Questões Sobre Primeira República - História - concurso
61) Observe a caricatura abaixo:
- A) Revolta da Vacina.
- B) Revolta da Varíola.
- C) Conjuração Carioca.
- D) Inconfidência Carioca.
- E) Insurreição do Rio de Janeiro.
A alternativa correta é letra A) Revolta da Vacina.
Gabarito: ALTERNATIVA A
Ocorrida entre 10 e 15 de novembro de 1904 (durante o governo Rodrigues Alves), a Revolta da Vacina ocorreu no Rio de Janeiro e teve como seu estopim a imposição da vacinação obrigatória contra varíola para toda a população da cidade. Tratava-se de uma política geral de urbanização e higienização da cidade, num contexto de reformas sanitaristas para o desenvolvimento urbano adequado. Ao longo da revolta, houve cerca de trinta mortes e de mil detenções. No entanto, como pano de fundo, havia um denso projeto civilizacional baseado na repressão policial e na exclusão dos mais pobres da cidadania. Naquele período, o Rio de Janeiro vivera graves reformas urbanas, com o desalojamento de muitas famílias e a demolição de prédios para a modernização do centro da cidade. Excluídos e lançados à irregularidade fundiária, essas pessoas passaram a viver em "cidadania restringida", distante da cidade e desassistida dos direitos mais básicos. A modernização das cidades brasileiras, portanto, entendia como necessária a exclusão social dos mais pobres, impondo-lhes vontades e processos. Desse caldo de cultura, a insatisfação difusa encontrou na vacinação sua energia de ativação necessária para a eclosão de uma revolta generalizada, que teve um efeito de progressão geométrica com o tempo. Assim, observemos as alternativas propostas.
a) Revolta da Vacina.
b) Revolta da Varíola. c) Conjuração Carioca. d) Inconfidência Carioca. e) Insurreição do Rio de Janeiro.
Assim, está correta a ALTERNATIVA A.
62) “A experiência militar na divisão do Paraná com Santa Catarina foi fundamental para a cristalização da memória histórica do Contestado […] não há duvida de que o Contestado foi bem aproveitado pelo Exército.”
- A) I e II apenas.
- B) II e III apenas.
- C) I e III apenas.
- D) I, II e III.
Resposta
A alternativa correta é letra D) I, II e III.
Explicação
A questão apresenta uma citação que destaca a importância da experiência militar na divisão do Paraná com Santa Catarina para a cristalização da memória histórica do Contestado.
As afirmações apresentadas nos itens I, II e III são todas verdadeiras:
- I. A memória inicial do Contestado foi fixada pelos "historiadores de farda" do exército, que apresentavam os rebeldes como fanáticos religiosos, ignorantes, bárbaros e facínoras.
- II. O exército foi beneficiado pelas lutas do Contestado, pois o evento contribuiu para a modernização da corporação e influenciou a implementação da lei do serviço militar obrigatório no Brasil.
- III. Os poderes constituídos na época não compreendiam a lógica da organização sertaneja nem reconheciam suas reivindicações firmadas na crença compartilhada nos monges e nos santos.
Portanto, todas as afirmações estão corretas, e a resposta certa é a letra D) I, II e III.
63) Considere:
- A) abandonou o grupo de Lampião e uniu-se ao padre Cícero, ajudando-o a construir templos no Cariri e em outras cidades do interior nordestino. Morreu idoso e foi enterrado em Mossoró.
- B) arrependeu-se dos crimes que havia cometido e ingressou na Ordem dos Capuchinhos. Pregava contra a violência, e conseguiu aliciar muitos jovens para a vida religiosa.
- C) foi preso e enterrado vivo pela polícia local. A maneira covarde com que foi morto acabou por guindá-lo à condição de mártir e santo, ao qual se atribuem até hoje diversos milagres.
- D) denunciou Lampião às autoridades municipais, como meio de obter perdão pelos assaltos que havia cometido. Mas permitiu que seu chefe fugisse antes de ser alcançado pela polícia.
- E) conseguiu escapar ao cerco que lhe fizeram as tropas potiguares sediadas em Mossoró, refugiando-se no cemitério local, junto ao túmulo de um dos fundadores da cidade.
A alternativa correta é letra C) foi preso e enterrado vivo pela polícia local. A maneira covarde com que foi morto acabou por guindá-lo à condição de mártir e santo, ao qual se atribuem até hoje diversos milagres.
Vamos analisar cada alternativa, para identificar o fato que marcou a história do cangaceiro Jararaca.
A) abandonou o grupo de Lampião e uniu-se ao padre Cícero, ajudando-o a construir templos no Cariri e em outras cidades do interior nordestino. Morreu idoso e foi enterrado em Mossoró.
INCORRETO. Não há registros históricos que indiquem que Jararaca abandonou o grupo de Lampião para unir-se ao padre Cícero e ajudá-lo na construção de templos no Cariri e em outras cidades do interior nordestino. Além disso, Jararaca não morreu idoso, como sugere a alternativa. Ele foi morto pela polícia após a tentativa de assalto à cidade de Mossoró em 1927. Alternativa errada.
B) arrependeu-se dos crimes que havia cometido e ingressou na Ordem dos Capuchinhos. Pregava contra a violência, e conseguiu aliciar muitos jovens para a vida religiosa.
INCORRETO. Não há evidências históricas que apontem para um arrependimento de Jararaca e seu ingresso na Ordem dos Capuchinhos. A vida de Jararaca, até onde se sabe, foi marcada pela violência e pelo crime, não havendo registro de uma mudança de conduta tão radical quanto a sugerida pela alternativa. Alternativa errada.
C) foi preso e enterrado vivo pela polícia local. A maneira covarde com que foi morto acabou por guindá-lo à condição de mártir e santo, ao qual se atribuem até hoje diversos milagres.
CORRETO. Jararaca foi preso e, segundo relatos, enterrado vivo pela polícia após a tentativa de assalto à cidade de Mossoró em 1927. A maneira cruel com que foi morto contribuiu para a construção de uma imagem de mártir e santo, sendo comum até hoje a atribuição de milagres à sua figura. Alternativa correta.
D) denunciou Lampião às autoridades municipais, como meio de obter perdão pelos assaltos que havia cometido. Mas permitiu que seu chefe fugisse antes de ser alcançado pela polícia.
INCORRETO. Não há registros históricos que indiquem que Jararaca denunciou Lampião às autoridades municipais. A figura de Jararaca, até onde se sabe, sempre esteve associada à lealdade ao bando de Lampião, não havendo evidências de que ele tenha tentado obter perdão pelos seus crimes através da delação de seus companheiros. Alternativa errada.
E) conseguiu escapar ao cerco que lhe fizeram as tropas potiguares sediadas em Mossoró, refugiando-se no cemitério local, junto ao túmulo de um dos fundadores da cidade.
INCORRETO. Jararaca não conseguiu escapar ao cerco das tropas potiguares em Mossoró. Ele foi preso e, segundo relatos, enterrado vivo pela polícia. A alternativa também sugere que Jararaca se refugiou no cemitério local, o que não é verdade. Jararaca foi enterrado no cemitério de Mossoró após sua morte. Alternativa errada.
Portanto, a alternativa correta é a LETRA C.
64) Assinale a alternativa que diz respeito às motivações para que a chamada Coluna Prestes percorresse quase de 25 mil quilômetros pelo interior do Brasil.
- A) Coluna Prestes foi o nome atribuído a milícia liderada por Luiz Carlos Prestes que visou combater o Estado Republicano pela falta de estrutura e salários não pago aos militares que compuseram as forças que levaram Vargas ao Poder.
- B) Coluna Prestes foi um movimento messiânico, liderado por Carlos Prestes que visava combater as forças que ajudaram Getulio Vargas acender ao poder para implantar o comunismo, percorreram quase 25 mil quilômetros para convencer e recrutar adeptos pelo interior do país.
- C) A Coluna Prestes, nome de um dos lideres do movimento que ocorreu em um contexto de insatisfação, de parte das forças armadas, com o Governo de Arthur Bernardes. Em oposição à política oligárquica republicana. Percorreram milhares de quilômetros para convencer a população a enfrentar as elites agrárias, enfrentando as forças federais, sem nunca terem perdido uma batalha.
- D) Coluna Prestes foi o nome atribuído a marcha organizada por Luiz Carlos Prestes, composta por militares contrários ao Governo de Getulio Vargas. Tal movimento pretendeu implantar o comunismo no Brasil via as ações de guerrilha travada durante os milhares de quilômetros percorridos pelos rebeldes.
A alternativa correta é letra C) A Coluna Prestes, nome de um dos lideres do movimento que ocorreu em um contexto de insatisfação, de parte das forças armadas, com o Governo de Arthur Bernardes. Em oposição à política oligárquica republicana. Percorreram milhares de quilômetros para convencer a população a enfrentar as elites agrárias, enfrentando as forças federais, sem nunca terem perdido uma batalha.
Gabarito: ALTERNATIVA C
Assinale a alternativa que diz respeito às motivações para que a chamada Coluna Prestes percorresse quase de 25 mil quilômetros pelo interior do Brasil.
- a) Coluna Prestes foi o nome atribuído a milícia liderada por Luiz Carlos Prestes que visou combater o Estado Republicano pela falta de estrutura e salários não pago aos militares que compuseram as forças que levaram Vargas ao Poder.
