Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Os primeiros movimentos sociais da classe operária se situam na República. Antes de falar deles, vamos fazer uma referência aos movimentos sociais no campo. Eles podem ser divididos em três grandes grupos: 1. os que combinaram conteúdo religioso com carência social; 2. os que combinaram conteúdo religioso com reivindicação social; 3. os que expressaram reivindicações sociais sem conteúdo religioso.

(Boris Fausto, História do Brasil)

Sobre o grupo 3, de movimentos sociais no campo, é correto reconhecer

Resposta:

A alternativa correta é letra B) as greves por salários e melhores condições de trabalho ocorridas nas fazendas de café de São Paulo, e a mais importante ocorreu em 1913, reunindo milhares de colonos da região de Ribeirão Preto.

Vamos analisar cada alternativa, para identificar qual movimento social no campo se encaixa na descrição do grupo 3, que expressou reivindicações sociais sem conteúdo religioso.

 

A) O movimento do Contestado, ocorrido na fronteira entre os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, na última década do século XIX, que envolveu uma grande multidão de despossuídos de terra e de trabalho.

INCORRETO. O movimento do Contestado, que ocorreu entre 1912 e 1916, teve como uma de suas principais características a presença de um forte conteúdo religioso, com a figura do "monge" José Maria, que era visto como um messias pelos seguidores do movimento. Portanto, o movimento do Contestado não se encaixa no grupo 3, pois combinou reivindicação social com conteúdo religioso.

 

B) As greves por salários e melhores condições de trabalho ocorridas nas fazendas de café de São Paulo, e a mais importante ocorreu em 1913, reunindo milhares de colonos da região de Ribeirão Preto.

CORRETO. As greves nas fazendas de café de São Paulo, especialmente a de 1913, conhecida como a "greve de Ribeirão Preto", foram movimentos sociais no campo que expressaram reivindicações sociais sem conteúdo religioso. Os trabalhadores rurais reivindicavam melhores salários e condições de trabalho, sem a presença de elementos religiosos em suas demandas.

 

C) A Revolta de Juazeiro, no Ceará, movimento ocorrido em torno do padre Cícero Romão Batista, aproximadamente entre 1900 e 1915, no qual os manifestantes se contrapunham à concentração fundiária.

INCORRETO. A Revolta de Juazeiro, que ocorreu em 1914, foi um movimento que combinou reivindicação social com conteúdo religioso, pois teve como uma de suas principais lideranças o padre Cícero Romão Batista, uma figura religiosa de grande influência no Nordeste. Portanto, a Revolta de Juazeiro não se encaixa no grupo 3.

 

D) A Guerra de Canudos, ocorrida no início do século XX em vários estados nordestinos, e que foi gerada pela insatisfação de número grande de camponeses sem acessos à terra e aos direitos políticos.

INCORRETO. A Guerra de Canudos, que ocorreu entre 1896 e 1897, foi um movimento que combinou reivindicação social com conteúdo religioso. A comunidade de Canudos, liderada por Antônio Conselheiro, tinha uma forte base religiosa, e a insatisfação dos camponeses com a falta de acesso à terra e aos direitos políticos estava ligada à sua crença no messianismo de Antônio Conselheiro. Portanto, a Guerra de Canudos não se encaixa no grupo 3.

 

E) A manifestação de marinheiros, ocorrida em 1897, no Recife, na qual se lutava contra as péssimas condições de trabalho, a má alimentação e a utilização de embarcações sucateadas.

INCORRETO. A manifestação de marinheiros, conhecida como a Revolta da Chibata, ocorreu no Rio de Janeiro, em 1910, e não no Recife. Além disso, não foi um movimento social no campo, mas sim um movimento de trabalhadores urbanos, especificamente da Marinha. Portanto, a manifestação de marinheiros não se encaixa no grupo 3.

 

Portanto, a alternativa correta é a LETRA B.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *