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Questões Sobre Primeira República - História - concurso

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401) Assinale a alternativa correspondente ao contexto político e cultural brasileiro da Primeira República.

  • A) O Modernismo foi um movimento formal e vanguardista associado apenas à Semana de Arte Moderna, ocorrida em São Paulo, em 1922.
  • B) Os modernismos também podem ser pensados a partir das sociabilidades e dos cotidianos urbanos, como os expressos nas revistas de humor, nos cafés literários e nos salões. A tentativa de compreender a brasilidade mostrou-se o aspecto central de diferentes iniciativas.

  • C) Organizada após o assassinato do presidente João Pessoa, a Revolução de 1930 foi composta por um grupo político homogêneo e crítico” ao governo Washington Luís.

  • D)   A cultura modernista dos anos de 1920 e de 1930 fez um elogio à modernidade excludente brasileira e coadunou com a imagem de descrença evolucionista perante a população negra e mestiça do País.

  • E) A “Reação Republicana” nas eleições de 1922 foi liderada pelas camadas populares urbanas, insatisfeitas com o sistema oligárquico vigente.

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A alternativa correta é letra B) Os modernismos também podem ser pensados a partir das sociabilidades e dos cotidianos urbanos, como os expressos nas revistas de humor, nos cafés literários e nos salões. A tentativa de compreender a brasilidade mostrou-se o aspecto central de diferentes iniciativas.

Vamos analisar cada alternativa para entender o contexto político e cultural brasileiro da Primeira República.

 

A) O Modernismo foi um movimento formal e vanguardista associado apenas à Semana de Arte Moderna, ocorrida em São Paulo, em 1922.

INCORRETO. Embora a Semana de Arte Moderna de 1922, em São Paulo, seja um marco importante do Modernismo no Brasil, este movimento não se restringiu apenas a este evento. O Modernismo foi um movimento amplo, que se estendeu por várias décadas e envolveu uma pluralidade de artistas, estilos e tendências. Além disso, o Modernismo não foi apenas formal e vanguardista, mas também engajado em questões sociais e culturais, buscando uma renovação nas formas de expressão artística e uma maior aproximação com a realidade brasileira. Alternativa errada.

 

B) Os modernismos também podem ser pensados a partir das sociabilidades e dos cotidianos urbanos, como os expressos nas revistas de humor, nos cafés literários e nos salões. A tentativa de compreender a brasilidade mostrou-se o aspecto central de diferentes iniciativas.

CORRETO. Esta afirmativa está correta. O Modernismo, de fato, não se restringiu apenas às obras de arte e literatura, mas também se manifestou em diferentes aspectos da vida social e cultural urbana, como nas revistas de humor, nos cafés literários e nos salões. Além disso, a busca por uma compreensão mais profunda e autêntica da brasilidade foi uma preocupação central de muitos modernistas, que buscavam romper com as formas europeizantes e acadêmicas de representação da realidade brasileira e expressar de forma mais direta e autêntica a diversidade e a complexidade da cultura e da sociedade brasileiras. Alternativa correta.

 

C) Organizada após o assassinato do presidente João Pessoa, a Revolução de 1930 foi composta por um grupo político homogêneo e crítico” ao governo Washington Luís.

INCORRETO. A Revolução de 1930, que marcou o fim da Primeira República e a ascensão de Getúlio Vargas ao poder, não foi composta por um grupo político homogêneo. Na verdade, ela foi resultado de uma ampla coalizão de forças políticas e sociais insatisfeitas com o modelo político oligárquico da Primeira República, incluindo setores das classes médias urbanas, do exército e das oligarquias dissidentes dos estados de Minas Gerais, Paraíba e Rio Grande do Sul. Além disso, embora a Revolução de 1930 tenha sido desencadeada pelo assassinato do presidente da Paraíba, João Pessoa, este evento foi apenas o estopim de um processo de crise e contestação que já vinha se desenvolvendo há vários anos. Alternativa errada.

 

D) A cultura modernista dos anos de 1920 e de 1930 fez um elogio à modernidade excludente brasileira e coadunou com a imagem de descrença evolucionista perante a população negra e mestiça do País.

INCORRETO. A cultura modernista dos anos de 1920 e 1930, ao contrário do que afirma a alternativa, buscou questionar e criticar a modernidade excludente brasileira, e não fazer um elogio a ela. Além disso, muitos modernistas, como Mário de Andrade e Oswald de Andrade, buscaram valorizar e incorporar elementos da cultura afro-brasileira e indígena em suas obras, em contraposição à visão eurocêntrica e racista que predominava na cultura oficial da época. Alternativa errada.

 

E) A “Reação Republicana” nas eleições de 1922 foi liderada pelas camadas populares urbanas, insatisfeitas com o sistema oligárquico vigente.

INCORRETO. A "Reação Republicana" nas eleições de 1922 foi um movimento político liderado por oligarquias dissidentes dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, e não pelas camadas populares urbanas. Este movimento buscava romper com a política do "café com leite", que alternava o poder entre as oligarquias de São Paulo e Minas Gerais, e promover uma maior democratização do sistema político. No entanto, as camadas populares urbanas, embora insatisfeitas com o sistema oligárquico, não tinham um papel de liderança neste movimento. Alternativa errada.

 

Portanto, a alternativa correta é a LETRA B.

402) O ano de 1922 foi um marco na história do Brasil devido ao surgimento de diferentes movimentos sociais, políticos e culturais. Assinale a alternativa que indica corretamente dois desses movimentos surgidos na década de 1920 no Brasil e seus respectivos desdobramentos em décadas posteriores.

  • A) O modernismo antropofágico, que inspirou o Tropicalismo; e o verdeamarelismo, que originou o Integralismo.
  • B) O modernismo expressionista, que inspirou o Surrealismo; e o realismo fantástico, que originou o Regionalismo.
  • C) O modernismo futurista, que inspirou o Neoconcretismo; e o cubismo, que originou o Psicodelismo.
  • D) O modernismo simbolista, que inspirou o Goticismo; e o indigenismo, que originou o Primitivismo.
  • E) O modernismo dadaísta, que inspirou o Abstracionismo; e o fauvismo, que originou o Muralismo.

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A alternativa correta é letra A) O modernismo antropofágico, que inspirou o Tropicalismo; e o verdeamarelismo, que originou o Integralismo.

Vamos analisar cada alternativa para identificar os movimentos surgidos na década de 1920 no Brasil e seus respectivos desdobramentos em décadas posteriores.

 

A) O modernismo antropofágico, que inspirou o Tropicalismo; e o verdeamarelismo, que originou o Integralismo.

CORRETO. O movimento modernista antropofágico, liderado por Oswald de Andrade, tinha como principal característica a ideia de "devorar" a cultura estrangeira e transformá-la em algo genuinamente brasileiro. Essa ideia teve grande influência sobre o Tropicalismo, movimento musical dos anos 60 que mesclava ritmos brasileiros com influências estrangeiras. O verdeamarelismo, por sua vez, foi um movimento literário e político que defendia uma identidade nacional baseada nos valores do interior e do campo. Este movimento foi um dos precursores do Integralismo, movimento político de extrema direita que surgiu nos anos 30.

 

B) O modernismo expressionista, que inspirou o Surrealismo; e o realismo fantástico, que originou o Regionalismo.

INCORRETO. O modernismo expressionista e o surrealismo são movimentos europeus que não tiveram grande influência no Brasil na década de 1920. O realismo fantástico e o regionalismo também são movimentos literários que não estão diretamente relacionados.

 

C) O modernismo futurista, que inspirou o Neoconcretismo; e o cubismo, que originou o Psicodelismo.

INCORRETO. O modernismo futurista e o neoconcretismo não têm uma relação direta, assim como o cubismo e o psicodelismo. O futurismo, de origem italiana, teve pouca influência no Brasil e o neoconcretismo surgiu como uma reação ao concretismo, não ao futurismo. O cubismo, movimento artístico europeu, também não teve grande influência no Brasil na década de 1920 e não está relacionado ao psicodelismo, movimento cultural dos anos 60.

 

D) O modernismo simbolista, que inspirou o Goticismo; e o indigenismo, que originou o Primitivismo.

INCORRETO. O modernismo simbolista e o gótico são movimentos literários europeus que não tiveram grande influência no Brasil na década de 1920. O indigenismo, apesar de ser uma característica importante da literatura brasileira, não originou o primitivismo.

 

E) O modernismo dadaísta, que inspirou o Abstracionismo; e o fauvismo, que originou o Muralismo.

INCORRETO. O dadaísmo e o abstracionismo são movimentos artísticos europeus que não tiveram grande influência no Brasil na década de 1920. O fauvismo, movimento artístico francês, também não está relacionado ao muralismo, movimento artístico mexicano que teve influência no Brasil em décadas posteriores.

 

Portanto, a alternativa correta é a LETRA A.

403) I.

  • A) souber reproduzir fielmente os modelos externos.
  • B) importar uma estética à altura da sua genialidade.
  • C) abolir a necessidade de figurar o caráter nacional.
  • D) deixar a posição de colônia e se tornar metrópole.
  • E) firmar, na arte e na vida social, a sua autenticidade.

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A alternativa correta é letra E) firmar, na arte e na vida social, a sua autenticidade.

Vamos analisar cada alternativa, para identificar a ideia central dos excertos de Sérgio Buarque de Holanda.

 

A) souber reproduzir fielmente os modelos externos.

INCORRETO. Nos textos, Holanda critica a importação de modelos externos e a falta de autenticidade na cultura brasileira. Ele argumenta que o Brasil precisa de "uma arte de expressão nacional" e que somos "desterrados em nossa terra" por manter formas de convívio, instituições e ideias importadas. Portanto, a reprodução fiel de modelos externos é justamente o que Holanda critica, e não o que ele propõe para a formação da cultura brasileira.

 

B) importar uma estética à altura da sua genialidade.

INCORRETO. Novamente, a ideia de importar algo de fora é contrária ao argumento de Holanda. Ele defende uma ruptura com as "diplomacias nocivas" e a busca por uma "arte de expressão nacional". Importar uma estética, mesmo que à altura da genialidade brasileira, ainda seria uma forma de dependência de modelos externos, o que Holanda critica.

 

C) abolir a necessidade de figurar o caráter nacional.

INCORRETO. Holanda argumenta justamente o oposto: é preciso afirmar o caráter nacional, tanto na arte quanto na vida social. Ele critica a falta de autenticidade e a importação de modelos externos, e defende a busca por uma "arte de expressão nacional". Portanto, a necessidade de figurar o caráter nacional é algo que, segundo Holanda, precisa ser valorizado, e não abolido.

 

D) deixar a posição de colônia e se tornar metrópole.

INCORRETO. A ideia de deixar a posição de colônia e se tornar metrópole pode sugerir uma mudança de status no sistema global, mas não aborda diretamente a questão cultural discutida por Holanda. Ele argumenta que o Brasil precisa romper com a dependência de modelos externos e buscar sua autenticidade na arte e na vida social. A mudança de status de colônia para metrópole não necessariamente implica em uma mudança cultural nesse sentido.

 

E) firmar, na arte e na vida social, a sua autenticidade.

CORRETO. Esta alternativa captura a ideia central dos textos de Holanda. Ele argumenta que o Brasil precisa romper com a dependência de modelos externos e buscar sua autenticidade, tanto na arte quanto na vida social. Segundo Holanda, a cultura brasileira somente completará a sua formação quando firmar sua autenticidade, ou seja, quando expressar seu caráter nacional de maneira autêntica e sincera.

 

Portanto, a alternativa correta é a LETRA E.

404) Analise as afirmativas abaixo sobre os acontecimentos históricos ocorridos no Brasil na década de 1920.

  • A) São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.
  • B) São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.
  • C) São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 4.
  • D) São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.
  • E) São corretas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.

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A alternativa correta é letra B) São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.

Vamos analisar cada uma das afirmativas para identificar as que estão corretas:

 

1. A Semana de Arte Moderna, a sucessão presidencial e a Revolta do Forte de Copacabana foram eventos significativos para a formação histórico-cultural do Brasil.

CORRETO. A Semana de Arte Moderna, realizada em 1922, foi um marco para a cultura brasileira, inaugurando o movimento modernista no país. A sucessão presidencial, especialmente a de 1922, foi marcada por conflitos e revoltas, como a do Forte de Copacabana, que foi um movimento militar de oposição ao governo de Epitácio Pessoa. Esses eventos são considerados fundamentais para a formação histórico-cultural do Brasil.

 

2. O Capitão Luís Carlos Prestes, um dos comandantes da Coluna Prestes, percorreu em torno de 25 mil quilômetros pelo interior do Brasil, denunciando desmandos do governo da época.

CORRETO. A Coluna Prestes foi um movimento político-militar que ocorreu entre 1925 e 1927, liderado por Luís Carlos Prestes e Miguel Costa. A coluna percorreu cerca de 25 mil quilômetros pelo interior do Brasil, denunciando as mazelas sociais e os desmandos políticos do governo da República Velha.

 

3. A Revolta Paulista de 1924 foi organizada por jovens oficiais do Exército, com o objetivo de depor o governo de Artur Bernardes, porque estavam descontentes com a sua administração.

CORRETO. A Revolta Paulista de 1924, também conhecida como Revolução Esquecida, foi um movimento liderado por jovens oficiais do Exército que se rebelaram contra o governo de Artur Bernardes. Eles estavam insatisfeitos com a política centralizadora e autoritária do presidente, além das péssimas condições de trabalho e salários baixos.

 

4. Criação da Ação Integralista Brasileira, inspirada no fascismo italiano, com o lema “Deus, Pátria e Família”, e com a liderança de Plínio Salgado de Oliveira.

INCORRETO. A Ação Integralista Brasileira (AIB) foi de fato um movimento político brasileiro de extrema direita, inspirado no fascismo italiano, com o lema “Deus, Pátria e Família” e liderado por Plínio Salgado. No entanto, a AIB foi fundada em 1932, não na década de 1920.

 

Portanto, as afirmativas 1, 2 e 3 estão corretas e a afirmativa 4 está incorreta. Logo, a alternativa correta é a LETRA B.

405) O Brasil recebeu muitos imigrantes, durante vários séculos, mas grande parte deles veio da Itália. Por isto, eles deixaram marcas em nossa vida, inclusive modificando nossos costumes. Esta presença deu-se com mais força, nos estados do Sul e Sudeste, onde se percebe grande número de descendentes, e nestes locais formaram-se as colônias italianas. Sobre a imigração italiana, no Brasil, considere os itens:

  • A) I e II, apenas.
  • B) II e III, apenas.
  • C) I e III, apenas.
  • D) I, II e III.
  • E) Nenhuns dos itens.

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A alternativa correta é letra C) I e III, apenas.

Gabarito: Letra C
 

A questão aborda o processo de imigração italiana para o Brasil ocorrido entre o final do século XIX e o restante do século XX. Vamos analisar as proposições a fim de encontrar o gabarito.

 


Correta. Um traço importante da imigração e presença italiana no Brasil pode ser observado na religião. Algumas festas, práticas religiosas e os santos de devoção italianos foram incorporados ao catolicismo popular brasileiro em algumas regiões do país. Podemos citar a tradicional festa de São Vito no bairro do Brás em São Paulo que homenageia um santo italiano ou as festas dedicadas a Nossa Senhora da Achiropita ou São Gennaro.
 

 


 

Incorreta. Um aspecto importante da imigração italiana pode ser visto na área esportiva, com a criação de clubes de futebol. Em São Paulo destacam-se o Palmeiras e a Juventus da Mooca. Em Minas Gerais, o Cruzeiro antes de receber o nome atual era o Palestra Itália de Minas Gerais. O Palmeiras foi fundado em 1914 com o nome de Palestra Itália e surgiu como fruto do sonho dos descendentes de italianos que aqui residiam no início do século 20 que se organizaram para materializar e constituir uma instituição que os pudesse representar esportivamente, com seus valores e sua cultura. Durante a Segunda Guerra Mundial, o Palestra Itália teve que alterar o seu nome, pois o governo de Getúlio Vargas havia instituído um decreto que proibia qualquer entidade de usar nomes relacionados aos países do Eixo (Alemanha, Itália e Japão), uma vez que o Brasil entrara no conflito reforçando os Aliados (EUA, Reino Unido, França e União Soviética) . O Palestra Italia, então, viu-se obrigado a mudar de nome, passando a se chamar Palestra de São Paulo. A troca de “Italia” por “São Paulo” não foi suficiente para eliminar a perseguição de alguns adversários e até alguns veículos de comunicação. Sob ameaça de perder o patrimônio e ser retirado do campeonato que liderava, o Palestra passou a se chamar Sociedade Esportiva Palmeiras, uma homenagem à extinta Associação Atlética das Palmeiras e uma forma de manter o tradicional P no escudo da camisa e a ainda mais tradicional cor verde como predominante no uniforme.

 
 


 

Correta. Ainda é possível perceber na zona rural das cidades de descendência italiana as indumentárias típicas dos colonos que chegaram ao Brasil em fins do século XIX e no século XX. Os homens utilizam lenços no pescoço e as mulheres usam algum acessório na cabeça, como, por exemplo um pano para proteção do sol.

   

Portanto, apenas as proposições I e III são verdadeiras e o nosso gabarito é a Letra C.

   

Referências:


As festas italianas que entraram no gosto dos brasileiros. Disponível em: https://www.anostraitalia.com/festas


Sociedade Esportiva Palmeiras. História. Disponível em: https://www.palmeiras.com.br/linha-do-tempo/1941-1950-arrancada-heroica-de-palestra-a-palmeiras/

406) “A influência da expansão das ideias fascistas europeias faz da década de 30 no Brasil um período de ascensão de ideias radicais de direita. Este fato se constata pela presença nas livrarias de uma abundante literatura sobre o fascismo italiano e o novo Estado português. A publicação, neste período, de uma série de livros analisando a situação política brasileira numa perspectiva antiliberal, bem como o aparecimento de várias revistas e movimentos ideológicos de orientação política fascista, monarquista ou corporativista, comprovam a receptividade das ideias autoritárias na década de 1930.”

  • A) da renovação do pensamento católico que exorta os sindicatos operários a maior participação política, inclusive incentivando a formação de alianças político-eleitorais com partidos de esquerda.
  • B) da expansão de um movimento intelectual nos anos 1920, que se expressa na publicação de revistas de forte temática nacionalista e que se propõem a elaborar um projeto expressivo de brasilidade.
  • C) da consolidação do regime democrático no Brasil em virtude da estabilidade do sistema político brasileiro nos anos 1920, garantido por ampla participação popular em eleições periódicas.
  • D) do avanço da temática da pobreza como fator mobilizador das elites políticas em aliança com os sindicatos operários, o que evidencia a presença de um novo tipo de cultura política democrática das elites.
  • E) do fortalecimento do pensamento liberal em virtude da estabilidade política da Federação brasileira nos anos 1920 e da estabilidade social, que inviabilizou o surgimento de protestos operários.

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A alternativa correta é letra B) da expansão de um movimento intelectual nos anos 1920, que se expressa na publicação de revistas de forte temática nacionalista e que se propõem a elaborar um projeto expressivo de brasilidade.

Gabarito: LETRA B.

 

A questão aborda um texto sobre o Integralismo brasileiro, surgido em um contexto de ascensão de ideias fascistas europeias no Brasil, na década de 30. Nesse sentido, vejamos as alternativas para identificar a que corretamente associa esse movimento com as mutações intelectuais da Primeira República (1889-1930).

 

a)  da renovação do pensamento católico que exorta os sindicatos operários a maior participação política, inclusive incentivando a formação de alianças político-eleitorais com partidos de esquerda.

 

INCORRETA. A renovação do pensamento católico no Brasil dos anos 1930 não se voltou a incentivar alianças político-eleitorais com partidos de esquerda. Pelo contrário, a Igreja Católica no Brasil tendia a apoiar regimes mais conservadores e autoritários durante esse período, alinhando-se mais frequentemente com o integralismo e/ou outras correntes de direita.


b)  da expansão de um movimento intelectual nos anos 1920, que se expressa na publicação de revistas de forte temática nacionalista e que se propõem a elaborar um projeto expressivo de brasilidade.

 

CORRETA. Na década de 1920, houve um incremento de movimentos intelectuais no Brasil que buscavam redefinir a identidade nacional. Publicações como a "Revista de Antropofagia" e outras revistas modernistas propunham uma nova brasilidade que, na década seguinte, foi apropriada e reinterpretada por movimentos como o integralismo, o qual tinha um forte viés nacionalista e autoritário.


c)  da consolidação do regime democrático no Brasil em virtude da estabilidade do sistema político brasileiro nos anos 1920, garantido por ampla participação popular em eleições periódicas.

 

INCORRETA. Na verdade, a Primeira República brasileira, também chamada de República Velha, não foi marcada pela estabilidade democrática ou por ampla participação popular. Pelo contrário, o período foi caracterizado pelo coronelismo, por fraudes eleitorais e pela exclusão da maioria da população do processo político.


d)  do avanço da temática da pobreza como fator mobilizador das elites políticas em aliança com os sindicatos operários, o que evidencia a presença de um novo tipo de cultura política democrática das elites.

 

INCORRETA. Oposto a isso, os movimentos de direita, como o integralismo, frequentemente viam as organizações operárias e a temática da pobreza sob uma perspectiva de controle autoritário. Nesse sentido, as elites políticas não se mobilizaram em aliança com os sindicatos operários para tratar da pobreza dentro de uma nova cultura política democrática.


e)  do fortalecimento do pensamento liberal em virtude da estabilidade política da Federação brasileira nos anos 1920 e da estabilidade social, que inviabilizou o surgimento de protestos operários.

 

INCORRETA. Nos anos 1920, o Brasil não experimentou estabilidade política e social que fortalecesse o pensamento liberal. O contexto foi marcado por instabilidade, com revoltas tenentistas e crescente descontentamento social, o que favoreceu o surgimento de ideologias autoritárias e antidemocráticas, incluindo o fascismo.

407) Com o advento da República, a política externa brasileira voltou-se para uma deliberada aproximação com os EUA, país que reconhecera, quase que de imediato, o novo regime político do Brasil. Isso não significou que houvessem sido abandonadas as ligações com a Europa, especialmente com a Grã-Bretanha, marca registrada das relações exteriores durante o Império. Mas articulavam-se, com o barão do Rio Branco à frente do ministério, as novas bases de uma identidade continental, que garantiria um alinhamento do Brasil com os EUA, mantido, apenas com pequenas alterações, até o presente.

  • A) Certo
  • B) Errado
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A alternativa correta é letra A) Certo

A afirmação está correta ao descrever a atuação do Barão do Rio Branco, uma figura central na diplomacia brasileira durante a Primeira República (1889-1930). Ele foi fundamental na resolução de questões de fronteiras, como as disputas territoriais com países vizinhos, e teve um papel crucial ao consolidar a política externa do Brasil voltada para a aproximação com os Estados Unidos. O Barão do Rio Branco reconheceu a importância emergente dos EUA no cenário mundial e trabalhou para garantir que o Brasil se alinhasse estrategicamente com este país, sem abandonar completamente suas relações com a Europa, especialmente com a Grã-Bretanha. Sua gestão no Itamaraty por uma década foi marcada por esforços para fortalecer a identidade continental do Brasil e integrar o país no sistema internacional de maneira mais eficiente.

408) Cinco paradigmas históricos foram identificados na História da Política Exterior do Brasil, de Amado Cervo e Clodoaldo Bueno, correspondendo cada um deles a uma periodização, com a qual se procurou inserir a conjuntura nas estruturas históricas e articular micro- e macro-história para se obter uma interpretação categorial e sistemática da evolução da política exterior do Brasil nos últimos dois séculos. Assim foram apresentados por Cervo e Bueno: a) o das concessões sem barganha da época da independência (1808–1828), pelo qual se sacrificou o interesse nacional sob múltiplos aspectos, com efeitos nefastos sobre a formação nacional até meados da década de 40 do século XIX; b) o da leitura complexa do interesse nacional, aliado à determinação de preservar o exercício soberano da vontade nacional (1844–1889); c) a diplomacia da agroexportação e dos grandes alinhamentos com que a República, que subordinaria o serviço da diplomacia aos interesses do segmento interno socialmente hegemônico, particularmente plantadores e exportadores de café (1889–1930); d) o modelo de política exterior do nacional-desenvolvimentismo que acoplou, finalmente, a face extern a da política às demandas do moderno desenvolvimento, dos anos 30 à década de 80 do século XX; e) a dança dos três paradigmas disponíveis simultaneamente, no tempo mais recente da política externa do Brasil (os anos 90 e o início do novo século): o da sobrevivência limitada do nacional desenvolvimentismo, o da expansão do liberalismo desenfreado e do Estado logístico, que equilibra os dois anteriores.

  • A) Certo
  • B) Errado
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A alternativa correta é letra A) Certo

Gabarito: CERTO

 

Cinco paradigmas históricos foram identificados na História da Política Exterior do Brasil, de Amado Cervo e Clodoaldo Bueno, correspondendo cada um deles a uma periodização, com a qual se procurou inserir a conjuntura nas estruturas históricas e articular micro- e macro-história para se obter uma interpretação categorial e sistemática da evolução da política exterior do Brasil nos últimos dois séculos. Assim foram apresentados por Cervo e Bueno: a) o das concessões sem barganha da época da independência (1808–1828), pelo qual se sacrificou o interesse nacional sob múltiplos aspectos, com efeitos nefastos sobre a formação nacional até meados da década de 40 do século XIX; b) o da leitura complexa do interesse nacional, aliado à determinação de preservar o exercício soberano da vontade nacional (1844–1889); c) a diplomacia da agroexportação e dos grandes alinhamentos com que a República, que subordinaria o serviço da diplomacia aos interesses do segmento interno socialmente hegemônico, particularmente plantadores e exportadores de café (1889–1930); d) o modelo de política exterior do nacional-desenvolvimentismo que acoplou, finalmente, a face externa da política às demandas do moderno desenvolvimento, dos anos 30 à década de 80 do século XX; e) a dança dos três paradigmas disponíveis simultaneamente, no tempo mais recente da política externa do Brasil (os anos 90 e o início do novo século): o da sobrevivência limitada do nacional desenvolvimentismo, o da expansão do liberalismo desenfreado e do Estado logístico, que equilibra os dois anteriores.


José Flávio Sombra Saraiva. Um percurso acadêmico modelar: Amado Luiz Cervo e a afirmação da historiografia das relações internacionais no Brasil. Apud: Estevão Chaves de Rezende Martins (Org.). Relações internacionais: visões do Brasil e da América Latina. Brasília: IBRI, 2003, p. 27 (com a d a p t a ç õ e s ) .

 
  • O primeiro período republicano no Brasil dá início à denominada diplomacia do café, a qual, mais que simples esforço de promoção comercial, também envolvia a negociação de empréstimos, além da defesa contra acusações de cartelização e abuso de poder dominante.

Como fica claro no texto citado no enunciado, a Primeira República (1889-1930) ficaria marcada pelo sequestro do Estado pelas oligarquias agroexportadoras, com grande destaque para a cafeicultura. No final do século, o Brasil era o maior exportador de café do mundo e a sua exportação era a primeira atividade econômica do país. Para a política externa, o predomínio das oligarquias cafeeiras significou o abandono parcial das linhas anteriores de uma inserção internacional complexa para dar amplo privilégio à defesa do café brasileiro nos mercados internacionais.

 

Ainda que a chancelaria de Rio Branco (1902-1912) tenha sido, sim, um período importantíssimo para a sofisticação conceitual e para leituras mais refinadas sobre a política externa e o mundo, a diplomacia do café, num quadro mais amplo, tinha como eixo central a esquematização de formas de manter os preços internacionais em patamares mínimos. Nesse sentido, o controle sobre os estoques era fundamental para controlar a demanda, bem como a contratação de empréstimos internacionais para o financiamento de projetos produtivos da cafeicultura. Capaz de influenciar unilateralmente os preços internacionais, cabia ao Brasil também se defender das acusações de formação de cartel e de abuso sobre as práticas para sustentar os preços internacionais - afinal, tratava-se de uma das grandes forças agrícolas do mundo naquele início do século XX.

 

Quanto à política de promoção comercial, havia certa atividade, mas pouco estruturada e sistematizada. As ações de promoção do café brasileiro, a despeito de toda a sua importância econômica, não foi vocalizada de maneira complexa pela política externa do país, insistindo em formas pálidas de promoção comercial. Portanto, item CORRETO.

409) Durante o governo política vitória externa do então do Rio Branco, que de Rodrigues Alves, no que se refere à deste período, salientou-se mais uma ministro das Relações exteriores, o barão foi

  • A) a resolução da questão fronteiriça no Amapá em que, desde a época colonial, a França reivindicava cerca de 12 mil Km^2 na região Norte, na fronteira com a Guiana Francesa.

  • B) o sucesso, sobre a Argentina, na questão de Palmas, em que a mesma foi arbitrada pelo presidente Cleveland, dos Estados Unidos.

  • C) a assinatura do Tratado de Petrópolis, a partir do qual o Acre, que era uma província boliviana, produtora de borracha, passa a pertencer ao Brasil a partir de 1903.

  • D) a questão do Rio Jaguarão, a partir da qual, após o arbitramento do presidente suíço Walter Hauser, o Brasil anexa a região compreendida ao atual estado de Santa Catarina.

  • E) a resolução da questão fronteiriça no Acre em através do Tratado de Petrópolis, a região passa a pertencer ao Brasil, tendo como limite a estrada de ferro Madeira-Mamoré.

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A alternativa correta é letra C) a assinatura do Tratado de Petrópolis, a partir do qual o Acre, que era uma província boliviana, produtora de borracha, passa a pertencer ao Brasil a partir de 1903.

Durante o governo de Rodrigues Alves, na Primeira República, a assinatura do Tratado de Petrópolis foi um marco importante. Este tratado resultou na anexação do Acre ao Brasil, transformando-o de uma província boliviana em parte do território brasileiro a partir de 1903. O Acre, conhecido por sua produção de borracha, desempenhou um papel significativo no contexto econômico e territorial do Brasil durante esse período.

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410) A Primeira Guerra Mundial, ocorrida na Europa entre 1914 e 1918, pode ser considerada como fator de aceleração de desenvolvimento econômico do Brasil, porque

  • A) dificultou as importações, originando a chamada "indústria de substituição".
  • B) desenvolveu, no Brasil, uma indústria bélica para abastecer os países beligerantes.
  • C) estimulou, no Brasil, a implantação de indústrias de base com recursos externos.
  • D) provocou o desenvolvimento agropecuário do nordeste para abastecer os países beligerantes.
  • E) aumentou as relações comerciais com os países do continente africano.

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Resposta

A alternativa correta é A) dificultou as importações, originando a chamada "indústria de substituição".

Explicação

A Primeira Guerra Mundial (1914-1918) afetou significativamente a economia brasileira. Com a Europa em guerra, as importações de produtos manufaturados para o Brasil foram severamente reduzidas. Isso criou uma oportunidade para o desenvolvimento de indústrias nacionais, que passaram a produzir os bens que anteriormente eram importados. Essa política econômica foi chamada de "indústria de substituição", pois as indústrias nacionais substituíram as importações.

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