A Coluna Preste foi uma das manifestações mais importantes do tenentismo, característico da década de 1920. Esses jovens oficiais do Exército entendiam que a Primeira República (1889-1930), ao passar a ser controlada pelas oligarquias, havia traído os princípios positivistas que animaram o Exército a derrubar a monarquia em 1889. O sonho positivista previa que a forma republicana levaria à ordenação racional e perfeita do Estado e da sociedade, encaminhando o Brasil à superação de suas dificuldades históricas em direção à modernidade. Trinta anos depois da Proclamação da República, o país continuava dependente da agroexportação, com instituições ultrapassadas e corruptas e muito distante de qualquer sopro modernizante. Portanto, a Coluna Prestes não se prestava a combater o Estado republicano, mas sim a denunciar sistematicamente as mazelas daquela república deturpada e a defender, com um corte mais ligado às questões sociais, a retomada dos princípios positivistas para organizar o Estado brasileiro. Além disso, a longa marcha da Coluna Prestes ocorreu entre 1925 e 1927, enquanto Getúlio Vargas só daria o golpe de Estado que o levaria ao poder em 1930. Sobre isso, não pode o estudante confundir a Coluna Prestes com a Intentona Comunista, liderada pelo mesmo Luís Carlos Prestes em 1935, já se opondo ao governo Vargas. Alternativa errada.
- b) Coluna Prestes foi um movimento messiânico, liderado por Carlos Prestes que visava combater as forças que ajudaram Getulio Vargas acender ao poder para implantar o comunismo, percorreram quase 25 mil quilômetros para convencer e recrutar adeptos pelo interior do país.
É muito exagerado chamar a Coluna Prestes de um movimento messiânico. Ainda que houvesse uma clara preocupação com as questões sociais dos interiores brasileiros, não havia nenhuma vocação religiosa no movimento. Além disso, Getúlio Vargas sempre foi extremamente contrário ao comunismo e, inclusive, sua ditadura foi responsável por praticamente aniquilar as células comunistas mais bem organizadas no país. Na década de 1930, o próprio Prestes se tornaria definitivamente um líder comunistas e lideraria uma frustrada tentativa de golpe contra a ditadura varguista em 1935. Alternativa errada.
- c) A Coluna Prestes, nome de um dos lideres do movimento que ocorreu em um contexto de insatisfação, de parte das forças armadas, com o Governo de Arthur Bernardes. Em oposição à política oligárquica republicana. Percorreram milhares de quilômetros para convencer a população a enfrentar as elites agrárias, enfrentando as forças federais, sem nunca terem perdido uma batalha.
O impopularíssimo governo de Arthur Bernardes concentrou vários dos principais movimentos tenentistas, o que o levou a governar durante praticamente todo o tempo sob estado de sítio. Partindo do Rio Grande do Sul, Luís Carlos Prestes foi um dos grandes líderes dessa expressão tenentista preocupada com as questões sociais, que eram claramente menosprezadas pelas oligarquias que controlavam o governo. Como já explicado, esse sentimento ebulia a partir das insatisfações e das expectativas positivistas frustradas dentro das Forças Armadas. Reunindo em seu auge cerca de 1500 homens e percorrendo 25 mil quilômetros pelo território brasileiro, o movimento tanto se aproximou das populações mais desassistidas para criar consciência contra as elites agrárias quanto enfrentou tropas regulares e até mesmo o cangaço em combates campais. Jamais tendo sido de fato derrotada em campo, a coluna se internaria no sentido Leste até se dissolver na Bolívia em 1927. ALTERNATIVA CORRETA.
- d) Coluna Prestes foi o nome atribuído a marcha organizada por Luiz Carlos Prestes, composta por militares contrários ao Governo de Getulio Vargas. Tal movimento pretendeu implantar o comunismo no Brasil via as ações de guerrilha travada durante os milhares de quilômetros percorridos pelos rebeldes.
Ainda que Prestes tenha se tornado a principal liderança comunista no Brasil, à época da Coluna Prestes, a implantação do comunismo não era parte de seus planos. Era, sobretudo, um esforço de contestação à república oligárquica por meio das preocupações sociais, muito longe de uma teorização comunista mais complexa. Além disso, como já explicado, o movimento é anterior à Era Vargas (1930-1945). Alternativa errada.
Note o estudante que, na verdade, a única exigência real do avaliador aqui era saber que a Coluna Prestes se deu durante a Primeira República, e não durante a Era Vargas. Todas as alternativas erradas poderiam ser eliminadas com esse elementar conhecimento cronológico da história brasileira, mesmo que o candidato não tivesse ideia dos ideias e das proporções do movimento tenentista. Assim, está correta a ALTERNATIVA C.
65) Sobre o Cangaço, considere as seguintes proposições:
- A) somente I, II e III.
- B) somente I, II e IV.
- C) somente I, III e IV.
- D) somente II, III e IV.
- E) I, II, III e IV.
Resposta correta:
A alternativa correta é letra E) I, II, III e IV.
Explicação:
O Cangaço foi um fenômeno histórico que ocorreu principalmente no nordeste brasileiro durante a Primeira República. As proposições corretas são:
- I. Desenvolveu-se no contexto de miséria e de injustiças praticadas pelos coronéis fazendeiros. O Cangaço surgiu em resposta à opressão e à exploração dos grandes proprietários de terra na região.
