Questões Sobre Primeira República - História - concurso
361) Durante as últimas décadas do século XIX e inícios do século XX, surgiram cientistas e intelectuais dedicados a pensar e projetar ideias sobre o futuro do Brasil, refletindo acerca de questões raciais, religiosas e culturais. Silvio Romero, Nina Rodrigues e Euclides da Cunha estão entre os principais nomes desse grupo. Assinale a alternativa correta acerca de suas ideias.
- A) Consideravam o Brasil como uma nação formada por uma sociedade de raças cruzadas e um caso extremo de miscigenação.
- B) Atuaram no movimento republicano e engajaram-se no programa de abolição da escravidão, motivos pelos quais foram perseguidos e exilados.
- C) Dos três, apenas Euclides da Cunha expressou preconceitos sobre as tradições do sertão brasileiro, quando elaborou sua obra sobre o movimento de Canudos.
- D) Adotaram a perspectiva do branqueamento racial, defendendo a limpeza étnica e cultural da população brasileira.
- E) Identificaram no índio a base da principal raiz cultural brasileira e fundamentaram suas obras na defesa da identidade desses povos.
A alternativa correta é letra A) Consideravam o Brasil como uma nação formada por uma sociedade de raças cruzadas e um caso extremo de miscigenação.
Gabarito: Letra A
Silvio Romero, Nina Rodrigues e Euclides da Cunha fizeram parte da chamada geração de 1870, que buscou renovar o pensamento social brasileiro aliando-se a ideias de progresso e transformação social. Em seus estudos e análises, esses intelectuais foram influenciados pelas correntes científicas em voga na Europa: o positivismo, o evolucionismo, o darwinismo social e diversas correntes deterministas, como o racismo científico ou racialismo.
Todos os três acreditavam na superioridade do branco europeu frente aos demais seres humanos e identificavam que as diferenças raciais existiam na sociedade brasileira e eram mesmo fundamentais para a formação da identidade brasileira. Assim, apesar da sintonia com as teorias raciais europeias ao valorizar a “raça branca” como superior as demais, isso não impediu o reconhecimento do mestiço como principal representante da população brasileira.
Por que as demais estão incorretas?
Letra B: Atuaram no movimento republicano e engajaram-se no programa de abolição da escravidão, motivos pelos quais foram perseguidos e exilados.
Apesar de abolicionistas e republicanos nenhum dos três foi perseguido ou exilado por suas ideias.
Letra C: Dos três, apenas Euclides da Cunha expressou preconceitos sobre as tradições do sertão brasileiro, quando elaborou sua obra sobre o movimento de Canudos.
Pelo contrário, apesar de considerar o sertanejo como pertencente a uma raça ou sub-raça mestiça e, de acordo com as teorias raciais seguidas por ele, inferior à raça branca, descreveu o sertanejo como um ser forte e cerne da nacionalidade brasileira. Seria ele o verdadeiro protótipo de uma raça histórica brasileira, formada a partir da mestiçagem do branco e do indígena.
Letra D: Adotaram a perspectiva do branqueamento racial, defendendo a limpeza étnica e cultural da população brasileira.
Dos três, o único a adotar a perspectiva de branqueamento racial foi Silvio Romero, que acreditava que a raça brasileira ainda não estava completamente formada, o que aconteceria somente com a estabilização da mistura das raças. Sendo esta realizada a partir da progressiva dissolução da influência dos negros e índios puros, levando a formação de uma população de “brancos presumidos”. Alcançando-se, assim, a homogeneidade de uma etnia branca e estável capaz de assimilar a civilização.
Letra E: Identificaram no índio a base da principal raiz cultural brasileira e fundamentaram suas obras na defesa da identidade desses povos.
Dos três, apenas Euclides da Cunha deu maior destaque à presença do elemento indígena, ao tratar da mestiçagem do sertanejo. Em seus estudos, Nina Rodrigues se dedicou ao povo negro e africano. E Silvo Romero, apesar de considerar a presença do indígena na formação do mestiço no Brasil, deu maior importância ao negro e sua influência na cultura brasileira, que para ele teria sido maior que a do indígena.
Referências:
BECHELLI, Ricardo Sequeira. Metamorfoses Na Interpretação Do Brasil - Tensões No Paradigma Racial (Silvio Romeiro, Nina Rodrigues, Euclides Da Cunha E Oliveira Vianna). Tese em História Social FFLCH/USP. São Paulo, 2009. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-24072009-150811/publico/TESE_RICARDO_SEQUEIRA_BECHELLI.pdf Acesso em 26 de set. de 2020.
CAMPOS, Flavio de. A escrita da história: ensino médio: volume único. 1ª ed. São Paulo: Escala Educacional, 2005.
