos avanços modernizantes foram logo associadas à irracionalidade e ao delírio religioso. Isso implica reconhecer que o rótulo do fanatismo criou uma simplificação muito grosseira sobre os horizontes culturais e sociais daquelas populações que estavam sendo vítimas de graves violências. ALTERNATIVA CORRETA.

 
  • d)  disputa de terras, caracterizada pela manipulação dos miseráveis.

De maneira alguma os camponeses rebelados são interpretados como miseráveis manipulados em meio aos conflitos. Ainda que houvesse, sim, uma questão fundiária no centro das disputas da Guerra do Contestado, não se pode reduzir o pensamento religioso daquelas pessoas à simples interesse da posse tampouco da manipulação. Aliás, o texto citado contraria exatamente esse tipo de visão simplificadora sobre aqueles camponeses. Alternativa errada.

  

Sem mais, está correta a ALTERNATIVA C.

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