- II. Surge em consequência da fome e secas que assolavam o nordeste brasileiro. Fatores como secas e condições socioeconômicas precárias contribuíram para o surgimento de grupos cangaceiros.
- III. É visto como uma forma pura e simples de banditismo e criminalidade ou uma forma de banditismo social. O Cangaço é interpretado tanto como um fenômeno de criminalidade comum quanto como uma manifestação de resistência social contra as condições injustas da época.
- IV. Os grupos de cangaceiros que se destacaram entre os mais importantes foram o de Antônio Silvino e o de Virgulino Ferreira da Silva, mais conhecido como Lampião. Estes líderes cangaceiros ganharam notoriedade por suas ações no nordeste brasileiro, desafiando o poder estabelecido e capturando a imaginação popular.
66) “Iniciados no dia 10 de novembro, os tumultos de rua progrediriam em escala geométrica. No dia 15 de novembro, ironicamente a data de aniversário da República, turbas infestavam toda a cidade. Os quebra-quebras tinham se alastrado e já alcançavam os bairros mais distantes.” (PAMPLONA, Marco A. A Revolta era da Vacina? In: HEIZER, A. e VIDEIRA, A. A. P. Ciência, Civilização e República nos Trópicos. Rio de Janeiro: Mauad X, 2010, p. 83). O enunciado convida à reflexão crítica sobre o que ficou conhecido como “A Revolta da Vacina”. Sobre esse fato, a partir do que é proferido nessa citação, é correto afirmar que:
- A) Significou a manutenção da nova ordem republicana, de caráter oligárquica, que pouco diferia daquelas formas de violência impetradas na época do Império.
- B) Tinha um propósito maior do que a contestação da obrigatoriedade da vacina. Combatia-se um tipo de projeto civilizador, expresso na repressão policial cotidiana, na carestia material e na cidadania restringida.
- C) Foi um movimento popular orquestrado e orientado por grupos de oposição organizados que visavam depor o governo constituído e atacar a presidência de Rodrigues Alves.
- D) A Revolta da Vacina foi um acontecimento de caráter urbano no qual os setores da elite tentaram dar um basta à cotidiana intervenção e repressão governamental em suas vidas.
- E) A vacina de Jenner era conhecida da população do Rio de Janeiro. Contudo, assustado com a Lei de Vacinação Obrigatória, largamente difundida por Oswaldo Cruz, o povo se revoltou e tomou as ruas.
A alternativa correta é letra B) Tinha um propósito maior do que a contestação da obrigatoriedade da vacina. Combatia-se um tipo de projeto civilizador, expresso na repressão policial cotidiana, na carestia material e na cidadania restringida.
Gabarito: ALTERNATIVA B
- O enunciado convida à reflexão crítica sobre o que ficou conhecido como “A Revolta da Vacina”. Sobre esse fato, a partir do que é proferido nessa citação, é correto afirmar que:
Ocorrida entre 10 e 15 de novembro de 1904 (durante o governo Rodrigues Alves), a Revolta da Vacina ocorreu no Rio de Janeiro e teve como seu estopim a imposição da vacinação obrigatória contra varíola para toda a população da cidade. Tratava-se de uma política geral de urbanização e higienização da cidade, num contexto de reformas sanitaristas para o desenvolvimento urbano adequado. Ao longo da revolta, houve cerca de trinta mortes e de mil detenções. À luz dessas observações preliminares, avaliemos as alternativas.
- a) Significou a manutenção da nova ordem republicana, de caráter oligárquica, que pouco diferia daquelas formas de violência impetradas na época do Império.
Que sentido haveria que a população promovesse conflitos e tumultos pela capital da República em prol da manutenção de uma ordem republicana recém-estabelecida (1889)? A alternativa não apresenta nenhum ponto de contato relevante com o comando da questão, já que fala das estruturas de comando da República, mas não discute a Revolta da Vacina em si. De qualquer maneira, cabe destacar que a ordem republicana, ainda que profundamente oligárquica, alterava algumas estruturas importantes de controle da monarquia; por exemplo, ampliava o poder das lideranças locais sobre as populações interioranas. Além disso, na ordem republicana emergiu toda uma discussão federalista além de novas oligarquias. Alternativa errada.
- b) Tinha um propósito maior do que a contestação da obrigatoriedade da vacina. Combatia-se um tipo de projeto civilizador, expresso na repressão policial cotidiana, na carestia material e na cidadania restringida.