MURARI, Luciana. “A mestiçagem da alma: literatura crítica e ciência na construção do discurso racial no Brasil pós 1870”. Revista Itinerários. Araraquara, n. 23, p. 175-190, 2005. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/itinerarios/article/view/2832 Acesso em 26 de set. de 2020.
Verbete NINA RODRIGUES. FGV/CPDOC Disponível em: http://cpdoc.fgv.br/sites/default/files/verbetes/primeira-republica/RODRIGUES,%20Nina.pdf Acesso em 26 de set. de 2020.
Verbete SÍLVIO ROMERO. FGV/CPDOC. Disponível em: http://cpdoc.fgv.br/sites/default/files/verbetes/primeira-republica/ROMERO,%20Sílvio.pdf Acesso em 26 de set. de 2020.
362) Leia o texto.
- A) valorizava os feitos dos homens comuns.
- B) exaltava a riqueza e a beleza da terra.
- C) propiciava uma formação crítica e reflexiva.
- D) tinha por finalidade formar cientistas.
- E) fazia uso do catecismo como recurso didático.
A alternativa correta é letra B) exaltava a riqueza e a beleza da terra.
Gabarito: Letra B
Escrito no período de consolidação da República Oligárquica, "Por que me Ufano de meu país" insere-se historicamente em um momento de exaltação da nação brasileira, que marca parte da produção intelectual da Primeira República, em constante busca ou afirmação de uma identidade nacional.
O livro de Afonso Celso se tornou uma leitura obrigatória nas escolas secundárias brasileiras, tornando-se uma verdadeira cartilha de nacionalidade, com função moralizadora e intenção educativa, cívica, patriótica e social.
A obra está dividida em 42 pequenos capítulos que procuram demonstrar a superioridade brasileira, a partir de onze argumentos e fatos: grandeza territorial, beleza física, riqueza, variedade e amenidade do clima, ausência de calamidades, excelência dos elementos que entraram na formação do tipo nacional, não ter sido povoado por degradados, os nobres predicados do caráter nacional, nunca ter sofrido humilhação e nunca ter sido vencido, procedimento cavalheiresco e digno com os outros e as glórias a colher a sua história.
Por que as outras alternativas estão incorretas?
As outras alternativas não contemplam o que está expresso no livro citado na questão e remetem a diferentes lógicas pedagógicas / didáticas ou formas de se pensar a educação brasileira ou a história e seu ensino.
Letra A: Alude à corrente historiográfica denominada de “Nova História” que, entre outras coisas, busca compreender a vida, as experiências e o pensamento das pessoas comuns, em contraste com as abordagens que privilegiam a política ou a "teoria do grande homem".
Letra C: Faz referência à pedagogia crítica de Freire e/ou à pedagogia histórico-crítica.
Letra D: Remete a uma lógica positivista, como foi a da Reforma Benjamin Constant que, dentre outras mudanças, propunha a inclusão de disciplinas científicas nos currículos, mas que não chegou a ser executada.
Letra E: Relaciona-se à educação no período colonial, caracterizada pelo ensino ministrado pela Companhia de Jesus e que tinha por objetivo converter indígenas e recrutar fiéis e servidores.
Respostas baseadas nas fontes:
BASTOS, M. H. C. “Amada pátria idolatrada: um estudo da obra Porque me ufano do meu país, de Affonso Celso (1900)”. Educar, Curitiba, n. 20, p. 245-260. 2002. Editora UFPR. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/er/n20/n20a18.pdf. Acesso: 23 out. 2019.
RIBEIRO, Paulo Rennes Marçal. “História da educação escolar no Brasil: notas para uma reflexão”. Paidéia (Ribeirão Preto), Ribeirão Preto, n. 4, p. 15-30, Julho, 1993. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-863X1993000100003 . Acesso: 23 out. 2019.
363) Em 2017, vários órgãos da imprensa destacaram os cem anos da primeira grande greve geral no país. Referiam-se à greve geral do operariado de São Paulo de 1917, manifestação até então nunca vista no Brasil. Algumas matérias destacaram a presença das mulheres no episódio, pois, de fato, representavam parte expressiva da força de trabalho, sobretudo na indústria têxtil. E foi no Cotonifício Crespi que a greve começou, depois que a diretoria da fábrica tinha se recusado a conceder um aumento entre 15 e 20% do salário e a abolir a extensão da carga horária noturna, que afetava principalmente as mulheres. A greve assumiu grandes proporções, paralisando a cidade. Houve forte repressão policial, com a morte de operários. Pela grande repercussão na imprensa e pelas manifestações dos poderes públicos, tornou-se objeto de estudo privilegiado sobre a condição de trabalho e legislação da época. Sobre o tema é correto afirmar que
- A) a greve não obteve apoio popular, por ter ocorrido no momento em que as preocupações maiores da sociedade eram com a guerra mundial.