Alternativa muito bem escrita e concisa. Como apontado no primeiro comentário, a Revolta da Vacina teve como estopim a imposição da vacinação, que, não raro, se dava com emprego da violência nas áreas mais pobres. No entanto, como pano de fundo, havia um denso projeto civilizacional baseado na repressão policial e na exclusão dos mais pobres da cidadania. Naquele período, o Rio de Janeiro vivera graves reformas urbanas, com o desalojamento de muitas famílias e a demolição de prédios para a modernização do centro da cidade. Excluídos e lançados à irregularidade fundiária, essas pessoas passaram a viver em "cidadania restringida", distante da cidade e desassistida dos direitos mais básicos. A modernização das cidades brasileiras, portanto, entendia como necessária a exclusão social dos mais pobres, impondo-lhes vontades e processos. Desse caldo de cultura, a insatisfação difusa encontrou na vacinação sua energia de ativação necessária para a eclosão de uma revolta generalizada, que, como apontado pelo texto, teve um efeito de progressão geométrica com o tempo. Portanto, esta é a ALTERNATIVA CORRETA.
- c) Foi um movimento popular orquestrado e orientado por grupos de oposição organizados que visavam depor o governo constituído e atacar a presidência de Rodrigues Alves.
Essa alternativa podia ser eliminada com um simples exercício de interpretação de texto. O enunciado é muito claro ao falar que a revolta progrediu em tumultos desorganizados e espontâneos pelo Rio de Janeiro; isto é, a insatisfação generalizada se precipitou em forma de tumultos, que acabaram por gerar mais distúrbios por toda a cidade sem nenhum tipo de organização centralizada ou organizada. Ainda que um setor das Forças Armadas, descontente com os governos civis, tenha tentado dar um golpe de Estado em meio à desordem pública causada pela revolta, isso não implica em dizer que os tumultos tenham sido previamente orquestrados para tal. Portanto, não se pode falar em ações organizadas pela oposição contra Rodrigues Alves, mas sim num fenômeno de contágio de uma revolta. Alternativa errada.
- d) A Revolta da Vacina foi um acontecimento de caráter urbano no qual os setores da elite tentaram dar um basta à cotidiana intervenção e repressão governamental em suas vidas.
Como apontado no enunciado, a Revolta da Vacina partiu dos setores mais populares da sociedade contra a repressão e o autoritarismo do Estado. As elites, por seu turno, controlavam diretamente o aparato estatal dentro da República Velha (1889-1930) - o chamado "teatro das oligarquias" - e foram largamente beneficiadas no contexto da reorganização urbana da capital. O interesse das elites foi francamente favorecido com as reformas das cidades, que acabaram por excluir os mais pobres das áreas centrais e fortaleceram a especulação imobiliária. Alternativa errada.
- e) A vacina de Jenner era conhecida da população do Rio de Janeiro. Contudo, assustado com a Lei de Vacinação Obrigatória, largamente difundida por Oswaldo Cruz, o povo se revoltou e tomou as ruas.
Edward Jenner, médico e biólogo britânico, desenvolveu a primeira vacina contra a varíola no final do século XVIII. No entanto, há de se considerar que, mesmo nas cidades, o analfabetismo era uma inegável realidade brasileira, dificultando o acesso a e a compreensão do que significava a vacinação. Juntamente com Pereira Passos, prefeito do Rio de Janeiro, Oswaldo Cruz levava a cabo a reurbanização e a sanitarização da capital e lançou mão da vacinação obrigatória para garantir a máxima eficiência da vacina no combate à varíola; já que deixar uma parcela da população sem a imunização poderia significar o desenvolvimento de cepas resistentes à vacina. Ainda que tenha sido este o estopim da revolta, suas causas mais profundas tinham mais proximidade com a questão da violência do Estado.
Como é comum à banca, duas das alternativas não apresentam a menor coesão interna, podendo ser facilmente eliminadas pelo candidato. O desafio maior estava entre as alternativa B e E, exigindo um conhecimento e uma imaginação mais sofisticados do candidato. Sem mais, está correta a ALTERNATIVA B.
67) A Revolução Federalista ocorreu no sul do Brasil logo após a Proclamação da República. Isso ocorreu devido à instabilidade política gerada pelos federalistas que pretendiam “libertar o Rio Grande do Sul da tirania de Júlio Prates de Castilhos”, então presidente do Estado. A divergência se iniciou por atritos ocorridos entre aqueles que procuravam a autonomia estadual frente ao poder federal e seus opositores. A luta armada durou aproximadamente três anos e atingiu as regiões compreendidas entre o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. O Partido Federalista do Rio Grande do Sul foi fundado em 1892 por:
- A) Jerônimo Francisco Gonçalves.
- B) Gaspar Silveira Martins.
- C) Antônio Moreira César.
- D) Waldir Freitas Oliveira.
- E) Floriano Peixoto.
Resposta correta:
A alternativa correta é letra B) Gaspar Silveira Martins.
O Partido Federalista do Rio Grande do Sul foi fundado em 1892 por Gaspar Silveira Martins. Ele foi uma figura importante no cenário político do Rio Grande do Sul durante a Primeira República, liderando o movimento federalista que culminou na Revolução Federalista. Este movimento buscava maior autonomia estadual e criticava o centralismo do governo republicano, especialmente a figura de Júlio de Castilhos, que era visto como centralizador e autoritário.
68) Eu mesmo me apresento: sou Antônio:
- A) crítico do regime político recém-proclamado.
- B) partidário da abolição da escravidão.
- C) contrário à distribuição da terra para os humildes.
- D) defensor da autonomia política dos municípios.
- E) porta-voz do catolicismo ortodoxo romano.
A alternativa correta é letra A) crítico do regime político recém-proclamado.
Gabarito: Letra A
Crítico do regime político recém-proclamado.
De acordo com o poema, Antônio Conselheiro (Antônio Vicente Mendes Maciel), líder da comunidade formada no Arraial de Canudos, interior da Bahia, em 1877, teria provindo da batalha entre Deus e o demônio “com a res publica marca de Caim”, a forma que o autor do poema utilizou para fazer referência a contrariedade de Antônio Conselheiro ao regime republicano.
Quando a República foi proclamada, em 1889, a comunidade de Canudos já estava estabelecida. Antônio Conselheiro, católico e monarquista, a considerava ilegítima, pois acreditava que o imperador deposto governava pela vontade de Deus e, portanto, era o único legítimo para governar. Porém, apesar de não aceitar as leis da República, Antônio Conselheiro não representava um perigo para essa, pois não pretendia liderar um movimento para restaurar a monarquia.
A ideia de que Canudos e Antônio Conselheiro faziam parte de um complô monarquista foi amplamente divulgada nas capitais dos Estados após um desentendimento entre comerciantes de Juazeiro e moradores de Canudos, ocorrido em 1896 devido a uma compra realizada e que não foi entregue à comunidade.
Foi a partir dessa ideia de complô monarquista que a sociedade da época apoiou e até mesmo pediu a intervenção do governo Federal na região, levando a um verdadeiro massacre de seus moradores que resistiram bravamente até outubro de 1897.
Assim, o poema que coloca Antônio Conselheiro como opositor do regime republicano contribui para essa memória de que Canudos representaria um movimento de restauração da monarquia, quando na verdade se tratava de pessoas em situação de pobreza que viram em Canudos uma forma de sobreviver em meio a fome e a seca do sertão e que ao serem atacadas pelas forças do Estado se viram diante da possibilidade de perder o pouco que haviam construído ali.
Por que as demais estão incorretas?
Letra B: partidário da abolição da escravidão.
O poema não retrata Antônio Conselheiro como partidário da abolição da escravidão e quando a comunidade de Canudos foi atacada pelas tropas dos governos Estadual e Federal a escravidão já havia sido abolida.
Letra C: contrário à distribuição da terra para os humildes.
O poema não retrata Antônio Conselheiro como contrário à distribuição da terra para os humildes, e a formação da comunidade em Canudos era uma tentativa de oferecer um pedaço de chão aqueles que a buscavam.
Letra D: defensor da autonomia política dos municípios.
O poema não retrata Antônio Conselheiro como defensor da autonomia política dos municípios, e essa não era uma questão para Antônio Conselheiro que estava mais preocupado com as normas e organização da própria comunidade de Canudos.
Letra E: porta-voz do catolicismo ortodoxo romano.
O poema não retrata Antônio Conselheiro como porta-voz do catolicismo ortodoxo romano. E na verdade não era mesmo, pois alguns membros da Igreja Católica, o viam como um perigo, porque desviava os fiéis dessa instituição e do que consideravam a “fé verdadeira”.
Referências:
COTRIM, Gilberto. História Global: Brasil e Geral, volume 3. 1ª ed. São Paulo: Saraiva, 2010.
VAINFAS, Ronaldo et ali. História: o mundo por um fio: do século XX ao XXI, volume 3. São Paulo: Saraiva, 2010.
69) Sobre o Tenentismo, analise as afirmativas e marque a opção correta.
- A) Somente I é correta.
- B) Somente II é correta.
- C) Somente III é correta.
- D) Somente I e II são corretas.
- E) Somente II e III são corretas.
A alternativa correta é letra B) Somente II é correta.
Gabarito: ALTERNATIVA B
Sobre o Tenentismo, analise as afirmativas e marque a opção correta.
- I. Crítico às fraudes eleitorais e ao domínio das oligarquias, o Tenentismo pautou-se pela defesa de uma democracia ampla no País.
De fato, o Tenentismo interpretava que a Primeira República (1889-1930) havia traído os fundamentos do pensamento republicano do século XIX. Nessa perspectiva, a ascensão das oligarquias e as violações à cidadania eram interpretadas como causas maiores do atraso brasileiro e do travamento do progresso pressuposto pela República. No entanto, isso não implica dizer que os tenentistas eram unanimemente democratas, uma vez que havia, sim, uma expressão de modernização autoritária. Ainda que houvesse sinceros republicanos e democratas nos movimentos tenentistas, não se pode descartar a existência de uma visão profundamente marcada pelo autoritarismo, segundo a qual o salto qualitativo dos processos brasileiros só seriam acelerados por um projeto centralizado e um Estado forte. Afirmativa falsa.