- B) a liderança grevista impedia a manifestação de operários estrangeiros, pois os considerava concorrentes aos postos de trabalho.
- C) a greve derrotada, por ser exclusivamente local, não teve maiores repercussões no movimento operário brasileiro da época.
- D) a greve de São Paulo, vitoriosa, serviu de motivação para outros movimentos semelhantes, de 1917 a 1919, e para o amadurecimento das associações sindicais.
- E) a liderança da greve rechaçou a participação das centenas de mulheres da industria têxtil, provocando a cisão interna do movimento.
A alternativa correta é letra D) a greve de São Paulo, vitoriosa, serviu de motivação para outros movimentos semelhantes, de 1917 a 1919, e para o amadurecimento das associações sindicais.
Vamos analisar cada alternativa, para identificar a afirmativa correta sobre a greve geral do operariado de São Paulo em 1917.
A) a greve não obteve apoio popular, por ter ocorrido no momento em que as preocupações maiores da sociedade eram com a guerra mundial.
INCORRETO. A greve de 1917, apesar de ter ocorrido durante a Primeira Guerra Mundial, foi um movimento marcante que contou com grande apoio popular. O contexto de guerra mundial não diminuiu a importância da luta dos trabalhadores por melhores condições de trabalho. A greve paralisou a cidade de São Paulo e teve grande repercussão na imprensa, o que evidencia o apoio popular que o movimento obteve.
B) a liderança grevista impedia a manifestação de operários estrangeiros, pois os considerava concorrentes aos postos de trabalho.
INCORRETO. A presença de operários estrangeiros, principalmente italianos, era expressiva no movimento operário brasileiro da época. Esses operários, inclusive, foram fundamentais para a organização e liderança de greves e outros movimentos de resistência. Portanto, a alternativa está incorreta ao afirmar que a liderança grevista impedia a manifestação desses operários.
C) a greve derrotada, por ser exclusivamente local, não teve maiores repercussões no movimento operário brasileiro da época.
INCORRETO. A greve de 1917 não foi uma derrota, mas sim um marco na história do movimento operário brasileiro. Apesar de ter sido um movimento localizado em São Paulo, a greve teve repercussões em todo o país e influenciou outros movimentos operários que ocorreram na sequência.
D) a greve de São Paulo, vitoriosa, serviu de motivação para outros movimentos semelhantes, de 1917 a 1919, e para o amadurecimento das associações sindicais.
CORRETO. A greve de 1917 foi um marco na história do movimento operário brasileiro e serviu de motivação para outros movimentos semelhantes que ocorreram entre 1917 e 1919. Além disso, a greve contribuiu para o amadurecimento das associações sindicais, que passaram a ter um papel cada vez mais importante na luta dos trabalhadores por melhores condições de trabalho.
E) a liderança da greve rechaçou a participação das centenas de mulheres da industria têxtil, provocando a cisão interna do movimento.
INCORRETO. As mulheres tiveram um papel importante na greve de 1917. Elas representavam uma parte expressiva da força de trabalho, principalmente na indústria têxtil, e a greve começou no Cotonifício Crespi, onde muitas dessas mulheres trabalhavam. Portanto, a alternativa está incorreta ao afirmar que a liderança da greve rechaçou a participação dessas mulheres.
Portanto, a alternativa correta é a LETRA D.
364) Julgue o item a seguir, a respeito da história e da institucionalização do patrimônio cultural no Brasil e no mundo.
- A) Certo
- B) Errado
A alternativa correta é letra B) Errado
Gabarito: ERRADO
Julgue o item a seguir, a respeito da história e da institucionalização do patrimônio cultural no Brasil e no mundo.
- A preocupação com o patrimônio no Brasil teve início na década de 20 do século passado, com a realização da Semana de Arte Moderna em 1922, da qual participaram Mário de Andrade e Lúcio Costa; contudo, somente em 1972 foram editados os primeiros decretos e resoluções em prol da salvaguarda dos patrimônios nacionais.
A banca ofereceu duas oportunidades claras de acerto para o candidato mais bem preparado. Primeiro, o urbanista moderno Lúcio Costa, que projetaria o Plano Piloto de Brasília, contava apenas vinte anos na ocasião da Semana de Arte Moderna e apenas em 1924 se graduaria em arquitetura na Escola Nacional de Belas Artes. Mais importante do que isso, a arquitetura moderna de Lúcio Costa e do Brasil só se desenvolveria na década de 1930 sob a influência de Le Corbusier, sendo uma arte praticamente ausente da Semana de 1922. Mário de Andrade, por sua vez, foi um dos principais nomes da Semana, mas, àquela altura, já era um escritor publicado e já vinha desenvolvendo uma bem organizada pesquisa sobre o Brasil.
Por outro lado, os primeiros grandes avanços para a salvaguarda do patrimônio histórico nacional foram organizados durante a Era Vargas (1930-1945). Em busca da criação de uma memória coletiva capaz de galvanizar a população em torno de uma ideia abstrata de nação, Vargas combinou a propaganda estatal com a difusão da História do Brasil, valorizando seu passado em diversas frentes: desde as representações carnavalescas até o tombamento de complexos históricos com as cidades mineiras do ciclo da mineração. Não por acaso, o embrião do Instituto do Patrimônio Artístico Nacional (IPHAN), a Inspetoria de Monumentos Históricos, foi fundado em 1934 no bojo da construção de uma legislação capaz de proteger esse patrimônio.
Por fim, é importante destacar que é muito impreciso falar que não havia preocupação alguma com o patrimônio histórico no Brasil antes do impulso Modernista de reinterpretação do país. Ainda que não houvesse uma política clara e bem organizada, é importante destacar que havia esforços de constituição de alguma forma de memória brasileira desde a Missão Francesa no Período Joanino (1808-1820) e perpassando toda o Império (1822-1889), período no qual se pode verificar a constituição de importantes acervos de história e de história na natural, a constituição do Instituto Histórico e Geográfico Brasil (IHGB) e de embriões de museus e a visita do imperador a sítios arqueológicos no interior do país. Portanto, atribuir ao Modernismo toda a preocupação com o patrimônio cultural brasileiro é um flagrante exagero.
Destaque-se ainda que o candidato poderia ter solucionado este item apenas tendo um conhecimento mínimo sobre o órgão para o qual o concurso se destinava, já que a própria fundação do IPHAN serve para desmontar a argumentação apresentada no item. Sem mais, o item está ERRADO.
365) Em 17 de fevereiro de 1956, o Território Federal do Guaporé teve o próprio nome alterado para Território Federal de Rondônia, por sugestão do médico legista, professor, escritor, antropólogo, etnólogo e ensaísta Edgar Roquette Pinto.
- A) por ser o primeiro governador do estado de Rondônia.
- B) pela idealização da construção da usina hidrelétrica de Jirau.
- C) pelo pioneirismo em comunicação na floresta.
- D) por vencer a guerra contra invasores espanhóis.
- E) pelas relações hostis com os índios.
A alternativa correta é letra C) pelo pioneirismo em comunicação na floresta.
Gabarito: Letra C (pelo pioneirismo em comunicação na floresta)
O Marechal Rondon, nome que homenageia o estado de Rondônia, foi uma das figuras mais importantes do Brasil Republicano devido ao seu propósito de levar a comunicação aos territórios mais afastados dos centros urbanos e também por tentar integrar os indígenas à sociedade brasileira.
Rondon desbravou mais de 50.000 quilômetros no interior e estendeu mais de 2.000 quilômetros de fios de cobre pelas diversas regiões do País, principalmente o cento-oeste e o norte, ligando as mais longínquas paragens brasileiras pela comunicação do telégrafo. Como indigenista, dialogou com grupos indígenas, estudou os usos e costumes dos habitantes dos lugares percorridos, participou da criação de medidas legais de proteção aos silvícolas.
Por que as demais estão incorretas?
Letra A: por ser o primeiro governador do estado de Rondônia.
O primeiro governador do estado de Rondônia foi o coronel Jorge Teixeira. Exerceu o cargo de 1982 a 1985. Lembrando que Rondônia só passou a ser estado de fato em 1982, com a mudança de status de território federal para a categoria de estado.
Letra B: pela idealização da construção da usina hidrelétrica de Jirau.
A usina hidrelétrica de Jirau foi construída entre 2009 e 2016, muito tempo depois das atividades de Rondon.
Letra D: por vencer a guerra contra invasores espanhóis.
Apesar de Rondon ser um militar, é mais conhecido por ser um patrono das comunicações do que um soldado. Além do mais, o Brasil não estava em guerra contra a Espanha ou invasores espanhóis.
Letra E: pelas relações hostis com os índios.
Rondon é conhecido por estabelecer contato com os indígenas de forma respeitosa, sem belicismo. Era defensor do relacionamento baseado no entendimento da cultura indigena para assimilá-lo à sociedade brasileira. Seu lema era: “morrer se preciso for, matar nunca”, denotando que não era favorável ao extermínio de indígenas hostis ao avanço do capitalismo brasileiro.
Referências:
Controladoria Geral do Estado de Rondônia. Lista de governadores. Disponível em: http://transparencia.ro.gov.br/Governadores. Acesso: 05 jan. 2021.
Exército Brasileiro. Patronos. Disponível em: https://www.eb.mil.br/patronos/-/asset_publisher/e1fxWhhfx3Ut/content/rondon. Acesso: 05 jan. 2021.
Museu do Índio. Marechal Rondon. Disponível em: http://www.museudoindio.gov.br/educativo/pesquisa-escolar/252-marechal-rondon. Acesso: 05 jan. 2021.
Portal G1. 3ª maior hidrelétrica do Brasil, Jirau é inaugurada oficialmente em Rondônia. Disponível em: http://g1.globo.com/ro/rondonia/noticia/2016/12/3-maior-hidreletrica-do-brasil-jirau-e-inaugurada-oficialmente-em-rondonia.html. Acesso: 05 jan. 2021.
366) Órgão criado em 1910, que teve como presidente Cândido Mariano da Silva Rondon. Um dos principais objetivos era dar condições para a sobrevivência dos indígenas. Entre as respectivas propostas, estavam a demarcação das terras indígenas e a prestação de serviços de saúde, de educação formal, de técnicas de cultivo do solo e de manejo de águas.
- A) Serviço de Proteção aos Índios e Localização dos Trabalhadores Nacionais (SPILTN).
- B) Confederação Nacional do Índio (CNI).
- C) Fundação Nacional do Índio (Funai).
- D) Programa de Proteção ao Índio (PPI).
- E) Estatuto dos Povos Indígenas (EPI).
A alternativa correta é letra A) Serviço de Proteção aos Índios e Localização dos Trabalhadores Nacionais (SPILTN).
Gabarito: Letra A (Serviço de Proteção aos Índios e Localização dos Trabalhadores Nacionais (SPILTN).)
O Serviço de Proteção aos Índios e Localização dos Trabalhadores Nacionais (SPILTN) em sua origem foi criado não apenas para proteger os indígenas e realizar ações voltadas para esse grupo como demarcação de terras, prestar serviços de saúde, educação e assistência. Também tinha por base recrutar trabalhadores do campo para fixá-los como mão de obra rural não estrangeira através de um sistema de controle de acesso à propriedade e treinamento técnico da força de trabalho.
Sua criação se insere no contexto de debates sobre o que fazer com os indígenas. Havia discursos que defendiam o extermínio e discursos que defendiam a proteção.
O órgão foi instituído em 1910 e o tenente-coronel Cândido Rondon foi escolhido para ser o diretor do serviço devido ao seus trabalhos de implantação de linhas telegráficas na região centro-oeste do Brasil.
Permaneceu com o nome de SPILTN até 1918, quando passou por reformulação no seu regimento, ficando apenas com a missão de proteger os indígenas. Assim, foi renomeado para Serviço de Proteção aos Índios (SPI).
Por que as demais estão incorretas?
Letra B: Confederação Nacional do Índio (CNI).
Não existe uma organização com essa nomenclatura.
Letra C: Fundação Nacional do Índio (Funai).
A FUNAI foi criada em 1967 e desde então tem sido o órgão do Estado responsável por coordenar e executar a política indigenista do Governo Federal. Sua missão institucional é proteger e promover os direitos dos povos indígenas no Brasil.
Letra D: Programa de Proteção ao Índio (PPI).
Não existiu nenhum órgão com essa nomenclatura.
Letra E: Estatuto dos Povos Indígenas (EPI).
Trata-se de uma legislação e não de um órgão estatal. A legislação foi criada em 1973 e dispõe sobre as relações do Estado e da sociedade brasileira com os índios.
Referência:
FUNAI. Quem somos. Disponível em: http://www.funai.gov.br/index.php/quem-somos. Acesso: 05 jan. 2021.
LIMA, Antônio Carlos de Souza. “O governo dos índios sob a gestão do SPI”. In: CUNHA, Manuela Carneiro da. História dos índios no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.
Povos Indígenas do Brasil. Estatuto do Índio. Disponível em: https://pib.socioambiental.org/pt/Estatuto_do_Índio?gclid=CjwKCAiAudD_BRBXEiwAudakX0wjcYo8RNQJhM7zZzXv9UUbsG9u4sADFhaEm4FXiHTpgZ66sx3CBRoCIH0QAvD_BwE. Acesso: 05 jan. 2021.
367) Celina Guimarães Vianna: Foi a primeira eleitora do Brasil, alistando-se aos 29 anos de idade. Com advento da Lei nº 660, de 25 de outubro de 1927, o Rio Grande do Norte foi o primeiro Estado que estabeleceu que não haveria distinção de sexo para o exercício do sufrágio. Assim, em 25 de novembro de 1927, na cidade de Mossoró, foi incluído o nome de Celina Guimarães Vianna na lista dos eleitores do Rio Grande do Norte. O fato repercutiu mundialmente, por se tratar não somente da primeira eleitora do Brasil, como da América Latina. http://www.tse.jus.br/imagens/fotos/professora-celina-guimaraes-vianna-primeira-eleitora-do-brasil
- A) As mulheres do Rio Grande do Norte foram vanguardistas das conquistas políticas femininas do Brasil, obtendo igualdade de direitos e cidadania plena para todas as mulheres brasileiras.
- B) As relações oligárquicas da República Velha caracterizavam como insignificante a atuação do movimento sufragista potiguar no início do século XX.
- C) Apesar de ter sido a primeira a votar em toda a América Latina, Celina Guimarães Vieira não foi a primeira mulher a solicitar o direito a voto, já que havia registros de reinvindicação ao direito de voto feminino na primeira década do século XX.
- D) A luta pela transformação das relações de gênero no Brasil sempre foi estimulada pelos setor político e pelo religioso, visto que ambos se destacam na defesa da democracia.
ESTA QUESTÃO FOI ANULADA, NÃO POSSUI ALTERNATIVA CORRETA
Gabarito: ANULADA
Celina Guimarães Vianna: Foi a primeira eleitora do Brasil, alistando-se aos 29 anos de idade. Com advento da Lei nº 660, de 25 de outubro de 1927, o Rio Grande do Norte foi o primeiro Estado que estabeleceu que não haveria distinção de sexo para o exercício do sufrágio. Assim, em 25 de novembro de 1927, na cidade de Mossoró, foi incluído o nome de Celina Guimarães Vianna na lista dos eleitores do Rio Grande do Norte. O fato repercutiu mundialmente, por se tratar não somente da primeira eleitora do Brasil, como da América Latina. http://www.tse.jus.br/imagens/fotos/professora-celina-guimaraes-vianna-primeira-eleitora-do-brasil
- Com base no texto que fundamentou o referido assunto, é correto afirmar que:
Infelizmente, a banca não divulgou o motivo para a anulação do item, o que dificulta bastante o nosso trabalho. De toda forma, analisaremos as alternativas propostas.
- a) As mulheres do Rio Grande do Norte foram vanguardistas das conquistas políticas femininas do Brasil, obtendo igualdade de direitos e cidadania plena para todas as mulheres brasileiras.
A situação do sufrágio feminino no Brasil era bastante curiosa. A Constituição de 1891 não apontava nada que impedisse de fato o alistamento eleitoral feminino, no entanto, tampouco o garantia. O texto vago e a decentralização da organização eleitoral em favor de estados e municípios foi a chave para que se impedisse a participação das mulheres nas eleições da Primeira República (1889-1930). Apenas com o Código Eleitoral de 1932 é que, por lei, o sufrágio feminino foi instituído em todo o território nacional, conquista da qual jamais recuamos. Ainda que a atuação das mulheres do Rio Grande do Norte tenha sido importantíssima para conquistar posições na sociedade, foi preciso que ocorresse uma ruptura institucional profunda (Golpe de 1930) e um rearranjo institucional generalizado para que o direito ao voto fosse estendido às mulheres. Não se pode perder de vista que a Era Vargas (1930-1945) alterou definitivamente a vida democrática brasileira, rompendo com os padrões existentes no nosso primeiro período republicano. Além disso, os analfabetos seguiam excluídos do alistamento eleitoral, o que, na época, atingia um número muito significativo de mulheres. Na esfera civil, as mulheres brasileiras ainda percorreriam um longuíssimo caminho ao longo do século XX para reverter alguns estatutos profundamente desiguais da legislação. Alternativa errada.
- b) As relações oligárquicas da República Velha caracterizavam como insignificante a atuação do movimento sufragista potiguar no início do século XX.
De fato, a Primeira República era dominada pelo chamado teatro das oligarquias, com instituições bastante frágeis e práticas eleitorais fraudulentas. No entanto, isso não implica diminuir o valoroso esforço das sufragistas potiguares da época, que, como apontado no texto, conseguiram conquistas relevantes num universo político tão machista como era. A hegemonia das oligarquias da Primeira República era um fenômeno que corroía a totalidade da democracia brasileira num momento em que ainda se praticava o voto aberto e fraudes escandalosas, além de todo arranjo institucional bastante excludente contra as massas. Alternativa errada.
- c) Apesar de ter sido a primeira a votar em toda a América Latina, Celina Guimarães Vieira não foi a primeira mulher a solicitar o direito a voto, já que havia registros de reinvindicação (SIC!) ao direito de voto feminino na primeira década do século XX.
O primeiro país latino-americano a aprovar o sufrágio feminino foi o Uruguai, que o implementou em 1927. Essa emenda à Constituição uruguaia foi aprovada num plebiscito de julho de 1927, no qual ocorreu o primeiro voto de uma mulher na América Latina, a brasileira Rita Ribeira - ou seja, alguns meses antes do importante alistamento eleitoral de Celina Guimarães Vieira. Além disso, cumpre destacar que a luta feminina pelo voto na América Latina data do início do século XX e contou com importantes avanços e vexatórias reações. Data de 1917 a primeira passeata em favor do sufrágio feminino, organizada pelo Partido Republicano Feminino; como também data de 1928 a eleição potiguar que permitiu o voto feminino pela primeira vez, mas que anulou os votos das mulheres em decisão judicial. Alternativa errada.
- d) A luta pela transformação das relações de gênero no Brasil sempre foi estimulada pelos setor político e pelo religioso, visto que ambos se destacam na defesa da democracia.
Ora, se o Estado e os políticos fossem a favor das transformações das relações de gênero no Brasil, o sufrágio feminino não teria tido de passar pela longa luta social que passou. Nesse sentido, é importante que o estudante tenha claro que as relações políticas brasileiras têm um indiscutível traço reacionário, principalmente na Primeira República, na qual as oligarquias dominantes agiram orquestradamente para minar o processo democrático. Por sua vez, a Igreja agiu para reforçar a pauta reacionária dos costumes, pressionando para a manutenção de certo patriarcado às expensas dos direitos femininos. Há de se observar, que apenas em 1915 a Caixa Econômica Federal passou a aceitar depósitos sob a titularidade de mulheres casadas, mas estas ainda dependiam do consentimento dos seus maridos para abrir um simples conta corrente. Ou seja, a luta feminista no Brasil jamais contou com o real empenho do Estado, dos políticos e do setor mais conservador da religião, sempre empenhados numa inglória luta de manutenção de um patriarcado pouco republicano. Alternativa errada.
No seu gabarito preliminar, a banca havia apontado como correta a alternativa C; no entanto, como vimos, nem esta nem nenhuma outra está livre de erros muito claros. Assim, fez bem a banca por optar pela ANULAÇÃO da questão.
368)
- A) caracteriza representação cívica inspirada na Revolução Francesa, adequada ao projeto democrático estabelecido pelos republicanos brasileiros.
- B) faz uso alegórico de um tema clássico para expressar o repúdio à exclusão da participação feminina nas instituições políticas do Império.
- C) é uma alegoria da liberdade, da pátria e da nação, que contrasta com os limites da cidadania na nova ordem brasileira.
- D) emprega símbolo católico como estratégia para obter a adesão da Igreja e diminuir a animosidade dos movimentos messiânicos.
- E) é expressão artística do projeto positivista de divulgar uma concepção da sociedade brasileira sintonizada com os ideais de eugenia.
A alternativa correta é letra C) é uma alegoria da liberdade, da pátria e da nação, que contrasta com os limites da cidadania na nova ordem brasileira.
Gabarito: Letra C
(é uma alegoria da liberdade, da pátria e da nação, que contrasta com os limites da cidadania na nova ordem brasileira)
A utilização da figura feminina no imaginário republicano brasileiro se assemelha à utilização da figura feminina no imaginário da República Francesa.
Se a monarquia era representada pela figura do rei, na transição para o novo regime, os idealizadores da República brasileira tiveram a necessidade de criar outros símbolos que representassem ideais como liberdade, pátria e nação em substituição do monarca.
Porém a proclamação da república brasileira, assim como a organização do regime republicano nos primeiros anos denotam que a
res publica (coisa pública), não era tão pública assim, uma vez que não houve participação e adesão popular.
O novo regime foi fundado por um grupo de homens da elite política, denotando assim, uma limitação na cidadania brasileira.
As pinturas que representam a república brasileira não apresentam as mulheres do povo brasileiro. São brancas, parecidas com as europeias. Nenhuma negra, mulata ou indígena representando a república.
Por que as demais estão incorretas?
Letra A: caracteriza representação cívica inspirada na Revolução Francesa, adequada ao projeto democrático estabelecido pelos republicanos brasileiros.
A imagem da república brasileira tem inspirações na república proclamada na Revolução Francesa, porém, o erro dessa alternativa é mencionar que havia um projeto democrático dos republicanos brasileiros. Havia projetos republicanos distintos, mas prevaleceu o projeto republicano positivista e militar, que tinha a mulher como figura representante da pátria e da nação.
Letra B: faz uso alegórico de um tema clássico para expressar o repúdio à exclusão da participação feminina nas instituições políticas do Império.
De acordo com José Murilo de Carvalho, os pintores positivistas, como Décio Villares, não se prenderam a modelos clássicos. Além disso, a imagem não representa um repúdio à exclusão da participação feminina em instituições políticas do Império, mas uma tentativa de construir um símbolo para o novo regime que tinha inspiração na mulher, tal como os positivistas preconizavam: a mãe-pátria.
Letra D: emprega símbolo católico como estratégia para obter a adesão da Igreja e diminuir a animosidade dos movimentos messiânicos.
A imagem não se trata de um símbolo católico. É uma inspiração do modelo de mulher republicana para tentar criar um imaginário republicano brasileiro. No mesmo contexto de produção de obras de figuras femininas que retratam a república, havia obras que representavam a virgem maria contra essa mulher republicana.