- II. Contrário ao domínio das oligarquias, o Tenentismo transitou progressivamente de uma conduta de caráter corporativo para a defesa crescente de propostas de transformação política para o País.
O tenentismo foi, de maneira geral, uma série de movimentos armados que partiram de parcelas do jovem oficialato do Exército que viam na República Velha uma traição aos princípios que animaram a Proclamação da República (1889). Para aqueles jovens, a realidade política brasileira e o estabelecimento das oligarquias agroexportadoras no centro do poder traíam os princípios fundamentais do positivismo que o próprio Exército encampara para derrubar a monarquia; e o tenentismo encarnava uma releitura e uma revitalização do pensamento positivista em ação na política brasileira. Sem abandonar certas reivindicações corporativistas e com os levantes armados de São Paulo (Revolta Paulista de 1924) e do Rio de Janeiro (Revolta dos 18 do Forte de 1922), o tenentismo, ainda que não tenha ameaçado de fato o governo central no campo de batalha, marcou uma posição importante na vida brasileira e abriu um ciclo de revoltas que marcaria a década de 1920. Entre 1925 e 1927, a Coluna Miguel Costa-Prestes percorreria todo o país sob esse horizonte positivista e com a vontade de superação do atraso estrutural brasileiro que era mantido pela República Velha. Desse caldo de cultura, Getúlio Vargas - claro herdeiro do positivismo gaúcho - disputaria as eleições presidenciais de 1930 com grandes chances de vitória após a cisão entre as oligarquias mineira e paulista. Sua candidatura contava com o apoio de elites descontentes com o governo central e dos dissidentes mineiros, que romperam com os paulistas após estes romperem os acordos de sucessão presidencial. AFIRMATIVA VERDADEIRA.
- III. Apesar de críticos do sistema político vigente, os tenentes rebeldes da década de 1920 mantiveram uma conduta de neutralidade quando do golpe de Estado que levou Getúlio Vargas ao poder em 1930.
O movimento de 1930 marcou a chegada do tenentismo/positivismo ao poder sob um acordo com algumas elites, de forma que o projeto de ruptura de estruturas e de modernização do país passaria por alguma instância de negociação com os poderes e as oligarquias estaduais. Paralelamente, uma outra versão desse tenentismo entendia que apenas uma ruptura total com as oligarquias poderia levar à verdadeira superação das mazelas brasileiras e acabou por, já na década de 1930, aproximar-se do comunismo sob a liderança de Luís Carlos Prestes. Essa nova identidade ideológica não se verificava nas manifestações originais do tenentismo, mas ganhou certa expressão entre os positivistas descontentes com Vargas e com as composições conservadoras do novo desenvolvimentismo e entrou em rota de colisão frontal com o governo resultante do movimento de 1930. Ou seja, a chegada de Vargas ao poder em 1930 é uma decorrência do pensamento tenentista, bem como provocaria dissidências tenentistas à esquerda - sendo, por óbvio, o caso de Prestes o mais emblemático deles. Afirmativa falsa.
Assim, é verdadeira a afirmativa II.
a) Somente I é correta.
b) Somente II é correta.
c) Somente III é correta.
d) Somente I e II são corretas.
e) Somente II e III são corretas.
Sem mais, está correta a ALTERNATIVA B.
70) “No dia 5 de julho de 1922, três dias depois de ter sido decretada a prisão de Hermes da Fonseca, 302 jovens militares do Forte de Copacabana, no Rio de Janeiro, se sublevaram. Para reprimi-los o governo enviou para lá cerca de 3 mil soldados, que cercaram a fortaleza.
- A) “Intentona Comunista”, movimento desencadeado a partir de alguns quartéis do Rio de Janeiro, Recife e Natal, e que seguindo o exemplo do que ocorria na Rússia, objetivava a implantação do comunismo no Brasil.
- B) revolta dos “302 do Forte”, tentativa de golpe de Estado que tinha como intuito colocar o Marechal Hermes da Fonseca na presidência do País.
- C) “Intentona Integralista”, tentativa de tomada de poder por forças de extrema direita, com o objetivo de introduzir um governo centralizado com fortalecimento do Poder Executivo.
- D) episódio que ficou conhecido como os “18 do Forte”, e que marca o início do movimento conhecido como Tenentismo.
- E) “Revolta da Armada”, iniciada no Rio de Janeiro e disseminada por todo o sul do Brasil, unindo forças com os integrantes da Revolta Federalista.
A alternativa correta é letra D) episódio que ficou conhecido como os “18 do Forte”, e que marca o início do movimento conhecido como Tenentismo.
Gabarito: ALTERNATIVA D
“No dia 5 de julho de 1922, três dias depois de ter sido decretada a prisão de Hermes da Fonseca, 302 jovens militares do Forte de Copacabana, no Rio de Janeiro, se sublevaram. Para reprimi-los o governo enviou para lá cerca de 3 mil soldados, que cercaram a fortaleza. Numericamente inferiorizados, a grande maioria dos amotinados se rendeu, mas poucos militares, mesmo sem condições de enfrentar as tropas legalistas, saíram pelas ruas de Copacabana de armas em punho. No meio do caminho alguns rebeldes debandaram […]. Nos tiroteiros que se seguiram, apenas dois rebeldes sobreviveram.” (AZEVEDO & SERIACOPI, 2007).
O texto acima, descreve o(a)
- a) “Intentona Comunista”, movimento desencadeado a partir de alguns quartéis do Rio de Janeiro, Recife e Natal, e que seguindo o exemplo do que ocorria na Rússia, objetivava a implantação do comunismo no Brasil.
Com apoio da União Soviética, Luís Carlos Prestes organizou uma oposição de extrema-esquerda no Brasil ao governo de Getúlio Vargas. Com os recursos recebidos de Moscou, conseguiu organizar uma tentativa de golpe de Estado, que era entendido como o estopim de uma grande revolução comunista no Brasil. Deflagrada em novembro de 1935, a Intentona Comunista apenas conseguiu tomar o controle de algumas guarnições militares em poucas capitais, principalmente o Rio de Janeiro e Recife. Com o golpe tendo sido traído e abandonado por supostos aliados, Prestes ainda tentou alguma forma de resistência armada, mas acabaram esmagados em poucos dias sem ter ameaçado sequer assumir o controle de uma única cidade. Prestes passaria a ser implacavelmente perseguido pela polícia política de Vargas e acabaria preso e torturado, bem como sua mulher, a judia alemã Olga Benário Prestes, seria entregue grávida à Alemanha nazista. Olga seria assassinada numa câmara de gás e sua filha, Anita Leocádia Prestes seria entregue, depois de intensa campanha, aos cuidados da família paterna. Alternativa errada.
- b) revolta dos “302 do Forte”, tentativa de golpe de Estado que tinha como intuito colocar o Marechal Hermes da Fonseca na presidência do País.
Hermes da Fonseca havia sido candidato à presidência em 1922, sendo alvo de uma campanha difamatória comandada por Arthur Bernardes. O levante do Forte de Copacabana foi uma reação à prisão de Fonseca no dia dois de julho em ato de arbítrio do presidente Epitácio Pessoa, ainda que o mesmo presidente o tenha libertado no dia seguinte. Com o levante, Fonseca seria mais uma vez acusado de conspiração, sendo preso por seis meses novamente por ordem de Pessoa. Alternativa errada.
- c) “Intentona Integralista”, tentativa de tomada de poder por forças de extrema direita, com o objetivo de introduzir um governo centralizado com fortalecimento do Poder Executivo.
A Intentona Integralista estava no extremo oposto de Luís Carlos Prestes: liderados por Plínio Salgado, os integralistas eram a expressão brasileira do fascismo. Ou seja, tratou-se de um movimento político antidemocrático, ultrarreacionário e profundamente anticomunista. A Intentona Integralista foi uma malfadada tentativa de golpe de Estado dos integralistas contra Vargas em 1938. Anteriormente muito próximos ao governo Vargas, que tinha importantes colorações fascistas, os integralistas se sentiram traídos quando o golpe do Estado Novo (1937) decretou o banimento de todas as agremiações políticas, incluindo o próprio Integralismo. Cercando o palácio presidencial, os revoltosos tentaram tomar a sede do poder para deflagrar o golpe, mas foram derrotados após algumas horas de conflito. Alternativa errada.
- d) episódio que ficou conhecido como os “18 do Forte”, e que marca o início do movimento conhecido como Tenentismo.
O movimento ficaria conhecido como os "18 do Forte" porque, após a debandada de vários dos revoltosos, apenas dezoito deles seguiram caminhando contra as forças legalistas como forma de manifestação profunda contra o arbítrio das oligarquias e contra o desvirtuamento dos ideias republicanos. Seria o primeiro de uma série de movimentos de contestação contra a Primeira República (1889-1930), que ficaria conhecido como Tenentismo por mobilizar vários oficiais de baixa patente do Exército. ALTERNATIVA CORRETA.
- e) “Revolta da Armada”, iniciada no Rio de Janeiro e disseminada por todo o sul do Brasil, unindo forças com os integrantes da Revolta Federalista.
A Revolta da Armada se deu nos primeiros anos da República, quando a centralização do poder em torno dos marechais presidentes ampliou significativamente a insatisfação de setores da Marinha. Em duas oportunidades, unidades da Armada se mobilizaram, tomaram navios de guerra e ameaçaram abrir fogo contra a capital da República enquanto exigiam reformas e transformações na ordem das coisas. Alternativa errada.
Sem mais, está correta a ALTERNATIVA D.