Letra E: é expressão artística do projeto positivista de divulgar uma concepção da sociedade brasileira sintonizada com os ideais de eugenia.
De fato, a pintura é expressão artística de um pintor de orientação positivista, mas os positivistas não tinham os ideais de eugenia como parte de suas orientações ideológicas. Os positivistas defendiam a superioridade da raça negra sobre a branca e não o contrário. Mas se pintaram mulheres brancas é porque tinham como modelo as mulheres europeias e não as brasileiras.
Referência:
CARVALHO, José Murilo. A formação das Almas: O imaginário da República no Brasil. São Paulo: Cia das Letras, 1990.
369) Entre o final do século XIX e começo do XX (início da República), surgiu, no Nordeste brasileiro, grupos de homens armados conhecidos como cangaceiros.
- A) F – V – V – V
- B) V – V – V – V
- C) V – F – V – V
- D) F – V – V – F
A alternativa correta é letra B) V – V – V – V
Sobre o cangaço, todas as afirmativas são verdadeiras:
1. (V) Podemos entender o cangaço como um fenômeno social, caracterizado por atitudes violentas por parte dos cangaceiros: Os cangaceiros eram conhecidos pela violência de suas ações, que incluíam saques, assassinatos e sequestros.
2. (V) Os cangaceiros não moravam em locais fixos. Possuíam uma vida nômade, ou seja, viviam em movimento, indo de uma cidade para outra: De fato, os cangaceiros levavam uma vida nômade, sempre em movimento para escapar das forças policiais e buscar novos alvos.
3. (V) Existiram diversos bandos de cangaceiros. Porém, o mais conhecido e temido da época foi o comandado por Lampião (Virgulino Ferreira da Silva), também conhecido pelo apelido de “Rei do Cangaço”: Lampião é a figura mais emblemática do cangaço, liderando o bando mais famoso e temido da época.
4. (V) Como os cangaceiros não seguiam as leis estabelecidas pelo governo, eram perseguidos constantemente pelos policiais: Os cangaceiros eram foras-da-lei e, por isso, eram perseguidos incessantemente pelas forças policiais, que buscavam restabelecer a ordem.
370) “É um festival. Os modernos fervem o Teatro Municipal de São Paulo durante três ruidosas noites de verão. Recitais, encenações, música, literatura e exposições de artes plásticas movimentam a Paulicéia. Isso bem poderia ter acontecido ontem, uma festa qualquer. Mas foi em 13 de fevereiro de 1922. Há 80 anos, a Semana de Arte Moderna já era multimídia e a ordem do dia era renovar a arte brasileira.” VIVIANE ZANDONADI free-lance para a Folha de São Paulo online 13/02/2002.
- A) A Semana de Arte Moderna foi muito bem recebida pela crítica daquele momento que compreendeu de forma clara os seus objetivos de questionar a estética de origem europeia;
- B) O evento ocorreu no contexto da nomeada Nova República com o predomínio politico das oligarquias da cana-de-açúcar e da produção de cacau no recôncavo baiano;
- C) Para os artistas do movimento de 1922 era importante que se preservasse e tivesse continuidade com as tradições clássicas europeias, especialmente na literatura, artes plásticas, música e demais campos das artes;
- D) Os modernistas não apresentavam um projeto estético comum, e o que os unia era a intenção de renovar e dar às artes características brasileiras genuínas;
- E) Os jovens intelectuais e artistas da Semana de Arte Moderna de 1922 eram entusiastas das comemorações alusivas ao aniversário da República Federativa do Brasil.
Resposta Correta: D) Os modernistas não apresentavam um projeto estético comum, e o que os unia era a intenção de renovar e dar às artes características brasileiras genuínas.
A Semana de Arte Moderna de 1922 foi um momento marcante na cultura brasileira, ocorrido durante a Primeira República. O evento foi uma tentativa de renovar a arte brasileira, questionando a estética de origem europeia que predominava na época.
A alternativa D é a correta porque os modernistas não tinham um projeto estético comum, mas sim uma intenção de renovar e dar às artes características brasileiras genuínas. Eles queriam romper com a influência europeia e criar uma arte mais autêntica e brasileira.
As outras alternativas estão erradas porque:
- A) A Semana de Arte Moderna não foi bem recebida pela crítica da época, que não compreendeu os seus objetivos.
- B) O evento não ocorreu no contexto da Nova República, que começou em 1930, e não estava relacionado às oligarquias da cana-de-açúcar e da produção de cacau no recôncavo baiano.
- C) Os artistas do movimento de 1922 não queriam preservar as tradições clássicas europeias, mas sim romper com elas.
- E) Os jovens intelectuais e artistas da Semana de Arte Moderna de 1922 não eram entusiastas das comemorações alusivas ao aniversário da República Federativa do Brasil.